Opinião sobre esse chumbinho

Ibéricas, Ibero-Romanas, Visigodas e Árabes cunhadas no território português

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
AdrianoHS
Reinado D.Pedro V
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

Opinião sobre esse chumbinho

#1 Mensagem por AdrianoHS » sábado jun 29, 2019 3:43 pm

Bom dia, companheiros.

Outro brinde a chegar. Me passaram com ibérica, chumbo, Ø 18mm e peso de 4,5. Imagino ser um golfinho com um A o V, acima ou abaixo do mesmo, depende do giro que se observa.
Sendo algo original é curioso, sendo falsificação (sem sentido por praticamente ser preço quase nulo) posso usar como peso de papéis ou chumbada em tralha de pesca. :biglaugh:
Dei uma saturada nas fotos, impossível ver algo nas originais.
Qualquer opinião é bem vinda.
:beer: :rotate:
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

Re: Opinião sobre esse chumbinho

#2 Mensagem por silvio2 » domingo jun 30, 2019 10:11 am

Caro Adriano, não tenho conhecimentos para poder ajudar a "decifrar" esse chumbinho mas, como o Amigo refere que (... e passo a citar) - "Imagino ser um golfinho com um A o V, acima ou abaixo do mesmo, depende do giro que se observa" - lembrei-me de um Tópico, cujo "link" segue abaixo. Ora veja ...
viewtopic.php?f=80&t=122413&p=871949#p871949

Relacionado com o mesmo tema e do mesmo autor (Luís Fraga da Silva) veja, também, este interessante video: https://youtu.be/tUX9nNJqTv8?t=2
:beer:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

AdrianoHS
Reinado D.Pedro V
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

#3 Mensagem por AdrianoHS » domingo jun 30, 2019 3:50 pm

Olá, amigo Sílvio.
Eu li este excelente artigo, reconheço existir alguma semelhança com os chumbinhos de Balsa, entranto não totalmente. Sei que sua procedência é do litoral Andaluz. São cunhagens de espectro muito variado e, ainda, falsificados em quantidade. Não creio ser falso, pois são prá lá de sutis as marcações do relevo vistos somente saturando as fotos (fora o golfinho/peixe ?!?!! e o ponto ressaltado na outra face) e preço simbólico quase, não vejo alguém produzir esse tipo de peça para comercializá-las por menos que um sanduíche, muito trabalho para nada.
Aliás achei esse link com referência de falsos ibéricos, excelente base de consulta.

http://www.denarios.org/FALSAS/

A temática peixe/golfinho é recorrente e extensa na Ibéria, onde encontrei esse link com uma eficiente base por temas/ região/tipologia.

https://www.tesorillo.com/articulos/con ... /index.htm

Vou continuar procurando algo mais próximo do chumbinho, sendo hispânico ou luso, me falta experiência e conhecimento nesse tema.
Novamente, muito grato pela ajuda, Sílvio. Teu empenho é inestimável para muitas situações propostas aqui no fórum.
Grande abraço. :beer: :hallo: :rotate:

silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

#4 Mensagem por silvio2 » domingo jun 30, 2019 5:51 pm

Abraço. :thumbupleft:
:beer:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Responder

Voltar para “Pré-Nacionalidade”