1/2 Macuta 1851 - ajuda com EC

Moderadores: smertola, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
josape
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: quarta dez 17, 2008 11:21 pm

Re: 1/2 Macuta 1851 - ajuda com EC

#11 Mensagem por josape » quarta mar 27, 2013 1:24 pm

Para mim e pelas fotos MBC. As Macutas são moedas bem bonitas. :thumbupleft:

José Pereira

Monge
Reinado D.Afonso II
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

#12 Mensagem por Monge » quarta mar 27, 2013 2:06 pm

Eu voto em Bela. Notem que há ainda vestígios do brilho de cunhagem
a falta de relevo nalguns pontos pode ser resultante de cunho cansado.

dogma73
Reinado D.Sancho I
Registado: domingo fev 22, 2009 6:01 pm

#13 Mensagem por dogma73 » quarta mar 27, 2013 2:26 pm

As características de cunhagem sobre este exemplar é deveras interessante.
A disposição dos caracteres da data é "sui generis"...nomeadamente o caracter com o numero 5
Alguém sabe o porquê?
Melhores Cumprimentos
Nuno Brito

E Pluribus Unum

gallery/album.php?album_id=362

riquinh0
Reinado D.Manuel II
Registado: segunda abr 26, 2010 11:50 pm

#14 Mensagem por riquinh0 » domingo abr 14, 2013 11:33 am

Realmente o 5 é diferente dos outros números na data. A foto que aparece no Krause também tem um 5 assim...
"A não ser que ambas as partes fiquem satisfeitas, não pode ter sido um bom negócio"
Anónimo Inteligente

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

#15 Mensagem por jdickson » quinta ago 15, 2013 2:06 pm

Monge Escreveu:Eu voto em Bela. Notem que há ainda vestígios do brilho de cunhagem
a falta de relevo nalguns pontos pode ser resultante de cunho cansado.
Reactivo este tópico porque só agora visualizei este comentário do amigo Monge e este assunto parece-me de elevada importância.
Esta moeda apresenta APARENTE brilho de cunhagem original junto aos relevos e que está na origem do comentário supra. De facto, teóricamente, se se tratasse de brilho de cunhagem original, a explicação mais lógica seria a de cunho cansado, por forma a justificar a aparente contradição entre relevos relativamente pouco nítidos e a presença de vestígios (neste caso bem significatvos) de brilho de cunhagem.
Acontece que esta moeda foi submetida a "tratamento" com químicos (enxofre?) que lhe dá esse aspecto de brilho de cunhagem e foi habilidosamente escurecida nas partes mais expostas, com o resultado final que se vê.
Tenho observado cada vez maior nº de exemplares deste tipo de "tratamentos", até mesmo em leilões, o que significa que alguém julga que encontrou a árvore das patacas! :fire:
Atenção que não estou de forma alguma a afirmar que o autor do tópico está consciente deste facto. Eu próprio enfiei pelo menos um barrete até perceber o que tinha em mãos...
Só existem 2 formas de detectar esta viciação:
1. O brilho tende a ser ligeiramente alaranjado (não é o rosa típico da passagem com ácidos, note-se...), mas nas aplicações bem feitas, tal como a desta moeda, com o brilho só presente junto aos relevos, é virtualmente impossível perceber a diferença.
2. Discrepância entre presença de brilho de cunhagem e relevos demasiado apagados. Este é o factor chave e percebe-se que, para uma correta interpretação, tem forçosamente de se conhecer bem a moeda em questão, pois, tal como o Monge referiu, existem casos bem conhecidos de cunhos cansados ou defeituosos (por exemplo, os patacos, especialmente os de D. Miguel, no que às legendas dizem respeito).
Ora estas macutas de D. Maria II, assim como as de D. Pedro V, têm por regra uma cunhagem muito boa, o que facilita esta distinção.

Com base nesta minha réplica, gostaria que os foristas que têm conhecimento deste tipo de viciação dessem o seu testemunho, por forma a divulgar o conhecimento. :thumbs:

Ed_Gein
Reinado D.Miguel
Registado: sábado mar 30, 2013 1:45 pm

#16 Mensagem por Ed_Gein » quinta ago 15, 2013 2:15 pm

MBC -
“Nobody believes in Hell—until they get there”

Responder

Voltar para “Angola”