Dinheiro Calaim D. Sebastião

Moderadores: smertola, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
paulj
Reinado D.Filipe III
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Dinheiro Calaim D. Sebastião

#1 Mensagem por paulj » domingo jan 12, 2020 11:29 pm

Apresento este Dinheiro Calaim, sobre o qual gostaria de conhecer a opinião dos entendidos sobre a sua autenticidade.
Pesa 3,8 g
Obrigado.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

Re: Dinheiro Calaim D. Sebastião

#2 Mensagem por silvio2 » segunda jan 13, 2020 3:04 pm

Exemplar interessante, em muito bom EC e o peso (3,8 g) está dentro dos parâmetros normais (3,9 g segundo o A.G., para a referência 26.01 da edição de 2007). :D
Não "vejo razão" para que não seja um exemplar genuíno ... ;)
Cumprimentos,
Sílvio Silva

fernanrei
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#3 Mensagem por fernanrei » segunda jan 13, 2020 4:09 pm

Concordo com a opinião do Silvio :thumbs:
:D FMMRei :D

pmborges
Reinado D.Afonso III
Registado: quinta mar 04, 2010 2:32 am

#4 Mensagem por pmborges » segunda jan 13, 2020 6:16 pm

Olá,

Como já deve saber de certeza, estas moedas eram feitas pelo método de fundição, logo são muito fáceis de replicar nos dias de hoje.
Há uns 10 anos ainda me aventurei por estas cunhagens, mas face ao problema de distinguir as verdadeiras das falsas optei por me distanciar um pouco delas.
Com isto apenas quero dizer que não é assim tão linear verificar a autenticidade deste tipo de moedas.
Quanto à sua moeda especifica não lhe consigo dizer se é verdadeira ou falsa :)
De qualquer das formas existem aqui no fórum duas ou três pessoas que colecionam este tipo de moedas e que lhe poderão dar uma opinião mais abalizada.

paulj
Reinado D.Filipe III

#5 Mensagem por paulj » quarta jan 15, 2020 2:02 am

silvio2 Escreveu:
segunda jan 13, 2020 3:04 pm
Exemplar interessante, em muito bom EC e o peso (3,8 g) está dentro dos parâmetros normais (3,9 g segundo o A.G., para a referência 26.01 da edição de 2007). :D
Não "vejo razão" para que não seja um exemplar genuíno ... ;)

Obrigado pela sua opinião Silvo2, realmente o peso da moeda está dentro dos limites aceitáveis, mas nestas cunhagens de Malaca nunca se sabe!

paulj
Reinado D.Filipe III

#6 Mensagem por paulj » quarta jan 15, 2020 2:04 am

fernanrei Escreveu:
segunda jan 13, 2020 4:09 pm
Concordo com a opinião do Silvio :thumbs:
Obrigado Fernanrei com a sua opinião estamos em 2-0!

paulj
Reinado D.Filipe III

#7 Mensagem por paulj » quarta jan 15, 2020 2:08 am

pmborges Escreveu:
segunda jan 13, 2020 6:16 pm
Olá,

Como já deve saber de certeza, estas moedas eram feitas pelo método de fundição, logo são muito fáceis de replicar nos dias de hoje.
Há uns 10 anos ainda me aventurei por estas cunhagens, mas face ao problema de distinguir as verdadeiras das falsas optei por me distanciar um pouco delas.
Com isto apenas quero dizer que não é assim tão linear verificar a autenticidade deste tipo de moedas.
Quanto à sua moeda especifica não lhe consigo dizer se é verdadeira ou falsa :)
De qualquer das formas existem aqui no fórum duas ou três pessoas que colecionam este tipo de moedas e que lhe poderão dar uma opinião mais abalizada.
Obrigado pmborges, sim quando mostrei a moeda calculava a dificuldade de dar uma opinião com algumas certezas, e continuo a achar que a maioria dos foristas tem dúvida em dizer se a moeda é boa ou má; no fundo estão como eu!

jdickson
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

#8 Mensagem por jdickson » domingo jan 26, 2020 6:03 pm

Viva

Com base em todas os dinheiros desse tipo (e ainda outras em calaim que me passaram pelas mãos), esse seu exemplar tem tudo para ser verdadeiro. E está muito bonito, parabéns.
Acrescento que estou a desenvolver um gosto especial por esse tipo de moedas e tenho-as mandado todas para certificar (uma de algumas das excepções que tenho em relação à colecção de moedas certificadas), precisamente para ter algum tipo de garantia (que já sabemos estar longe de ser uma garantia absoluta). Este é o exemplar "ISMA" que tenho:
ImagemImagem

fernanrei
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#9 Mensagem por fernanrei » domingo jan 26, 2020 7:04 pm

Apesar de estar fechado, um facto que dificulta a visualização nas fotos, parece ser um excelente exemplar. :thumbupleft:
:D FMMRei :D

paulj
Reinado D.Filipe III

#10 Mensagem por paulj » segunda jan 27, 2020 1:17 am

jdickson Escreveu:
domingo jan 26, 2020 6:03 pm
Viva

Com base em todas os dinheiros desse tipo (e ainda outras em calaim que me passaram pelas mãos), esse seu exemplar tem tudo para ser verdadeiro. E está muito bonito, parabéns.
Acrescento que estou a desenvolver um gosto especial por esse tipo de moedas e tenho-as mandado todas para certificar (uma de algumas das excepções que tenho em relação à colecção de moedas certificadas), precisamente para ter algum tipo de garantia (que já sabemos estar longe de ser uma garantia absoluta). Este é o exemplar "ISMA" que tenho:
ImagemImagem
Obrigado jdickson pela sua opinião, ainda para mais vindo de alguém com experiência neste tipo de moedas.
O seu também está bem bonito.

Responder

Voltar para “Índia”