Página 1 de 10

Acerca do colecionismo das estrangeiras...

Enviado: quinta out 13, 2005 1:43 am
por doliveirarod
Imagem


Deixo esse tópico como inamovível, pois a intenção é informação geral.
A intenção aq é saber quantos de nós colecionam as peças estrangeiras, motivo de existência deste tópico no fórum, e se só estrangeiras ou nacionais e estrangeiras, etc...

No meu caso particular, comecei principalmente pela coleção nacional (Brasil), mas depois de certo tempo as moedas brasileiras que não tinha não podia mesmo comprar ou estava difícil, e a coisa foi ficando repetitiva, as vezes apenas um juntar de datas.

Comecei a prestar atenção nas outras coleções, e vi que existia um universo quase que infinito fora da coleção de meu país. A coleção de Portugal tbm interessou demais, pois até 1822 estavamos juntos, e toquei a colecionar, hoje tbm já tenho muitas peças.

Alguem dirá que o problema de colecionar estrangeiras é que será difícil "fechar o album", bom, na minha opinião não tem nada mais chato q um album completo encima de uma estante (lembrando dos meus cromos de tempo de criança :) )

Estou hoje viciado :help: , se vejo uma peça bonita e com história logo quero levar, seja de que país for. Só não gosto de coisas modernas feitas p/ colecionadores.

Enviado: quinta out 13, 2005 11:52 am
por josemartins
No meu caso comecei a juntar ao mesmo tempo moedas nacionais e estrangeiras (em 1985), porque tinha alguns familiares que me conseguiam muita moeda internacional.

Sempre coleccionei por tipo (mesmo portuguesas), nunca gostei de coleccionar datas (se posso dar 1 por uma moeda soberba da data X de um certo tipo de moeda, porque hei de dar 100 por uma moeda BC da data Y do mesmo tipo ?).

Comecei por ficar com tudo o que me viesse parar ás mãos e que ainda não tivesse com a excepção das comemorativas (fazendo tambem parte de um forúm de origem Estado-unidense, reparo que quem colecciona há mais tempo não liga nenhuma ás chamadas "NCLT" e que as pessoas que estão neste "hobby" á menos tempo "consome" mais deste tipo de moedas...), mas como a colecção estava a ficar fora de controle vendi/troquei a maior parte das moedas antes de 1901 e especializei-me em moedas do séc. XX.

...e "fechar o album" é coisa que não me preocupa minimamente... ;)

Enviado: quinta out 13, 2005 12:23 pm
por Tiago6
Depois de completar, á minha maneira, a República, tambem senti necessidade de iniciar uma outra coleção! As moedas estrangeiras eram uma boa solução!

Vejam lá que mudei de ramo, fui para as notas! Não consegui resisitir a umas belas notas estrangeiras, e lá comecei a juntar! Comecei à apenas 3/4 meses, e já juntei 325 notas!

Enviado: quinta out 13, 2005 2:11 pm
por tranzyz
completou :shock: :shock:
ou menos as raras :)

eu coleciono tudo,mas o principal objectivo sera sempre a republica em excelente estado :biggthumpup:

Enviado: quinta out 13, 2005 2:13 pm
por Tiago6
Leia outra vez...

"Depois de completar, á minha maneria..." :biggthumpup:

Enviado: quinta out 13, 2005 2:22 pm
por tranzyz
desculpe tem toda a razao, nao entendi o depois de completar a minha maneira
por acaso tambem ja pensei pelo menos nos x e xx comprar tudo bc só para tapar buracos :)
para mim qualquer collecionador que só lhe falte ate 50 moedas da republica ja possui um excelente coleçao
é claro que vejo coleççoes de pessoas idosas e tenhem tudo que é antido em excelentes condiçoes :)
para mim qualquer colecionador que tenha tudo belo ou soberbo desde a data de nascimento é um colecionador em penhado e com uma boa coleçao de futuro :Spt

Enviado: quinta out 13, 2005 2:38 pm
por jcunha
No meu caso, cheguei a um ponto em que ainda estudante, não tinha dinheiro para comprar as faltas da monarquia república e colónias e decidi virar-me para as estrangeiras. Colecciono de tudo e a minima diferença para mim é outra moeda (por ex. Mint marks legendas invertidas etc.). Aqui no fórum noto que quem colecciona estrangeiras, o faz colecionando peças mais ou menos dificeis de outros países deixando de lado a moeda corrente. Eu coleciono tudo desde as moedas de 1 peseta em alumínio até moedas de prata com 100 anos. Só não coleciono proofs-para-colecionador-gastar-dinheiro-made-in-pobjoy-ou similares. :biggthumpup:

Enviado: quinta out 13, 2005 5:31 pm
por Rui Barbosa
Eu comecei a minha colecção há cerca de 5 anos. Desde logo comecei com as portuguesas, mas rápidamente passei a coleccionar estrangeiras, pois vi que, como alguns de vós, seria dificil "fechar o album". Assim, tenho uma colecção de cerca de 2500 moedas que, apesar de ser pequena, já conta com boas peças.

A única condição que impus foi que as estrangeiras (excepto itália, espanha, frança e inglaterra) apenas colecciono por tipo, e não por data.

8)

Enviado: quinta out 13, 2005 7:00 pm
por Bandadolopes
A minha colecção já a comecei à vários anos, que essencialmente é da Republica, faltam-me 18 para terminar, contando com P's abertos e módulos menores.

Virei-me então para as Colónias (sempre Republica), e mais recentemente para estrangeiras onde tento obter por país um exemplar de cada moeda corrente, esquecendo a data. De Espanha, França e Reino Unido, já tenho um pouco mais completo, olhando às datas.

Enviado: quinta out 13, 2005 7:44 pm
por miguelkosta
Olá

Eu identifiquei-me muito com o doliveirarod pois cedo comecei a coleccionar moedas mas apenas as correntes do meu país. Depois lá comecei a admitir as comemorativas na colecção. A seguir foram as estrangeiras, os ceits que o EVargues leiloa e que o LNobr. completou em conhecimento e graças ao MCarvalho até romanas me fascinam 8)

Actualmente tenho cerca de 3.500 moedas nacionais e estrangeiras de 213 países ou territórios e o pior é que estou longe de parar... ;)

Uma grande viagem começa com um pequeno passo. Por isso gostava de agradecer ao meu amigo Prado por me ter dado 200 Reis 1898 e ao meu falecido avô a série de 100$ e 250$ de 1974 pois foram essas as primeiras moedas que me fizeram começar esta caminhada. :biggthumpup: