OS MEUS TABULEIROS-India, D.Luís

Moderadores: smertola, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
LSalema
Reinado D.Filipe I
Registado: quarta mai 09, 2018 1:16 am

Re: OS MEUS TABULEIROS-India, D.Luís

#11 Mensagem por LSalema » domingo jun 07, 2020 1:01 am

Parabéns pelo excelente trabalho. :clap3:

Cumprimentos,
Lincoln Salema
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro (Ec 5.10a)
https://www.delcampe.net/en_GB/collecta ... incoln2307
http://lsalema-sdumont.blogspot.com/

jorgecar
Escudinho da II República
Registado: domingo mai 31, 2020 9:42 pm

#12 Mensagem por jorgecar » quinta jun 11, 2020 12:57 pm

Monge Escreveu:
sexta jun 05, 2020 10:21 pm
jorgecar Escreveu:
sexta jun 05, 2020 3:39 pm
Boa tarde,

Gostei bastante de ler e de ver A relação histórica é muito interessante. Consegue indicar-me um ou mais livros que abordem o tema da moeda, a sua simbologia (por exemplo, o porquê de colocar o brazão ou a coroa) no seu contexto histórico? (não só da Índia mas no geral das grandes civilizações?).

Obrigado!
A simbologia é uma área que nunca explorei apesar de ter um tio que se interessa imenso pelo assunto e até ministra cursos.
Limito-me a acompanhá-lo em visitas de estudo em que o tema é tratado. Dou-lhe exemplo de algumas visitas de que me lembro:
-Simbologia maçónica em ruas de Lisboa.
-Pórtico dos Jerónimos
-Quinta da Regaleira
-Simbologia gótica nas Igrejas de Santarém.

Por vezes consulto-o sobre as legendas latinas das nossas moedas e, sobretudo, as abreviaturas.
Obrigado pela informação! Vou continuar à procura. Já encontrei alguns livros que têm potêncial.
:)

Monge
Reinado D.Afonso II
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

#13 Mensagem por Monge » quinta jun 11, 2020 7:07 pm

jorgecar Escreveu:
sexta jun 05, 2020 3:39 pm
Boa tarde,

Gostei bastante de ler e de ver A relação histórica é muito interessante. Consegue indicar-me um ou mais livros que abordem o tema da moeda, a sua simbologia (por exemplo, o porquê de colocar o brazão ou a coroa) no seu contexto histórico? (não só da Índia mas no geral das grandes civilizações?).

Obrigado!
Pesquisei na minha biblioteca onde, sobre simbologia, apenas tenho o DICIONÁRIO DOS SÍMBOLOS". Creio ter mais mas não encontrei.
https://drive.google.com/file/d/1Ca0jsq ... sp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1RKjCKj ... sp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1gW660c ... sp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1Z_ago2 ... sp=sharing

SelmaVasc
Registado: terça mar 31, 2020 4:43 pm

#14 Mensagem por SelmaVasc » sábado jun 13, 2020 3:28 am

não gostei :batman: :batman: :batman:

Mmatos
Reinado D.Manuel I
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm

#15 Mensagem por Mmatos » sábado jun 13, 2020 11:37 am

SelmaVasc Escreveu:
sábado jun 13, 2020 3:28 am
Poderia dizer-nos a razão porque não gostou ? Estamos num Fórum de Numismática e não num fórum de "achismo". Estes tabuleiros do numismata Monge são considerados unanimemente como muito didácticos e úteis. Ao intervir no Fórum deverá acrescentar algo de útil, que adicione informação ou algum conhecimento ao que se está a debater. Para intervenções como esta ou outras do mesmo género com que nos tem brindado, seria melhor ficar pelo facebook, onde basta colocar um "like" e a intervenção está feita. Penso que nestes casos a moderação deveria intervir, sendo pedagógica, e caso se continue na mesma senda a porta da rua seria a melhor opção.

amistade
Reinado D.Pedro I
Registado: quarta mai 27, 2009 9:33 pm

#16 Mensagem por amistade » sábado jun 13, 2020 12:05 pm

SelmaVasc Escreveu:
Não compreendo como pode haver quem não goste
( poderá ser defeito meu ) só que eu acho um trabalho brilhante esta exposição não só do tabuleiro como de toda a informação que suporta este tópico
Parabéns amigo Monge por mais um brilhante topico
Cumprimentos

AMISTADE

Lipe
Senhor Escudo da I República
Registado: terça out 01, 2019 10:52 am

#17 Mensagem por Lipe » sábado jun 13, 2020 12:50 pm

O senhor SelmaVasc, não gostou e está no seu direito... Agora eu pergunto, faz melhor????

AdrianoHS
Reinado D.Afonso VI
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

#18 Mensagem por AdrianoHS » sábado jun 13, 2020 5:53 pm

Olá.

Creio não dar palanque para essas bobagens ser mais prático. Meio normal a depreciação gratuita motivada por carência de atenção, solipsismo infantil, vá saber....Critica por criticar, sem argumento algum, nada demais. Outros frequentadores praticam isso de igual forma, a patrulha da ranhetice.
Os tabuleiros do monge são modelo de montagem temática, precisos, sucintos. Ajudam muito obter um panorama das emissões por período, ao menos me inspiram e balizam algumas aquisições baseadas neles.
Novamente, parabéns por mais este belo trabalho.

Abraços.

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

#19 Mensagem por jdickson » sábado jun 13, 2020 10:54 pm

Mmatos Escreveu:
sábado jun 13, 2020 11:37 am
SelmaVasc Escreveu:
Poderia dizer-nos a razão porque não gostou ? Estamos num Fórum de Numismática e não num fórum de "achismo". Estes tabuleiros do numismata Monge são considerados unanimemente como muito didácticos e úteis. Ao intervir no Fórum deverá acrescentar algo de útil, que adicione informação ou algum conhecimento ao que se está a debater. Para intervenções como esta ou outras do mesmo género com que nos tem brindado, seria melhor ficar pelo facebook, onde basta colocar um "like" e a intervenção está feita. Penso que nestes casos a moderação deveria intervir, sendo pedagógica, e caso se continue na mesma senda a porta da rua seria a melhor opção.
Não me parece adequado tomar medidas mais drásticas por uma simples opinião. Claro que é uma opinião infantil e provocatória e que nada acrescenta, mas é o autor que fica mal na foto apenas e nada mais. "Os cães ladram e a caravana passa".

SelmaVasc
Registado: terça mar 31, 2020 4:43 pm

#20 Mensagem por SelmaVasc » domingo jun 14, 2020 11:04 pm

Mmatos Escreveu:
sábado jun 13, 2020 11:37 am
SelmaVasc Escreveu:
meu deus, quanta impafia e quanto machismo, não ofendi ninguém, apenas não gostei e pronto. Sou obrigada a gostar? para participar do forum tenho que achar tudo bonito e maravilhoso? simplesmente discordo, acho feio ou bonito, isso é meu direito, direito de qualquer mulher LIVRE, ou homem também. pior do que essas moedas feias de homens decadentes é a personalidade deturpada dos machistas de plantão. A forma como tratam uma mulher neste fórum diz tudo, mas não é culpa do forum. estava para colocar varias moeda aqui, eu e meu marido, mas depois dessa, desistimos. QUANTA VAIDADE, QUANTA TOLICE.

Responder

Voltar para “Índia”