Uma opinião

Ibéricas, Ibero-Romanas, Visigodas e Árabes cunhadas no território português

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Collectorr
Reinado D.Maria II
Registado: quarta dez 26, 2018 6:44 pm

Re: Uma opinião

#11 Mensagem por Collectorr » domingo abr 05, 2020 2:02 pm

Obrigado pelas respostas :thumbupleft: :thumbupleft:
Ainda tenho esta que gosto muito.

Imagem
Imagem

fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#12 Mensagem por fernanrei » domingo abr 05, 2020 4:10 pm

Esta última está fantástica :clap3:
"Quod erat demonstrandum"

doliveirarod
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

#13 Mensagem por doliveirarod » terça abr 14, 2020 7:00 pm

Esses atuns estão fantásticos, o tempo nem os descamou...
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Collectorr
Reinado D.Maria II

#14 Mensagem por Collectorr » sábado abr 18, 2020 12:27 pm

:thumbs:

jdickson
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

#15 Mensagem por jdickson » domingo abr 19, 2020 11:26 am

Como de costume, não consigo ver qual a vantagem de ter terra e sujidade superficial agarrada à superfície das moedas...
Claro que estas (ou quaisquer outras) não devem ser submetidas a limpezas que interfiram com a patine ou que alterem a estrutura metálica da superfície. Mas remover a sujidade superficial com a imersão num óleo neutro como o de amêndoas, durante um período relativamente curto (<24h), irá remover apenas a sujidade superficial das moedas, sem alterar absolutamente nada que não deva ser alterado.
Aliás, para quem sabe (não sou eu, certamente), o que o pessoal da conservação da NGC consegue fazer às moedas é extraordinário, o que significa que existem métodos para remover tudo o que está a mais, sem estragar absolutamente nada de estrutural das moedas.

Collectorr
Reinado D.Maria II

#16 Mensagem por Collectorr » domingo abr 19, 2020 7:55 pm

o que o pessoal da conservação da NGC consegue fazer às moedas é extraordinário, :think:
Vou pensar nisso obrigado :thumbs:

onlion
Reinado D.Pedro V
Registado: segunda mar 06, 2017 3:30 pm

#17 Mensagem por onlion » domingo abr 19, 2020 8:50 pm

jdickson Escreveu:
domingo abr 19, 2020 11:26 am
Como de costume, não consigo ver qual a vantagem de ter terra e sujidade superficial agarrada à superfície das moedas...
Claro que estas (ou quaisquer outras) não devem ser submetidas a limpezas que interfiram com a patine ou que alterem a estrutura metálica da superfície. Mas remover a sujidade superficial com a imersão num óleo neutro como o de amêndoas, durante um período relativamente curto (<24h), irá remover apenas a sujidade superficial das moedas, sem alterar absolutamente nada que não deva ser alterado.
Aliás, para quem sabe (não sou eu, certamente), o que o pessoal da conservação da NGC consegue fazer às moedas é extraordinário, o que significa que existem métodos para remover tudo o que está a mais, sem estragar absolutamente nada de estrutural das moedas.
Peço desculpa por contrariar, mas para quem não sabe fazer, e MUITA gente não sabe, talvez deixar como está é bem melhor do que estragar.
A terra não vai estragar mais do que estragou nos últimos 2000 e tal anos com certeza e um simples passo em falso pode destruir uma jóia.
Pela experiencia que tenho de campo por ser recuperador, prefiro deixá-las estar como "sempre" estiveram.
E por outro lado, olhe que há terra que é bem difícil de retirar sem estragar, mesmo sendo expert.

gil costa
Reinado D.António
Registado: sábado mai 10, 2014 8:32 pm

#18 Mensagem por gil costa » domingo abr 19, 2020 9:30 pm

A única coisa que fiquei a saber é que as moedas são suas - o que acho muito bem - e que não gosta assim delas (já que parece estar mortinho por lhes mexer) - o que acho muito mal.

O que eu gostava de saber era onde estão, donde vieram e se têm preço. ?

Se for segredo, paciência. :thumbupleft:
GPC
§Chercheur de trésors§
Todas as minhas moedas são para vender. As moedas e o resto dos achados :-) Ou dar. Também já aconteceu.
Colecione moedas Portuguesas. As estrangeiras não são de cá! ;-)

numisiuris
Reinado D.Sancho I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

#19 Mensagem por numisiuris » domingo abr 19, 2020 9:42 pm

Eu não vejo terra nesta moeda. Vejo uma patine de malaquite coberta por uma micro-camada de pó. Esta é a apreciadíssima "sand patina". Neste caso autêntica. Eu não mexia na moeda. A ngc, para este tipo de moedas, faz uma limpeza "de leiloeira". Desculpem-me o termo. É bom o trabalho deles. Mas é comercial. E enquadra-se num gosto "pop", em voga em alguns quadrantes e naturalmente admissível, como outro qualquer. Pessoalmente, não tocaria nesta moeda, que está bem bonita, para o meu gosto. Tenho até ideia de já a ter visto "para apreciação" no facebook e de na altura me ter chamado à atenção.

RuiFB
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

#20 Mensagem por RuiFB » domingo abr 19, 2020 9:49 pm

Muito bonitas mesmo!
A primeira é de Gades.

Responder

Voltar para “Pré-Nacionalidade”