Dinheiro D. Sebastião, Índia

Responder
Mensagem
Autor
jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Dinheiro D. Sebastião, Índia

#1 Mensagem por jdickson » sábado fev 03, 2018 7:46 pm

Esta foi para certificar apenas para validar (ou não...) a sua veracidade, pois faz parte daquelas moedas em calaim, das quais provavelmente existem mais falsas do que genuínas.
O grade acabou por ser um bónus, dado o tipo de numisma.

ImagemImagem
Imagem



Avatar do Utilizador
Mmatos
Reinado D.Afonso V
Mensagens: 1215
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Localização: Lisboa/Caxias

Re: Dinheiro D. Sebastião, Índia

#2 Mensagem por Mmatos » sábado fev 03, 2018 10:04 pm

jdickson Escreveu:Esta foi para certificar apenas para validar (ou não...) a sua veracidade, pois faz parte daquelas moedas em calaim, das quais provavelmente existem mais falsas do que genuínas.
...
Não me parece que se possa confiar muito nessas empresas para certificar como genuínas moedas desse tipo. Em moedas americanas podem ser mais que experts, agora moedas destas... Para quem já certificou o centavos de 1922, que era comprovadamente adulterado, diz-nos tudo sobre a competência deles para moedas que fujam ao mundinho norte-americano.

Avatar do Utilizador
soga80
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4277
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Localização: Leiria

Re: Dinheiro D. Sebastião, Índia

#3 Mensagem por soga80 » sábado fev 03, 2018 11:08 pm

:think: :think: Pois :think: :think:

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: Dinheiro D. Sebastião, Índia

#4 Mensagem por jdickson » domingo fev 04, 2018 12:03 am

Mmatos Escreveu:
jdickson Escreveu:Esta foi para certificar apenas para validar (ou não...) a sua veracidade, pois faz parte daquelas moedas em calaim, das quais provavelmente existem mais falsas do que genuínas.
...
Não me parece que se possa confiar muito nessas empresas para certificar como genuínas moedas desse tipo. Em moedas americanas podem ser mais que experts, agora moedas destas... Para quem já certificou o centavos de 1922, que era comprovadamente adulterado, diz-nos tudo sobre a competência deles para moedas que fujam ao mundinho norte-americano.
O facto que refere é verdadeiro e sabemos que está longe de ser o único caso.
No entanto, os erros servem para aprender e, sem com isso querer tirar conclusões precipitadas, a verdade é que se nota uma muito maior preocupação por parte da NGC em não cair no mesmo erro. Da minha parte, tenho 2 exemplos de excesso de zelo, em que a empresa não quis certificar 2 moedas que eu sei serem verdadeiras, por não estarem seguros. Ou seja, a tendência é para pecar por excesso e não por defeito.
Dito isto, também não considero que a certificação deles constitua um "abono de família", para mais neste tipo de moedas. Tenho mais 2 exemplares de moedas de Malaca em calaim, dos quais 1 me parece falso e sobre o outro não faço ideia. Hei-de mandar certificá-los para ver o que sai daqui... :biglaugh:

Avatar do Utilizador
soga80
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4277
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Localização: Leiria

Re: Dinheiro D. Sebastião, Índia

#5 Mensagem por soga80 » domingo fev 04, 2018 9:41 am

Acontece...

Responder

Voltar para “Índia”