Casa da moeda não divulga margem erro das moedas

Fale aqui sobre moedas falsas ou viciadas

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
jccgold
Sou só um euro caloiro
Registado: segunda dez 26, 2016 6:55 am

Casa da moeda não divulga margem erro das moedas

#1 Mensagem por jccgold » quinta out 03, 2019 6:14 pm

Estive esta semana em contacto com o BP e a Casa da Moeda a perguntar, ao comprarmos uma moeda que tolerâncias essas moedas têm?
Ou seja qual a variabilidade admissivel no diâmetro e no peso? Foi-me respondido "é pouca". Certo, pouca quanto?
Ao que parece esses dados ou não estão disponiveis ou não existem sequer. Pelo que me foi respondido as moedas podem vir com peso a mais e a menos mesmo em moedas de prata e ouro, enquanto que em outros paises como Canadá pelo que percebi as moedas só podem vir com peso a mais.
Isto é possivel estes dados para que um colecionador se possa guiar não existirem? A ser verdade a mim parece-me amadorismo. Que é que os mais experientes têm a dizer?

Disponivel para troca de moedas, zona de Lisboa e arredores

silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

Re: Casa da moeda não divulga margem erro das moedas

#2 Mensagem por silvio2 » quinta out 03, 2019 6:45 pm

jccgold Escreveu:
quinta out 03, 2019 6:14 pm
Estive esta semana em contacto com o BP e a Casa da Moeda a perguntar, ao comprarmos uma moeda que tolerâncias essas moedas têm?
Ou seja qual a variabilidade admissivel no diâmetro e no peso? Foi-me respondido "é pouca". Certo, pouca quanto?
Ao que parece esses dados ou não estão disponiveis ou não existem sequer. Pelo que me foi respondido as moedas podem vir com peso a mais e a menos mesmo em moedas de prata e ouro, enquanto que em outros paises como Canadá pelo que percebi as moedas só podem vir com peso a mais.
Isto é possivel estes dados para que um colecionador se possa guiar não existirem? A ser verdade a mim parece-me amadorismo. Que é que os mais experientes têm a dizer?
CARTA DE INTENÇÕES DO FÓRUM Escreveu: Imagem
É aconselhável que os novos membros, antes de qualquer outra intervenção no Fórum
e por uma questão de cortesia, façam a sua apresentação na respectiva secção, aqui
Imagem http://www.forum-numismatica.com/viewforum.php?f=1, para darem a conhecer
um pouco de si (no mínimo … o nome próprio) aos restantes membros e receber as boas
vindas, da parte destes ...
Cumprimentos,
Sílvio Silva

AntonioMota
Reinado D.Filipe III
Registado: sábado jan 28, 2006 10:17 am

#3 Mensagem por AntonioMota » sexta out 04, 2019 7:04 am

A Portaria que dá curso legal à moeda também define as respectivas margens de tolerância.

Mmatos
Reinado D.Henrique
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm

#4 Mensagem por Mmatos » sexta out 04, 2019 11:30 pm

AntonioMota Escreveu:
sexta out 04, 2019 7:04 am
A Portaria que dá curso legal à moeda também define as respectivas margens de tolerância.
Exacto. Coloco um excerto de decreto que autoriza a produção de moeda, onde isso está definido:
tolerancia.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Responder

Voltar para “Falsas ou Viciadas”