Peru- 8 reales de Cuzco (1ª república)- pedido de ajuda

Moderadores: Netfobia, Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
bruck
Reinado D.Pedro V
Registado: segunda abr 09, 2018 10:35 pm

Peru- 8 reales de Cuzco (1ª república)- pedido de ajuda

#1 Mensagem por bruck » segunda fev 18, 2019 9:48 pm

Boa tarde a todos os nobres colegas e demais usuários deste fórum. :D
Peço desculpas antecipadas se estou a incorrer em erro- e humildemente recorro aos moderadores do fórum, se porventura depois quiserem deletar ou realocar devidamente este tópico.
Faz muito tempo que estou nesta busca e venho a recorrer aos colegas e usuários do fórum- na esperança de que alguém possa me ajudar.
Procuro (como ítem para minha coleção) por uma moeda de 8 reales do Peru (casa de cunhagem de CUZCO) qualquer data entre 1830 e 1834. Qualquer letra monetária. Pode ter mossa, marca de solda ou furo (desde que não atinja a figura da liberdade no reverso). A borda também pode estar danificada/desgastada.
Deixo em anexo fotos da moeda que procuro pra exemplificar como ela exatamente é. Também vai algumas fotos das cunhadas em Lima para efeito de comparação - as provenientes de Lima do mesmo período apresentam diferenças no reverso, principalmente em relação ao bastão/cajado com o barrete frígio que a efígie da liberdade segura na mão. Isso é algo que se evidencia com bastante facilidade ao se comparar as imagens de uma casa de cunhagem com as da outra- como poderão ver.
Caso algum nobre colega possua uma moeda dessa de Cuzco (em algumas peças a palavra Cuzco está abreviada por CUZ em monograma) e esteja disposto a vender/trocar. ou se saiba de algum amigo colecionador que a tenha (ou que suspeite ter) e possa perguntar se está disposto a negociar. Ou mesmo algum colega que por acaso encontre uma peça dessas em uma loja de numismática ou em encontros promovidos por numismatas e decida comprar e depois revender-me... aceito de bom grado.
Já pesquisei em sites, lojas e leiloeiras aqui no Brasil e não a encontrei- por isso- como último recurso- recorro à ajuda, boa vontade e solidariedade de algum colega. Pago muito bem pela moeda- ou troco por outras peças que possuo e que eventualmente possam interessar-lhe, a depender do estado de conservação (principalmente em relação à efígie no reverso).
Desde já, deixo meu muitíssimo obrigado. Toda e qualquer ajuda que possam vir a me dar no sentido da aquisição dessa moeda será muito bem-vinda.
Ps.: Peço por gentileza- quem quiser entrar em contato comigo para informação ou negociação- faça por MP (mensagem privada) em respeito às normas do nosso fórum.

abraços. :D :thumbs:
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por bruck em segunda fev 18, 2019 10:16 pm, editado 3 vezes no total.

bruck
Reinado D.Pedro V

Re: Peru- 8 reales de Cuzco (1ª república)- pedido de ajuda

#2 Mensagem por bruck » segunda fev 18, 2019 10:07 pm

Envio agora - em anexo- as fotos das moedas cunhadas em Cuzco. Percebam as diferenças- principalmente a nível de reverso (o cajado está destacado do corpo/túnica da "Liberdade" descendo até a base e do barrete frígio pende um adereço- que não está presente nas de Lima do mesmo período).

bruck
Reinado D.Pedro V

#3 Mensagem por bruck » segunda fev 18, 2019 10:11 pm

Marca de cunhagem em monograma está presente em muitas das moedas cunhadas em Cuzco no período 1830 - 1834 . Aparece também em outras datas, em período anterior e posterior a este. É o caso da foto que vos envio.

silvio2
Reinado D.Sancho I
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

#4 Mensagem por silvio2 » quarta fev 20, 2019 8:37 pm

Antes de mais, amigo Adriano, quero "dar-lhe os parabéns" pelo seu bom gosto. :clap3:
Na verdade, a moeda que busca, é muito bonita. :D
Espero que consiga o seu desiderato, o que não se afigura fácil … ;)
Cumprimentos,
Sílvio Silva

bruck
Reinado D.Pedro V

#5 Mensagem por bruck » quinta fev 21, 2019 5:18 pm

Agradeço tua gentileza em responder,caro colega Silvio. :D
Grato também quanto ao bom gosto...na minha opinião, coisas belas estão por aí (ao natural ou engendradas pela criatividade humana) e se prestam a serem admiradas. :thumbupleft:
Quanto a um exemplar desse 8 reales que procuro (na realidade, uma moeda dessas pertencia à epoca de colégio a um colega de aulas) desde a 1ª vez que a vi "foi amor à primeira vista" :) nunca mais me saiu da cabeça- e ao longo dos anos tenho tentado obter uma peça para enriquecer o mu pequeno amontoado de moedas, que insisto em chamar de coleção. :thumbs:
Reparem que entre as cunhagens de Lima e de Cuzco (houve -pelo menos até onde sei- )casas de cunhagem também no centro mineiro de cerro Pasco e Arequipa; que de modo geral são mais escassas que essas de Lima ou Cuzco.
Também reparem na imensa gama de diferenças no brasão de armas nas fotos que postei aqui. Isso somente em relação a estas duas casas de cunhagem que são as mais abundantes do período. Nem se fala nas peças de 4 reales , 2 e 1 real- cujas variantes são imensas!
Notem somente em relação ao brasão dessas peças que postei. No escudo dividido em 3 campos (forma polonesa)- as diferenças saltam aos olhos (até mesmo de amadores como eu). Em relação à forma da cornucópia e da quantidade de moedas contida em cada uma delas.
Também ressalto a diferença gritante em relação ao campo do arbusto "cinchona" -em que um apresenta uma densa folhagem e na outra peça os ramos tem folhas esparsas. Há diferenças também no campo da vicunha, onde esse animal é representado em peças cunhadas nas diferentes casas. O escudo só se tornou mais "uniforme" a partir da década de 1860, com a introdução do "sol" peruano como unidade monetária do país. Provavelmente por conta dos gravadores responsáveis pelas diversas casas não "seguirem um modelo padrão"- dando seu "toque pessoal" a cada cunho.
Pelo pouco que conheço da cunhagem das moedas após a independência do Brasil, não me recordo de haver tantas variantes de cunho- ou até mesmo cunhos completamente diferentes entre uma casa e outra- como acontece nessas peruanas.
Entre 1825 (ano da primeira cunhagem da república onde surge o escudo até os últimos reales cunhados é vasta a "miscelãnia" de variantes apresentadas no escudo do ANVERSO da moeda e muitas vezes no estilo dos escritos e também na efígie da liberdade no REVERSO. PARA QUEM GOSTA DE COLECIONAR VARIANTES E "CUNHOS ALTERNATIVOS" (NÃO É MEU CASO), É UM ENORME DESAFIO! :rotate:
Saudações!! :hallo:

RubenGMelo
Reinado D.Fernando
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

#6 Mensagem por RubenGMelo » quinta fev 21, 2019 7:01 pm

Espero que consiga o que procura.
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

soga80
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm

#7 Mensagem por soga80 » quinta fev 21, 2019 8:37 pm

Bela moeda... Parabéns...

bruck
Reinado D.Pedro V

#8 Mensagem por bruck » sexta fev 22, 2019 2:59 am

Agradeço ao incentivo de todos vocês. :)
Quem me dera ter uma peça dessas...Creio que num estado de conservação pouco atrativo (algum furo, por exemplo) eu venha a conseguir pelo entorno de mil reais.
Sigo em busca...desistir, jamais! Bem sei que é uma epopéia titânica- mas existem moedas bem mais escassas à venda no mercado. (consta que a casa de Cuzco possui a 2ª maior cunhagem do período da 1ª república peruana).
Ah, quem puder ( e quiser) me dar qualquer ajuda/informação sobre o paradeiro de uma moeda dessa, ficarei imensamente feliz e grato. :D
Via MP- como manda a regra. :1zhelp:

Responder

Voltar para “Américas”