Acerca do colecionismo das estrangeiras...

Moedas da Europa e do resto do mundo

Moderadores: Netfobia, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Orazal
Reinado D.João VI
Registado: sábado nov 27, 2004 2:48 pm

#21 Mensagem por Orazal » quarta dez 28, 2005 3:39 pm

Boas

Apesar de "todos" os dias passar os olhos pelo fórum, sou pouco interventivo, vou tentar… escrever mais.

Quando comecei a coleccionar, há uns anos atrás era 98% virado para a república e ex-colónias, aos poucos fui "tapando os buracos" faltando-me agora 27 moedas (14 das ex-colónias e as restantes da República), como o preço de algumas delas só saindo o "totoloto" é que dá para comprar e outras nem com o "euromilhões" porque não aparecem para venda!!! aos poucos fui para as estrangeiras, agora sou 100% dedicado a qualquer moeda.

Minha colecção:
6779 moedas - 3188 tipos

Um abraço até breve
Lázaro

neto
Reinado D.Carlos
Registado: segunda jan 30, 2006 10:34 am

#22 Mensagem por neto » segunda fev 13, 2006 11:26 am

Pois eu desde os 7 anos que colecciono moedas, comecei pelas correntes na altura e com o tempo fui começando nas mais antigas e fiquei bastante tempo com o objectivo de coleccionar toda a republica á excepcção das 6 moedas que nem velas depois foi as colónias e monarquia depois as romanas e todas as que fossem realmente antigas. Mais recentemente interessei-me um pouco pelas estrangeiras mas com o objectivo de ter uma moeda de cada pais diferente, mas tá claro que vai aparecendo moedas que se gosta por diversos motivos e já há paises com bastantes moedas na colecção. Agora com os Euros não estou muito motivado.Neste momento tento completar as poucas que me faltam para concretizar minimamente o objectivo, na republica é os 5 cent 1922 que bem procuro nas colónias falta uma de Angola e outra de Timor que já devem saber quais são, na monarquia estou a tentar fechar D Carlos faltam as duas de 500 Reis que devem faltar a muitos e D.Manuel como já está agora é só buscar dos outros reinados mas sem a inteção de acabar porque ainda não acertei o Euromilhões :P Mas o verdadeiro gosto não é só ter mas sim procurar. Quando comecei a coleccionar começaram mais uma meia duzia deles mas desistiram ao fim de algum tempo porque ou se gosta mesmo ou é uma febre no momento por alguma influencia exterior e acaba pouco tempo depois.Por isso se quem está a ler já colecciona á bastante tempo muito dificilmente vai perder este gosto. Sejam de umas ou de outras se colecionarem com prazer então um dia terão uma boa colecção.Boa sorte a todos nas vossas procuras :biggthumpup:

neto
Reinado D.Carlos
Registado: segunda jan 30, 2006 10:34 am

#23 Mensagem por neto » segunda fev 13, 2006 12:00 pm

Pois desde os 7 anos que estou a coleccionar, comecei pelas correntes da altura e depois foi a busca em várias direcções mas sempre com a ordem de interesse bem visivel, 1º Republica portuguesa, 2º Colónias no periodo da republica, 3º monarquia, 4º reamente antigas tipo romanas e só em 5º as moedas estrangeiras.
Neste momento na republica procuro os 5 CENT de 1922 ,nas colónias uma de Angola e outra de Timor que já devem saber quais, na monarquia são muitas mas com prioridade em completar o D.Carlos em que me falta a de 100 reis de 1891 e as duas de 500 reis que também devem faltar a muitos .Nas antigas é o que aparece e nas estranjeiras o interesse é arranjar uma moeda pelo menos de cada pais e ainda me faltam mais de 100 paises. O interessante no coleccionismo não é somente ter mas sim procurar e se coleccionarem com prazer então será tempo bem empregue e não gasto. Porque de cada 100 que começa a coleccionar nem metade vai alem de dois anos , é preciso gostar mesmo e muitas vezes é uma paixão passageira influenciada por algo exterior que acaba ao fim de pouco tempo.
Para quem está a ler e colecciona á bastante tempo então vai ser dificil perder o gosto que possui para os outros o tempo o dirá.Mas parece-me que vai havendo menos interessados nas camadas mais novas visto que há tanta coisa a tentá-los.
Cabe a cada um de nós mostrar o que de fascinante existe na numismática.Boa sorte a todos nas vossas procuras :biggthumpup:

MR
Reinado D.João V
Registado: domingo mai 07, 2006 10:58 am

#24 Mensagem por MR » domingo jun 25, 2006 10:50 pm

Eu tinha umas quantas numa caixinha, mas nem lhes ligava muito.......
A primeira vez que o meu filho foi à Disney guardou algumas moedas e notas....eu achei graça, e comecei-lhe então a colecção de notas e moedas de todos os países, hoje já são uns milhares...não ligo às datas, gosto de ter uma de cada espécie de cada país...é uma colecção sem fim...
Este fds por acaso arranjei um tempinho para organizar algumas, vou pondo tudo numa caixa e quando arranjo um bocadinho, então coloco-as nos álbuns. O meu filho acha piada folheá-los de vez em quando, mais nada. Eu é que as organizo e procuro. Como viajo muito, aproveito também para arranjar dos países que visito. Também já comprei no miau e no ebay.
Às vezes passam-se meses seguidos que nem lhes mexo...!

Laulo
Reinado D.Sancho II
Registado: sexta nov 05, 2004 10:49 pm

#25 Mensagem por Laulo » sexta jun 30, 2006 10:34 pm

Quanto a estrangeiras , estou como a maior parte dos colegas , nunca me desfiz de nenhuma, não me entusiasmaram muito, ou mesmo nada, ao longo dos anos, no entanto o filho enquanto esteve em Londres ía-me trazendo inglesas , belas e à flor do cunho, mesmo comemorativas, tendo arranjado uma quantidade razoável e então aí já as organizei em alvéolos e album.

Entretando há dias, a pareceu no Mega um leilão de 82 moedas inglesas, em muito bom estado umas Belas, outras MBC, cpm datas todas diferentes em que só repetia umas 5 das que já tinha, licitei-as por € 9,20 , juntando às outras fiquei com cerca de 250 moedas inglesas, cujo valor não são grande coisa mas arregalam a vista.

Foram as primeiras estrangeiras que comprei, situação pontual, só noutra ocasião parecida com moedas inglesas talvez me venha a tentar.

Lseller
Reinado D.Manuel II
Registado: sexta ago 04, 2006 1:14 am

#26 Mensagem por Lseller » quarta ago 09, 2006 11:41 pm

As "estrangeiras" não são,definitivamente,assunto que interesse os portuguêses,salvo rarissímas excepções.
Já o Eça tinha notado a nossa aversão ao "estrangeirismo"...
É,no entanto,uma pena!
Se assim não fosse,tinhamos ums boa oportunidade de aprofundar a nossa tão proclamada universalidade e ainda,para os mais sensiveis ao mercado,de vêr os nossos investimentos numismáticos melhor remunerados...
É que o nosso mercado é tão pequenino!!!
Como sempre,a alguém interessará que assim seja. :bat:

miguelkosta
Reinado D.João I
Registado: sexta nov 05, 2004 10:23 pm
Contacto:

#27 Mensagem por miguelkosta » quinta ago 10, 2006 6:17 pm

As estrangeiras só recentemente é que me conquistaram. Foi preciso alguma aprendizagem para aprecia-las mas agora vejo que de facto é muito gratificante.
MoedaMania

Miguel Costa

PJGS
Reinado D.Miguel
Registado: sábado mar 26, 2005 3:35 pm

#28 Mensagem por PJGS » quinta ago 10, 2006 8:01 pm

Começei a minha colecção com moedas estrangeiras. Os meus amigos e conhecidos davam-me as moedas q tinham por lá e eu guardava-as pq achava interessante. Só com o tempo é q comecei a ver as moedas como um pedacinho de história com algo para contar. Qdo regressei à PT decidi dar prioridade às moedas da república, mas o bichinho das estrangeiras continuou e foi fortalecido pela enorme quantidade de informação q circula na net. Não despreso uma simples moeda corrente de aluminio ou cobre, mas dou prioridade às moedas pela sua história e/ou beleza. Sinto prazer em conservar uma peça q tenha circulado num momento importante na história do país emissor. É um pedacinho desse mmto q guardo em casa, além de despertar a minha curiosidade e me "obrigar" a pesquisar sobre essa época. Por vezes uma moeda recem adquirida pode fazer com q eu "perca" horas na net a pesquisar info sobre a época em q circulou.
Simplesmente é uma satisfação dupla.

jmcaiado
Reinado D.João VI
Registado: segunda mar 21, 2005 11:23 pm

#29 Mensagem por jmcaiado » sábado dez 16, 2006 10:04 am

O meu tema principal : Moedas anteriores ao ano 1900 de ouro e prata de Portugal, Espanha, França e Inglaterra.
Também coleciono Républica, mas tenho ainda muito poucas, visto só comprar de MBC+ para cima.
João Caiado

Vasco Monteiro
Escudinho da II República
Registado: domingo dez 10, 2006 7:18 pm

#30 Mensagem por Vasco Monteiro » quarta dez 27, 2006 5:32 pm

Entendo a selectividade de alguns foristas, comprar MBC para cima ou proof etc etc, é um investimento muito melhor nem me atrevo a questionar
Eu vou guardando tudo o que apanho, selecciono, catalogo e guardo as que me parecem em melhor estado.
Comecei pela República (já não faltam muitas), colónias (também não faltam muitas), estrangeiras vou aumentando paulatinamente, a colecção provávelmente nunca mais vai acabar o que me agrada bastante, dá-me um enorme gozo ir aumentando a colecção, encontrar AQUELA moeda, etc etc
VM

Responder

Voltar para “Moedas Estrangeiras”