Acerca do colecionismo das estrangeiras...

Moedas da Europa e do resto do mundo

Moderadores: Netfobia, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
António Esteves
Reinado D.Miguel
Registado: domingo abr 10, 2005 2:35 pm

#11 Mensagem por António Esteves » quinta out 13, 2005 8:00 pm

O início da minha colecção de estrangeiras, tem uma história invulgar.
Quando visitei a Expo92, em Sevilha, existiam espalhadas pelo parque de exposições umas máquinas de brindes iguais às que existem em quase todos os nossos cafés.
Metíamos a moedinha em pesetas, e saía uma bola em plástico com 3 belas moedinhas de variadíssimos países do mundo.
Achei que os filhos iriam, à minha chegada, entusiasmar-se a partir as bolas para ver o conteúdo. De facto houve algum entusiasmo mas parou logo ali.
Eu é que já não parei de me entusiasmar e, até hoje, chateio os amigos que viajam e vou comprando nos leilões.

O meu grande problema é diversificar demasiado os meus interesses de coleccionador. Não há bolsa que aguente.

MOEDAS (para além das estrangeiras)
- República (incluindo comemorativas)
- Colónias

NOTAS
-Portuguesas (ainda poucas)
-Estrangeiras (quase 1200, de 188 países)

SELOS
-Portugueses novos sem charneira (comecei com os mais recentes e vou andando para trás)
-Colónias (comecei com 1974 e vou andando para trás)
-Séries temáticas de todo o mundo (é uma colecção barata e dá para "tocar" muitos temas. Para além do gozo de comprar, cortar tiras, colar em folhas e organizar os temas, podemos mostrar a cada amigo o seu tema preferido : Cães, Gatos, Cavalos, Animais selvagens, Animais da Quinta, Flores, Aves, Peixes, Repteis, Flores, Arte, Espaço, Personalidades, Religiões, Banda desenhada, etc. etc. etc.

PAPEIS e PLACAS antigos de SEGUROS
Com os quais vou decorando as paredes do meu escritório :read:

Só é pena que os filhos não liguem nenhuma às colecções. :cussing:

Mas vendo as coisas pelo lado positivo, parece-me que, quando me reformar, terei tanto prazer em vender o que demorou uma vida a coleccionar, qunto tenho tido a adquirir e a organizar. E depois, vou no Turismo Sénior, visitar os amigos foristas. :biggthumpup:

Bandadolopes
Reinado D.Afonso IV
Registado: domingo mai 08, 2005 2:00 am

#12 Mensagem por Bandadolopes » quinta out 13, 2005 8:12 pm

António Esteves Escreveu:Só é pena que os filhos não liguem nenhuma às colecções.
Já não é a primeira vez que alguém aqui diz isto.
Por vezes parece haver um certo desinteresse dos filhos em relação aos "hobbies" dos pais.

De certo modo já consegui criar um certo interesse dos meus dois filhos em relação a esta matéria, já que é o meu filho que trata de moedas estrangeiras e a minha filha trata das notas (ainda que poucas).

Claro está que o pai financia.
Cumprimentos,

Alberto Praça

jcunha
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: domingo set 04, 2005 11:00 pm

#13 Mensagem por jcunha » quinta out 13, 2005 8:29 pm

Já que estão a falar de numeros tenho cerca de 5500 estrangeiras, faltam-me 23 moedas para acabar a república, só tenho pouco mais de 100 moedas da monarquia, e faltam-me cerca de 60 moedas para acabar as colónias(moedas emitidas na república). euros tenho apenas cerca de 250. :biggthumpup:
Última edição por jcunha em quarta out 26, 2005 1:32 pm, editado 1 vez no total.
Os meus leilões no Mega:

https://megaleiloes.pt/JCunha/loja

jcunha
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: domingo set 04, 2005 11:00 pm

#14 Mensagem por jcunha » quinta out 13, 2005 8:30 pm

Esqueci-me de dizer que também colecciono selos, filmes livros e cds, embora só os selos de forma organizada.
Os meus leilões no Mega:

https://megaleiloes.pt/JCunha/loja

babbitt1930
Reinado D.Afonso V
Registado: domingo nov 07, 2004 2:08 am

#15 Mensagem por babbitt1930 » quinta out 13, 2005 10:11 pm

Os meus inicios penso se remontam desde menino. O meu pai gostava de juntar moedas estrangeiras dos seus viagems e moedas que ilhe davam os amigos. Os domingos, gostava ir com ele ao mercado de coleccionismo da Praça Maior em Madrid e fascinava-me com essas peças redondinhas de tão variados estilos e desenhos. Não importava, nem me importa agora demais, o seu valor, simplesmente chegava ao hogar con tres ou quatro moedinhas e embebia-me houras e houras contemplando-as.
Já há ums seis anos mais ou menos, com alguma disponibilidade económica, mas não muita, começei a comprar algum catálogo e estudar as moedas com maior dedicação. Dos viagems a Portugal, de férias, há quase vinte anos, juntei quase 80 moedas portuguesas de diferentes datas, e pensei que podería tentar coleccionar moedas de Portugal por datas (o que é impossível), mas picou-me o bixinho e descobrí que são moedas, em geral, das mais bonitas.
O certo é que partilho com Fabiano, Miguel e muitos outros foristas o gosto pelas moedas em geral e sempre que for possível arranjo moedas que me fascinam (pela história que encerram, pelo desenho,...) de qualqur país e preferivelmente antigas.
Gosto de todo: espanholas, portuguesas, estrangeiras, romanas, gregas... (sou um "disperso" horrível) e até notas.
Guardo qualquer moeda que me oferecem e em ocasiões penso que estou a chatear aos meus amigos quamdo vam aõ estrangeiro pois sempre ilhes recordo de trazerme moedinhas.
O meu maior defecto é que, com excepções, não levo um controlo das moedas que colecciono. Muitas as guardo em caixas, as contemplo por vezes, mas não as clasifico. Sou bastante desastre. :(

Tiago6
Reinado D.Afonso II
Registado: sábado nov 06, 2004 10:42 pm

#16 Mensagem por Tiago6 » quinta out 13, 2005 10:19 pm

Esqueci de dizer que claro que tambem tenho moedas estrangeiras, mas já não considero coleção... Alias, se alguem quiser trocar moedas estrangeiras por notas estrangeiras, pode-me contactar! Tenho algumas repetidas, principalmente dos paises que agora usam o euro!

Eu sou como todos vós, toda a moeda tem um lugar cá em casa! :biggthumpup:

Luxor
Registado: segunda nov 08, 2004 11:20 am

#17 Mensagem por Luxor » sexta out 14, 2005 9:28 am

Antes de ter uma coleccão, já tinha um amontoado de moedas nacionais e estrangeiras. Quem me conhecia melhor, guardava para mim as moedas “diferentes” que encontrava. Normalmente seriam as comemorativas portuguesas, moedas anteriores a 1970 e moedas estrangeiras.

Brincando, brincando, fiz uma razoável colecão de moedas do Vaticano.

No entanto, quando chegou a altura de arrumar a colecção, as moedas estrangeiras ficaram um pouco esquecidas. Por agora, o meu objectivo é ter um set de moedas de cada país (de preferência sem circular e independentemente das datas). Muitos me faltam, mas vou com calma :D
João Fernandes

Euromania
Reinado D.Maria II
Registado: quinta nov 18, 2004 11:59 am

#18 Mensagem por Euromania » sexta out 14, 2005 2:26 pm

miguelkosta Escreveu:Uma grande viagem começa com um pequeno passo. Por isso gostava de agradecer ... ao meu falecido avô a série de 100$ e 250$ de 1974 pois foram essas as primeiras moedas que me fizeram começar esta caminhada. :biggthumpup:
Curiosamente, foram exactamente estas as primeiras moedas que tive, só que os meus agradecimentos vão para o meu falecido tio.
Daqui comecei a guardar tudo o que era moeda das Portuguesas às estrangeiras.
Quando comecei a comprar algumas ( as que a carteira vai permitindo ), tive que optar e decidi-me pela Republica. Ainda me faltam algumas e sei que não irei concluir nunca, não só pelo valor de algumas, mas também porque quando tiver as acessíveis ao meu bolso o objectivo será melhorar ( Substituindo por outras ) o seu estado de conservação.
A par disto comecei a colecionar as moedas de euro, guardando as que me vêem parar às mãos e comprando uma aqui outra ali. Destas exclui as comemorativas não Portuguesas ( com excepção das de 2 euros, que só por si, na minha opinião, já dão uma coleçao bem bonita ).
Quanto a estrangeiras tenho um saco cheio ( eu sei que é um crime ter moedas assim ), que estão à espera de tempo para serem organizadas.
Vou ainda juntando os selos que apanho, mas sem qualquer objectivo definido a não ser o de:
" Não vá um dia dar-me a pancada de me interessar por selos e assim já tenho trabalho adiantado " :lol:
Fernando Oliveira
Acessórios LEUCHTTURM Numismática «-- Veja o Catálogo e pergunte-me preços --» Acessórios LEUCHTTURM Filatelia

Os meus Leilões: Coisas ; Mega Leilões

argolas
Reinado D.João VI
Registado: segunda jan 24, 2005 9:54 pm

#19 Mensagem por argolas » domingo out 16, 2005 11:31 am

Apesar de ser raro a minha participação activa no forum ( se bem que todos os dias cá ando...), desta vez aqui vai. Em pequena, passava tardes de Domingo a retirar da banheira cheia de água, selos usados que meu pai punha a descolar. Era um divertimento tanto mais que o papel dos envelopes antigamente tinham desenhos e eram estes "quadradinhos" que eu coleccionava.... Depois da morte de meu pai, anos mais tarde, dediquei-me a castalogar a sua colecção de moedas republica e monarquia e a tentar substituir algumas que com o tempo, por mau acondicionamento, estavam completamente estragadas. O bichinho cresceu e hoje é um enorme dinossauro..... colecciono notas e moedas de todo o mundo, de preferência sem circular , e por tipo, não por datas, pois seria exaustivo e monótona a colecção. Para não falar da fortuna que gastaria e não tenho. Tenho pelo menos 1 nota de quase todos os paises do mundo.Os amigos ajudam a fazer a colecção crescer, claro. Moedas portuguesas, tenho quase todos as da Republica e estou agora a tentar substituir as que estão em piores condições por outras mais bem conservadas. Tal como muitos de vós os meus filhos não ligam nada a isto e até me gozam, mas espero que um dia as minhas colecções lhes possam vir a trazer quando as venderem, o mesmo bem estar e alegria que eu tive a tratar delas....
Teresa

Mirense
Reinado D.Luís
Registado: terça jul 12, 2005 10:58 pm

#20 Mensagem por Mirense » quarta out 26, 2005 10:56 am

Comecei a juntar moedas desde pequeno. Mais tarde começando já a coleccionar, consegui ficar com a colecção da República quase completa ( faltam 17 moedas). Como essas doem um bocado na bolsa, continuei e voltei-me para as moedas das colónias até á independencia. Em seguida comecei com a notafilia e com as moedas euro de todos os paises. Mesmo as comemorativas vou comprando, pena é que algum dia os filhos fiquem a olhar para as colecções sem continuarem. Quanto ás moedas estrangeiras, tenho bastantes, devido a ofertas de amigos que saem do país e outras em trocas ou compras nas nossas feiras numismáticas no centro do país. Iniciei há dois anos a colecção dos " 50 State Quarter" dos USA, que são os quartos de dolar emitidos por cada estado dos USA, com inicio em 1999 e fim em 2008.

Responder

Voltar para “Moedas Estrangeiras”