Estudos acerca das viagens de moedas de cobre antigas?

Moedas Romanas, Visigodas, Muçulmanas entre outras
Responder
Mensagem
Autor
josix
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 388
Registado: domingo out 30, 2011 11:38 pm

Estudos acerca das viagens de moedas de cobre antigas?

#1 Mensagem por josix » segunda nov 13, 2023 2:03 pm

Tenho andado a investigar alguns cobres árabes e visto sugestões de que sendo cunhagens locais não deveriam viajar muito. Entretanto não tenho tanta certeza disso, uma achada em Beja é dado na bibliografia numismática recente como sendo um tipo do norte de África. Se será ou não, não sei. Fico com dúvidas. Entretanto no mesmo conjunto que suponha serem de achados nacionais encontrei outra que veio do levante mesmo, e essa tem a cidade de cunhagem na legenda por isso não há dúvida.

Levanta-me uma questão mais geral: até que distância era de esperar que as moedas de cobre de cunhagem local, trocos então como agora, viajassem na antiguidade? Sem falar dos cobres imperiais da antiguidade romana, refiro-me às emissões de cidades ou de estados soberanos fora dessa época imperial. Estes cobres árabes datam do califado inicial que também era um estado imperial único, talvez seja justificável que viajassem.

Mas e as outras, que eram mesmo locais? Ao contrário do ouro e da prata estas moedas de cobre não tinham um valor intrínseco igual ao facial. Tanto que moedas da mesma série por vezes eram cunhadas em discos de tamanhos e pesos muito diferentes. O valor dependia da soberania local. têm por isss razão aqueles que argumentam que é de esperar que o local onde são achadas esteja próximo do local de cunhagem?



Responder

Voltar para “Moedas Antigas”