Acerca do colecionismo das estrangeiras...

Moedas da Europa e do resto do mundo

Moderadores: Netfobia, Moderador de Honra

doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

Acerca do colecionismo das estrangeiras...

Mensagempor doliveirarod » quinta out 13, 2005 1:43 am

Imagem

Deixo esse tópico como inamovível, pois a intenção é informação geral.
A intenção aq é saber quantos de nós colecionam as peças estrangeiras, motivo de existência deste tópico no fórum, e se só estrangeiras ou nacionais e estrangeiras, etc...

No meu caso particular, comecei principalmente pela coleção nacional (Brasil), mas depois de certo tempo as moedas brasileiras que não tinha não podia mesmo comprar ou estava difícil, e a coisa foi ficando repetitiva, as vezes apenas um juntar de datas.

Comecei a prestar atenção nas outras coleções, e vi que existia um universo quase que infinito fora da coleção de meu país. A coleção de Portugal tbm interessou demais, pois até 1822 estavamos juntos, e toquei a colecionar, hoje tbm já tenho muitas peças.

Alguem dirá que o problema de colecionar estrangeiras é que será difícil "fechar o album", bom, na minha opinião não tem nada mais chato q um album completo encima de uma estante (lembrando dos meus cromos de tempo de criança :) )

Estou hoje viciado :help: , se vejo uma peça bonita e com história logo quero levar, seja de que país for. Só não gosto de coisas modernas feitas p/ colecionadores.
Última edição por doliveirarod em sexta fev 08, 2008 6:09 pm, editado 1 vez no total.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

josemartins
Reinado D.Pedro V
Registado: sexta mar 18, 2005 5:22 pm

Mensagempor josemartins » quinta out 13, 2005 11:52 am

No meu caso comecei a juntar ao mesmo tempo moedas nacionais e estrangeiras (em 1985), porque tinha alguns familiares que me conseguiam muita moeda internacional.

Sempre coleccionei por tipo (mesmo portuguesas), nunca gostei de coleccionar datas (se posso dar 1 por uma moeda soberba da data X de um certo tipo de moeda, porque hei de dar 100 por uma moeda BC da data Y do mesmo tipo ?).

Comecei por ficar com tudo o que me viesse parar ás mãos e que ainda não tivesse com a excepção das comemorativas (fazendo tambem parte de um forúm de origem Estado-unidense, reparo que quem colecciona há mais tempo não liga nenhuma ás chamadas "NCLT" e que as pessoas que estão neste "hobby" á menos tempo "consome" mais deste tipo de moedas...), mas como a colecção estava a ficar fora de controle vendi/troquei a maior parte das moedas antes de 1901 e especializei-me em moedas do séc. XX.

...e "fechar o album" é coisa que não me preocupa minimamente... ;)
José Martins

Tiago6
Reinado D.Afonso II
Registado: sábado nov 06, 2004 10:42 pm

Mensagempor Tiago6 » quinta out 13, 2005 12:23 pm

Depois de completar, á minha maneira, a República, tambem senti necessidade de iniciar uma outra coleção! As moedas estrangeiras eram uma boa solução!

Vejam lá que mudei de ramo, fui para as notas! Não consegui resisitir a umas belas notas estrangeiras, e lá comecei a juntar! Comecei à apenas 3/4 meses, e já juntei 325 notas!

tranzyz
Reinado D.João V
Registado: domingo set 25, 2005 1:56 am
Contacto:

Mensagempor tranzyz » quinta out 13, 2005 2:11 pm

completou :shock: :shock:
ou menos as raras :)

eu coleciono tudo,mas o principal objectivo sera sempre a republica em excelente estado :biggthumpup:

Tiago6
Reinado D.Afonso II
Registado: sábado nov 06, 2004 10:42 pm

Mensagempor Tiago6 » quinta out 13, 2005 2:13 pm

Leia outra vez...

"Depois de completar, á minha maneria..." :biggthumpup:

tranzyz
Reinado D.João V
Registado: domingo set 25, 2005 1:56 am
Contacto:

Mensagempor tranzyz » quinta out 13, 2005 2:22 pm

desculpe tem toda a razao, nao entendi o depois de completar a minha maneira
por acaso tambem ja pensei pelo menos nos x e xx comprar tudo bc só para tapar buracos :)
para mim qualquer collecionador que só lhe falte ate 50 moedas da republica ja possui um excelente coleçao
é claro que vejo coleççoes de pessoas idosas e tenhem tudo que é antido em excelentes condiçoes :)
para mim qualquer colecionador que tenha tudo belo ou soberbo desde a data de nascimento é um colecionador em penhado e com uma boa coleçao de futuro :Spt

jcunha
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: domingo set 04, 2005 11:00 pm

Mensagempor jcunha » quinta out 13, 2005 2:38 pm

No meu caso, cheguei a um ponto em que ainda estudante, não tinha dinheiro para comprar as faltas da monarquia república e colónias e decidi virar-me para as estrangeiras. Colecciono de tudo e a minima diferença para mim é outra moeda (por ex. Mint marks legendas invertidas etc.). Aqui no fórum noto que quem colecciona estrangeiras, o faz colecionando peças mais ou menos dificeis de outros países deixando de lado a moeda corrente. Eu coleciono tudo desde as moedas de 1 peseta em alumínio até moedas de prata com 100 anos. Só não coleciono proofs-para-colecionador-gastar-dinheiro-made-in-pobjoy-ou similares. :biggthumpup:
Os meus leilões no Mega:

https://megaleiloes.pt/JCunha/loja

Rui Barbosa
Reinado D.Pedro II
Registado: terça dez 07, 2004 11:15 am
Contacto:

Mensagempor Rui Barbosa » quinta out 13, 2005 5:31 pm

Eu comecei a minha colecção há cerca de 5 anos. Desde logo comecei com as portuguesas, mas rápidamente passei a coleccionar estrangeiras, pois vi que, como alguns de vós, seria dificil "fechar o album". Assim, tenho uma colecção de cerca de 2500 moedas que, apesar de ser pequena, já conta com boas peças.

A única condição que impus foi que as estrangeiras (excepto itália, espanha, frança e inglaterra) apenas colecciono por tipo, e não por data.

8)

Bandadolopes
Reinado D.Afonso IV
Registado: domingo mai 08, 2005 2:00 am

Mensagempor Bandadolopes » quinta out 13, 2005 7:00 pm

A minha colecção já a comecei à vários anos, que essencialmente é da Republica, faltam-me 18 para terminar, contando com P's abertos e módulos menores.

Virei-me então para as Colónias (sempre Republica), e mais recentemente para estrangeiras onde tento obter por país um exemplar de cada moeda corrente, esquecendo a data. De Espanha, França e Reino Unido, já tenho um pouco mais completo, olhando às datas.
Cumprimentos,

Alberto Praça

miguelkosta
Reinado D.Fernando
Registado: sexta nov 05, 2004 10:23 pm
Contacto:

Mensagempor miguelkosta » quinta out 13, 2005 7:44 pm

Olá

Eu identifiquei-me muito com o doliveirarod pois cedo comecei a coleccionar moedas mas apenas as correntes do meu país. Depois lá comecei a admitir as comemorativas na colecção. A seguir foram as estrangeiras, os ceits que o EVargues leiloa e que o LNobr. completou em conhecimento e graças ao MCarvalho até romanas me fascinam 8)

Actualmente tenho cerca de 3.500 moedas nacionais e estrangeiras de 213 países ou territórios e o pior é que estou longe de parar... ;)

Uma grande viagem começa com um pequeno passo. Por isso gostava de agradecer ao meu amigo Prado por me ter dado 200 Reis 1898 e ao meu falecido avô a série de 100$ e 250$ de 1974 pois foram essas as primeiras moedas que me fizeram começar esta caminhada. :biggthumpup:
MoedaMania

Miguel Costa

Voltar para “Moedas Estrangeiras”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Bing [Bot] e 1 visitante