Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: quarta set 26, 2018 12:19 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Herdei uma colecção, e agora?
MensagemEnviado: sábado ago 18, 2018 10:57 am 
Desligado
Sou só um euro caloiro

Registado: quarta ago 08, 2018 9:29 am
Recentemente herdei uma colecção com centenas/milhares de selos de vários países, mas predominantemente de Portugal, Espanha e França, mas tenho de muitos outros países, Brasil, Estados Unidos, Roménia, jugoslava, Alemanha, de alguns países asiáticos, Países Africanos, ....

Não percebo nada de selos, tenho lido algumas coisas, mas estou completamente perdido, não sei se é o adequado, mas para iniciar a avaliação comercial, comecei por ver o valor de cotação em alguns sites ou catálogos (catawiki, stampworld e Afinsa), mas verifico que muitos dos selos não encontro qualquer referência, os mais antigos sem qualquer referência do ano ainda é mais difícil, porque em alguns casos existiram re-impressões em anos posteriores,

Como já perceberam após alguns dias, várias horas de volta disto para tentar perceber como funciona este mundo e qual o valor comercial da colecção estou completamente perdido,

Na vossa opinião qual o melhor caminho para fazer essa avaliação comercial?

Obg
Rui

MensagemEnviado: sábado ago 18, 2018 4:01 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso IV

Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm
Os selos, que também colecciono, são de difícil cotação, sobretudo os mais antigos sem picotado. É preciso ver o tamanho da margem após o corte, a cor, o carimbo, e muitos etcs.
Os catálogos indicam um preço mas é normal comprá-los por 30 a 50% do valor de catálogo.
Vendê-los é mais complicado pois os comerciantes apenas irão querer os mais valiosos e as séries completas. Dos outros têm eles as gavetas cheias e vendem-nos em pacotes.
Se vive em Lisboa dê um "saltinho" ao Mercado da Ribeira no Domingo de manhã: -Há lá muitos comerciantes que lhe podem dar uma ideia do valor.
Se não vive em Lisboa tente um comerciante da sua área.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited