Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: quarta jul 18, 2018 6:20 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Libras de Ouro
MensagemEnviado: quinta dez 07, 2017 8:15 pm 
Desligado
Sou só um euro caloiro

Registado: terça jun 27, 2017 4:49 pm
Boa noite,

tenho uma serie de libras e 1/2 libras de ouro para eventualmente vender. Pelo que pesquisei nao existe um preco fixo e posso tentar vender pelo valor numismatico (embora nao seja muito) ou pelo ouro em si. Em Portugal, existem algumas casas de ouro ou ourivesarias que sejam mais "honestas" e que me possam recomendar?
E ja agora acham que esta é uma boa altura para vender?

Muito obrigado

Assunto da Mensagem: Re: Libras de Ouro
MensagemEnviado: sexta dez 08, 2017 12:03 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
Boa tarde caro amigo. Começo por aconselhá-lo a olhar para as suas moedas sempre com o interesse numismático em primeiro lugar, porque as moedas além de serem uma forma inquestionável de troca comercial, são também obras de arte representativas que caracterizam invariavelmente épocas e sociedades. Neste caso em especial, apesar de não serem moedas circulantes convencionais, acabam por ser também uma forma de pagamento universal dado a liga de que são feitas. Mas neste momento o mundo enfrenta uma fase regressiva do valor dos metais preciosos, por isso, se está a pensar vender pela cotação do ouro, digo à partida que será uma má decisão, a não ser que muito brevemente as coisas mudem. O meu conselho poderá parecer um pouco sectarista mas aposte na história e no valor numismático e acredite que mais cedo ou mais tarde surgirá uma boa oportunidade de negócio porque existem muitos interessados neste tipo de moedas. Cumprimentos.

MensagemEnviado: sábado dez 09, 2017 9:09 am 
Desligado
Reinado D.Afonso VI

Registado: sábado jan 28, 2006 10:17 am
A cotação do ouro amoedado -- que é o caso concreto da libra inglesa -- no momento, ronda os 34/35 euros o grama. Qualquer ourives vai oferecer-lhe um pouco menos que este referido valor para, posteriormente, tentar vender um pouco mais caro; não há segredo neste jogo.
Sendo a libra uma ''moeda'' sem valor numismático, há contudo emissões que o consumidor valoriza [valorização esta que, em geral, qualquer ourives não considera no acto de a comprar] e que o caro forista pode ver aqui para ficar com uma ideia mais definida: https://goldsovereigns.co.uk/
Boa sorte!

MensagemEnviado: sábado dez 09, 2017 9:38 am 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
plino Escreveu:
Boa noite,

tenho uma serie de libras e 1/2 libras de ouro para eventualmente vender. Pelo que pesquisei nao existe um preco fixo e posso tentar vender pelo valor numismatico (embora nao seja muito) ou pelo ouro em si. Em Portugal, existem algumas casas de ouro ou ourivesarias que sejam mais "honestas" e que me possam recomendar?
E ja agora acham que esta é uma boa altura para vender?

Muito obrigado

Caro plino, aposte no seu particular interesse pelas moedas e não aceite incondicionalmente imposições coleccionistas. É sempre importante saber o que os outros procuram mas de que vale ter uma colecção baseada apenas nesse aspecto? A palavra "numismática" pode suscitar dúvidas, mas dê uma vista de olhos nesta definição comum https://pt.wikipedia.org/wiki/Numism%C3%A1tica e tire as suas conclusões.. Existem variadíssimas emissões de Libras e todas elas com pormenores próprios, basta pesquisar um pouco. Considere apenas se decidir reservar a moeda.Cumprimentos :thumbupleft:

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited