Ajuda na identificação da moeda

Moedas Romanas, Visigodas, Muçulmanas entre outras

Moderadores: Paul Gerritsen Plaggert, Marcelo Leal, Moderador de Honra

caddyeddyy
Reinado D.Manuel II
Registado: segunda fev 16, 2009 10:06 pm
Contacto:

Ajuda na identificação da moeda

Mensagempor caddyeddyy » sábado nov 05, 2016 1:17 am

Boas,

Precisava de uma ajuda na identificação da seguinte moeda.
Tendo em conta o mau estado da moeda e uma tarefa difícil. Moeda e em ouro de 9K

Frente - http://fotos.sapo.pt/eddysellwwm/fotos/ ... 6aOCVISsku
Verso - http://fotos.sapo.pt/eddysellwwm/fotos/ ... gbY91DlNz5

Obrigado
Cumprimentos,
Eddy

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: Ajuda na identificação da moeda

Mensagempor MCarvalho » quinta mar 09, 2017 8:34 pm

Só agora vi este post e fiquei curioso se houve algum desenvolvimento na identificação da moeda.

Há alguns aspectos intrigantes:
1 - a moeda parece muito corroída. Diria que sofreu uma corrosão química.
2 - a moeda evoca um imaginário romano, tem inclusivamente, no reverso, as letras S-C (Senatus Consultum - que significa Por decreto do Senado). Mas ao mesmo tempo, diz-nos que a moeda é de ouro baixo (9 quilates), o que levanta duas questões: 1 - a moeda não pode ser imperial (o ouro e prata romano era de emissão exclusiva do imperador, não necessitava da autorização do Senado. 2 - há casos muito raros em que o Senado emitiu ouro fraco (de baixo valor, como diz ter esta moeda) e aí aparecem as letras EX S-C. Mas são muito raras, todas do tempo de Nero, anteriores ao ano 64 e de tipologia muito diferente desta.

Conclusão:
não conheço o tipo de moeda. A ter ouro é muito estranho. A corrosão não parece natural, mas sim química/artificial.

Diria que é uma falsificação, mas com a estranheza de ter, como refere, ouro.
MCarvalho

jcunha
Registado: domingo set 04, 2005 11:00 pm

Mensagempor jcunha » sexta abr 07, 2017 2:22 pm

Olá Mário. Não poderá ser um AE a quem alguém (na antiguidade) deu um banho em ouro para tentar ganhar dinheiro?
Os meus leilões no Mega:

https://megaleiloes.pt/JCunha/loja

MCarvalho

Mensagempor MCarvalho » sexta abr 07, 2017 2:33 pm

jcunha Escreveu:Olá Mário. Não poderá ser um AE a quem alguém (na antiguidade) deu um banho em ouro para tentar ganhar dinheiro?

O estilo é pouco convincente. Se reparares só nas letras S-C vê-se que não encaixam no perfil das moedas imperiais. O retrato, ainda que muito degradado (e como disse, a corrosão parece-me artificial) também não é de grande qualidade.

Eu diria que é uma falsificação recente (anos 1990-2000), provavelmente do Médio Oriente (Síria ou Líbano).
MCarvalho

jcunha
Registado: domingo set 04, 2005 11:00 pm

Mensagempor jcunha » sexta abr 07, 2017 2:40 pm

MCarvalho Escreveu:
jcunha Escreveu:Olá Mário. Não poderá ser um AE a quem alguém (na antiguidade) deu um banho em ouro para tentar ganhar dinheiro?

O estilo é pouco convincente. Se reparares só nas letras S-C vê-se que não encaixam no perfil das moedas imperiais. O retrato, ainda que muito degradado (e como disse, a corrosão parece-me artificial) também não é de grande qualidade.

Eu diria que é uma falsificação recente (anos 1990-2000), provavelmente do Médio Oriente (Síria ou Líbano).

Provavelmente terás razão. Só não percebo a utilidade de tentar falsificar uma moeda que nunca existiu e ainda por cima em mau estado...

Terá que ser alguém muito incauto para investir significativamente numa moeda com este aspecto.
Os meus leilões no Mega:

https://megaleiloes.pt/JCunha/loja

MCarvalho

Mensagempor MCarvalho » sexta abr 07, 2017 3:55 pm

jcunha Escreveu:
MCarvalho Escreveu:

Provavelmente terás razão. Só não percebo a utilidade de tentar falsificar uma moeda que nunca existiu e ainda por cima em mau estado...

Terá que ser alguém muito incauto para investir significativamente numa moeda com este aspecto.

Não acho que o investimento tenha sido significativo.

As fantasias romanas e gregas, por muito toscas que nos pareçam hoje, eram (e se calhar ainda são) um negócio rentável por vários motivos, hoje mais ultrapassados, mas que há 20-30 anos era assim:

1- o conhecimento de moedas antigas, o seu estudo, antes da profusão da internet, estava muito condicionado a meia dúzia de pessoas. Lembro-me que, em 1990-2000, ninguém (mesmo ninguém) nas feiras, casas de numismática, etc. sabia ler uma moeda romana. Então os pequenos bronzes eram um quebra cabeças. A literatura, ainda hoje escassa e toda estrangeira, era um bem muito raro. Não havendo net para se trocar ideias, ter acesso a pdfs, etc., tudo era bem mais difícil.

2- os falsários, sobretudo os que faziam peças de baixa qualidade, também não conheciam bem as moedas. Eram interpretações, normalmente feitas por fundição de algumas originais depois mais ou menos inventadas.

3- isso era muito vendido na Turquia, Egipto, Líbano e Tunísia. Locais muito visitados por turistas que, quando interpelados com uma moedinha que parecia antiga (tem ar de "romano" :) com o imperador e umas coisas que diziam CAESAR, acabavam por comprar. Achavam que aquilo era um tesouro, o guia ou o comerciante ia baixando o preço, e vendiam-nas pelo equivalente a 2 ou 3 contos (10 ou 15 euros). Quem as comprava achava que era um grande negócio e, só mais recentemente, é que perceberam que aquilo não verdadeiro (conheço pessoas que compraram disso há 20 anos e ainda estão em negação... "se veio dum sítio com ruínas romanas, só pode ser verdadeiro").

Por vezes vêm juntas com alguns pequenos bronzes verdadeiros, hoje toda a gente tem e conhece, no passado não era bem assim (lembro-me de comprar um nummus de Teodósio, por uns 800 escudos - era carote para mim - e hoje arranjam-se lotes de 50 iguais a 50 cêntimos cada - 25 escudos).
MCarvalho

Voltar para “Moedas Antigas”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante