2,50 escudos 1948 prova

Responder
Mensagem
Autor
jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

2,50 escudos 1948 prova

#1 Mensagem por jdickson » segunda mar 17, 2014 2:58 pm

Aquisição a escaldar (ainda não recebida).
Verifico que as provas incusas das ex-colónias tendem a ser mais valorizadas no caso de moedas mais comuns e relativamente desvalorizadas no caso de moedas mais difíceis em estados superiores, como é o caso das pratas de 1939 e 1948 de STP. O AG não ajuda nada no que diz respeito à atribuição de cotações, pois, de uma forma que eu considero inexplicavel (na verdade, a palavra "estúpida" é a que me vem à mente...), só tem cotação até ao EC de MBC, isto para moedas que não são foram concebidas para circular...
Neste caso, a cotação de MBC para a moeda "normal" e para a prova incusa é semelhante (se a memória não me falha, pois não estou perto do AG).
Imagem
Imagem



jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: 2,50 escudos 1948 prova

#2 Mensagem por jdickson » terça mar 18, 2014 10:09 pm

Gostava mesmo de saber a opinião dos floristas em relação às cotações das "provas" versus moedas regulares... :think:
E a cotação em MBC sempre é a mesma para ambas: 60 €.

Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

Re: 2,50 escudos 1948 prova

#3 Mensagem por tm1950 » quarta mar 19, 2014 11:05 am

Este tipo de exemplares aparecem pouco e nem todos as coleccionam. Por isso, os preços podem oscilar muito, dependendo da oportunidade.
Compreensivelmente, as provas incusas são mais delicadas no que diz respeito à sua autenticidade, porque são mais fáceis de forjar do que as feitas em relevo.
Já me disseram que não é difícil distinguir uma incusa autêntica de uma viciada, especialmente se estivermos perante dois exemplares.
Seja como for, julgo que uma incusa soberba deve ter um valor comercial superior a uma MBC. :thumbs:
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Avatar do Utilizador
gerrikabeitia
Reinado D.Carlos
Mensagens: 129
Registado: sexta jul 05, 2013 7:34 am

Re: 2,50 escudos 1948 prova

#4 Mensagem por gerrikabeitia » quarta mar 19, 2014 12:28 pm

jdickson Escreveu:Gostava mesmo de saber a opinião dos floristas em relação às cotações das "provas" versus moedas regulares... :think:
E a cotação em MBC sempre é a mesma para ambas: 60 €.
Os preços obedecem a lei da oferta e da procura. O caso é que, ao contrario das restantes moedas a procura é que é muito limitada em vez de ser a oferta.
Agora, porque é que a procura de provas/ensaios é limitada? Na minha opiniao, porque os coleccionadores as consideram como curiosidades e, como tal, apenas em casos excepcionais justificarao a entrada na coleccao, do genero uma coleccao que se dedica apenas a uma moeda especifica.
Não deixa de ser curioso que para a maior parte dos coleccionadores o objectivo é ter moedas em perfeito estado, mas que acabam por rejeitar aquelas que não foram produzidas para circular. No fim, ambas sofreram o mesmo destino: nunca circularam.
A minha colecção no KollectBox

Avatar do Utilizador
Sugarfree
Reinado D.João VI
Mensagens: 403
Registado: segunda jan 23, 2012 12:32 pm
Localização: Coimbra

Re: 2,50 escudos 1948 prova

#5 Mensagem por Sugarfree » quarta mar 19, 2014 1:19 pm

Faço minhas as palavras do gerrikabeitia, sempre considerei ensaios/provas como sendo curiosidades pelo que não sou a melhor pessoa para falar das cotações uma vez que devido a isso não as valorizo da mesma maneira das moedas "correntes"...

Dito isto não deixa de ser um excelente exemplar e tomara eu ter interesse em nichos de mercado subavaliados em vez dos meus interesses actuais...era mais barato!! :biglaugh:

Abraço

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: 2,50 escudos 1948 prova

#6 Mensagem por jdickson » quarta mar 19, 2014 2:52 pm

Obrigado pelas vossas opiniões.
Curiosa a observação do Gerrikabeitia, que põe em evidência a contradição de se procurar preferentemente exemplares não circulados e depois rejeitar as provas, por definição, não circuladas...é interessante, porque pela minha parte, vou exactamente no sentido inverso: porque gosto dos exemplares não circulados, chamo um figo a estas provas! E se forem (fossem) francamente mais baratas, ainda melhor! No entanto, não será bem assim, depende da moeda base: quando esta é relativamente comum, a prova duplica, triplica a sua cotação de soberba; quando se trata de um exemplar complicado (como o caso desta), a cotação é cerca de 2/3 a 3/4 (em média) do valor de soberba (ou, pelo menos, tem sido essa a minha experiência).
No caso ainda deste exemplar, tratava-se de uma das 4 moedas que me faltavam das ex-colónias (República, é claro) e, com esta aquisição, dou-me por satisfeito, não preciso de procurar mais os 2,50 escudos de STP de 1948.
Agora, como explicar a ausência de cotação destas moedas no AG, em ECs superiores a MBC?! :asdf:

Avatar do Utilizador
smertola
Reinado D.Fernando
Mensagens: 1369
Registado: domingo jan 25, 2009 5:53 pm
Localização: Amadora

Re: 2,50 escudos 1948 prova

#7 Mensagem por smertola » segunda mar 24, 2014 1:56 pm

Excelente aquisição Jorge! ;)
Cumprimentos,

Sérgio Mértola

http://megaleiloes.pt/LEILOES-DE-smertola

Avatar do Utilizador
Jorge Silva
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7565
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm
Localização: Moita

Re: 2,50 escudos 1948 prova

#8 Mensagem por Jorge Silva » segunda mar 24, 2014 11:09 pm

Bem essa no minimo soberba.
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

Responder

Voltar para “S. Tomé e Príncipe”