Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: sábado nov 17, 2018 11:29 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 33 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4 Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: sábado mar 04, 2017 8:52 am 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm
Não poderá, simplesmente, tratar-se do mesmo cunho? Porque é que será forçosamente uma falsificação?
É que, entre outros factos, temos a NGC a avaliar um exemplar como XF-40 e outro como MS-62, o que vai um bocado contra a produção recente em série...

MensagemEnviado: sábado mar 04, 2017 10:00 am 
Desligado
Reinado D.Afonso IV

Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm
Em moedas batidas a martelo, mesmo usando o mesmo cunho, nunca saem duas moedas iguais.
Para isso é necessário:
1 - Que a martelada seja dada sempre no centro do cunho.
2 - Que a martelada seja dada sempre no mesmo ângulo.
3 - Que a martelo tenha sempre o mesmo peso e viaje sempre à mesma velocidade.
4 - Que a espessura e temperatura do disco sejam sempre as mesmas.
5 - Que os defeitos do disco sejam rigorosamente iguais.
São muitas variantes...
A uniformidade dos pontos 1 a 3 consegue-se com o uso de modernos "balancés".
A dos pontos 4 e 5 pelos modernos métodos de produção de discos.
No caso em apreço é usado um cunho com "defeitos" que tentam reproduzir estes últimos pontos. A moeda é depois sujeita a um ligeiro desgaste para lhe dar autenticidade.
Em moedas que foram produzidas às toneladas, com dezenas ou centenas de cunhos, a probabilidade de aparecerem duas moedas provenientes do mesmo par de cunhos e com discos 100% iguais é imensamente superior à de ganhar a lotaria.
Como são três moedas em vez de duas é como ganhar a lotaria duas vezes seguidas.

MensagemEnviado: sábado mar 04, 2017 10:15 am 
Desligado
Reinado D.Sebastião

Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm
Não tenho competência técnica para dizer que esta ou aquela é falsa mas a ser verdade é mais um tiro nos pés que a NGC dá! Será normal a certificação de duas moedas falsas!?

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

MensagemEnviado: sábado mar 04, 2017 10:48 am 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am
Não conheço esta cunhagem para opinar sobre a moeda.

A serem falsas, vai de encontro a uma ideia muito simples que já aqui discuti. O falsário faz o cunho, cunha 1 ou 2 e desgasta o cunho. Cunha mais 1 ou 2 e desgasta mais o cunho. E por aí fora. Ou seja produz várias moedas com o mesmo cunho, mas todas com desgastes diferentes. A probabilidade de passar é muito mais alta.

A certificadoras comparam moedas com referência a exemplares conhecidos. Na mecânica isso é excelente na manual é um erro. Mas isso é outra discussão.

MensagemEnviado: sábado mar 04, 2017 10:58 am 
Desligado
Reinado D.Afonso IV

Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm
A NGC certifica principalmente o estado da moeda.
Só dizem que é falsa ou duvidosa se a falsificação é óbvia.
Ultimamente tenho estudado os Carimbos "GP coroados" dos Açores.
Até assusta a quantidade de carimbos falsos (e certificados) que aparecem no mercado...

MensagemEnviado: sábado mar 04, 2017 11:02 am 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Registado: quinta mar 13, 2008 1:02 am
Localização: Maia / Porto - Sócio ANP Nº 1976 & Sócio SPN Nº 3592
Não me convence esta posição, numa análise rápida as moedas em questão tem o estilo correto.
Estas cunhagens são mais recentes não se podem comparar com as medievais, a possibilidade de aparecerem do mesmo cunho é maior.
Nestas questões ninguém deve ter posições radicais e absolutas, estas só servem para afastar as pessoas da numismática.

https://megaleiloes.pt/Josephus1967/loja - https://www.facebook.com/JoseAlmeidaNumismatica/

MensagemEnviado: sábado mar 04, 2017 2:04 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
Eu não percebo nada das cunhagens da Índia. Estive a dar uma vista de olhos ao Aragão (foi a primeira vez que li algo do volume III) e apenas li a parte relativa ao período desta moeda. Fico sem perceber ao certo se estas moedas eram batidas a martelo, bigorna, cospel e troquel, como nas portuguesas até ao reinado de d. Pedro II? Alguém me explica isso?

Se forem batidas desta forma, aparecendo 3 iguais ao mesmo tempo, não acredito nelas... Estive a comparar e os cunhos são exactamente iguais.

Está uma na numismática leilões cujo cunho de reverso é diferente e cujo cunho de anverso apesar de parecer similar também me parece diferente. Deixo fotos de comparação com um dos 3 exemplares em questão no post:
Imagem
picture hosting
O motivo que me fazem crer que o cunho de anverso é diferente é a distância da última pérola da tiara ao G de portvg, bem como do diadema da tiara em si. Pela contagem do número de pérolas também me apercebo que as do post têm uma a mais.

O estilo parece-me em tudo semelhante.

Devíamos juntar exemplares genuínos para comparação. E verificar se nestes também se repetem cunhos de anverso e reverso. Vou dar uma vista de olhos aos leilões da numisma se tiver tempo.

Concordo com o zé no sentido de que às vezes o pânico se instala. Mas ele vem de quem lê e não de quem escreve. O número de moedas falsas no mercado é extremamente residual, comparado com o universo de moedas verdadeiras. Mas quando as moedas são raras deve-se desconfiar sempre e fazer um estudo. Juntar exemplares genuínos e comparar. Estar informado acerca do método de produção das cunhagens e saber distinguir entre os vários métodos. Neste sentido, a explicação do amigo monge acerca das diferenças entre as cunhagens, com balancé mecânico e a martelo, é excelente. Vai directa para os meus apontamentos!

MensagemEnviado: sábado mar 04, 2017 3:52 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Afinal o número de pérolas é o mesmo. Estava a confundir um relevo desgastado com uma pérola.

MensagemEnviado: sábado mar 04, 2017 4:45 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Registado: quinta mar 13, 2008 1:02 am
Localização: Maia / Porto - Sócio ANP Nº 1976 & Sócio SPN Nº 3592
Anexo:
FB_IMG_1488643462732.jpg

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

https://megaleiloes.pt/Josephus1967/loja - https://www.facebook.com/JoseAlmeidaNumismatica/

MensagemEnviado: sábado mar 04, 2017 5:05 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Numisma 73:
Imagem
upload multiple pictures
Imagem
upload multiple pictures

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 33 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: fernanrei e 4 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal