Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: domingo ago 19, 2018 5:38 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 73 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 ... 4 5 6 7 8 Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quarta jan 21, 2015 7:37 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sábado set 10, 2011 12:51 pm
Penso que já é tempo dos colecionadores dedicados às moedas portuguesas
montarem um arquivo de fotos com os tipos falsos ou muito suspeitos,
de modo que se possa comparar as as fakes que serão oferecidas no futuro.
Isso seria algo nos moldes do que se faz no forum ancient coins com moedas gregas e
romanas.
Pra se ter uma idéia, em média, são acrescentadas umas cinco novas fakes por dia
aos arquivos.
É a única maneira eficiente de se proteger.
Queimar as moedas, e se possível, quando bem fundamentado, queimar os vendedores.
E todo esse material tem de estar disponível na rede, que, cruzando informações,
se pode chegar muito longe.
Com a avalanche de moedas antigas falsas que está sendo derramada no mercado,
não vejo porque as moedas portuguesas também não estariam sendo produzidas.
Não há motivo para grande comoção, é simplesmente uma realidade a que todos tem de
adequar, e aprender a se defender.

MensagemEnviado: quarta jan 21, 2015 7:44 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro II

Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
carlos47 Escreveu:
mas não vos entendo,com tantos convictos que é crime,que é burla,que é possível provar,que é da competência da policia,e tão repetidamente dizendo que se devem denunciar,que esperam?não há um que ouse? pois eu se tivesse todas essas certezas e o conhecimento que o que digo é certo, há muito que o teria feito
o resto é falar só por falar ou tentar convencer os outros a fazê-lo :think:

Uma coisa é a nossa convicção, aqui penso que todos a temos igual já que todos sabemos que elas existem e não nascem como Jesus (por obra e graça do Espírito Santo), outra é a prova e ainda outra é ser lesado/vítima.

Eu estou certo que elas (falsas) existem, que alguém as fabricou também estou certo e até chegarem a um comprador que pensa ter uma peça genuína alguém garantidamente burlou (pode ou não a burla ter começado no fabricante).

Para apresentar queixa penso que temos de ter sido lesados, para denunciar (judicial e fiscalmente) penso que não é necessário ser vitima.

Ainda há também a associação criminosa, e aí as penas já não são meigas.

O que eu queria ver era alguém sentir-se difamado apresentando queixa por eu dizer que quem fabrica estas falsidades e as vende como genuínas é um burlão e não vale a ponta de um corno... isso é que havia de ser bonito.

Também não acredito que alguém que seja visado direta e explícitamente com este tipo de acusação (e efectivamente o tenha praticado), ainda que acredite que quem o acusou de burla possa não ter meio de prova nem testemunhas, tenha a coragem para levantar um processo de difamação... não vá ainda ter de ir jogar cartas com o Socras por se ter sentido lesado com a verdade.

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

MensagemEnviado: quarta jan 21, 2015 7:48 pm 
Desligado
Moderador

Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm
http://www.academia.edu/6505592/Numaria ... _Henriques

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

MensagemEnviado: sexta jan 23, 2015 2:49 am 
Desligado
Reinado D.Filipe III

Registado: sábado nov 06, 2004 2:27 am
Viva,

Como isto vai! :aufreg:

Não vou fazer comentários acerca deste "disco" estragado, isto porque além da minha bagagem na área ser limitada, o essencial também já foi dito,
O que mais me impressiona, não é o facto de passados quase 8 anos (foi no verão de 2007 que começaram a aparecer em LX os primeiros albuns), ainda haver "vendedores" a tentar meter falsificações no mercado, mas sim haver crentes que querem comprar raridades pelo preço de vulgaridades, enfim...

Li a maior parte dos posts deste tópico, não consegui perceber algumas intervenções nomeadamente as do forista JOTA DC que se insurge contra o "veredicto" acerca da autenticidade, se não há margem para dúvidas e este não é parte interessada (nem comprador nem vendedor), para que é que toma a dores que deve ter o vendedor?

O forista JOTA DC também se insurge contra a avaliação de moedas na internet ou seja só por imagens, aqui também concordo em parte com ele, há sem dúvida algum risco, pois uma avaliação irresponsável e feita por pessoas pouco esclarecidas pode crucificar uma moeda, porém nos dias de hoje e em moedas "gordas" é um risco que terá que ser corrido pelos compradores, se não fosse a internet e nomeadamente este e o fórum dos numismatas, a esta hora havia alguns vendedores com o cú cheio e muitos coleccionadores com o cú a arder.

Se bem me lembro há um ou outro post onde há quem fale sobre o detectorismo e as moedas aí encontradas serem "seguras", amigos não é minha intenção pôr em causa os verdadeiros e honestos detectoristas e acima de tudo que gostam do detectorismo, atenção há detectoristas que têm "coutos" pessoais, estes "semeiam" moedas falsas e aguardam que caiam umas chuvadas para disfarçar o terreno, de seguida num fim de semana chamam meia dúzia de detectoristas (principalmente principiantes e com bom nome na praça) com a condição de ser uma sociedade ou seja para dividir tudo que encontrem, já estão a ver o filme? vai haver algum desses detectoristas que vai encontrar moedas falsas préviamente enterradas e naturalmente que depois vai defender (ingenuamente) com unhas e dentes a versão que foi moeda desenterrada.

Rui, como sabes e se pode ver pela minha participação por cá, tenho estado muito ausente não só do fórum como do meio numismático, então parece que li num post deste tópico, estou desactualizado acerca das "fabricas e dos operários", logo tens que me actualizar.

Abraço

MensagemEnviado: sexta jan 23, 2015 3:27 am 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am
Palavras sempre sábias!
É mais um desporto que às vezes também usa dopping.

O esquema que referes ainda hoje é objecto de estudo da numismática. Talvez o caso mais famoso seja o tesouro do mar negro, aqui está explicado: http://www.snible.org/coins/black_sea_hoard.html

Mais tarde o também famoso caso "cold feet" e a partir daí um sem número de histórias e relatos, inclusivamente com moeda portuguesa na Índia, etc...

José Alves Escreveu:

Rui, como sabes e se pode ver pela minha participação por cá, tenho estado muito ausente não só do fórum como do meio numismático, então parece que li num post deste tópico, estou desactualizado acerca das "fabricas e dos operários", logo tens que me actualizar.

Abraço

Diagnótico:
Na minha opinião, a crise de 2008 teve parte neste processo. O mercado foi inundado com moedas que estavam guardadas, além disso, com o desemprego, muita gente começou a achar, o que trouxe ainda mais moedas ao mercado, os preços desceram, as margens desceram e o rendimento de quem vivia das moedas desceu, para manter um certo nível de vida creio que foi fácil a introdução de contrafacções no mercado grossista e retalhista. O motivo é puramente comercial, aproveitou de excedente económico causado pela ignorância, ganância, confiança e desconhecimento. A venda de coleccionáveis, vive da exploração de sentimentos e emoções que são necessárias activar no coleccionador. Por vezes basta ser bom e barato para activar essa compulsão.
As pessoas estavam dispostas a pagar apenas se fosse barato e esse buraco na curva entre oferta e procura foi colmatado com mestria. Felizmente até hoje o sucesso da operação é apenas relativo.
-------------------------------------

Bom...essa é a questão do milhão de $...culpados...a minha paixão são mesmo as moedinhas, gosto de comparar e tentar saber sobre elas, boas, réplicas, falsas, verdadeiras, quanto a pessoas, que eu saiba, não se sabe nada, quem comprou mal, quase nunca diz onde comprou, portanto é a mesma pasmaceira de há 3 ou 4 anos. Os culpados prefiro admitir que somos todos nós, ignorância, burla, lucro...a sociedade numismática falhou em certa parte.
Há coisas que não são compatíveis com a transparência, quem ganha papel a sério com as moedas já se devia ter unido para abrir e publicar uma investigação, os que ganham o papel é que deviam lutar pela sopa dos seus filhos, contratem um detective privado, investiguem!
Por falta de acção e transparência, cada leilão desses a sério, cada venda dessas a sério, pode ou não ser mais uma ripada, mas eles gostam assim, dá menos trabalho e a fava só calha a meia dúzia de patos, se reclamarem, nem que se pague, logo se abafa...

Parece que há um jogo de interesses e de encobrimento em cadeia que se sobrepõe à numismática e ao coleccionismo de moedas, portanto nada a fazer, nem há que cobrar aos vendedores e intermediários alguns diga-se, numismaticamente semi-analfabetos sem interesse em evoluir, em ler, em questionar. Temos que nos sujeitar e ir andando ao passo de cada um, respeitando a nossa paixão e o nosso hobby.

Sinceramente, nós que gostamos de comprar, coleccionar ou de brincar às vendas só podemos confiar em nós próprios. Não há uma referência, uma autoridade que se imponha, tal autoridade no coleccionismo de moedas, desapareceu com a morte de Carlos Costa, como antes desapareceu com a morte de Batalha Reis e mais tarde com o desaparecimento do Eng. Gambetta. Em Portugal, neste momento não há ninguém capaz com conhecimento técnico-prático e presença forte no mercado, seja nas compras ou nas vendas. Não há um que se aproveite. Estamos sujeitos ao "diz que disse" e assim vamos continuar. Se eu tiver uma dúvida nesta área, creio que sei a quem me dirigir, o grande problema é que nem toda a gente faz ideia como, onde e quem questionar. As velhas raposas, velhos mestres da numismática prática, gente que já virou muitos frangos, gosta de ser desafiada, gosta de citar leis e explicá-las, gosta de falar de moedas, gosta de questões pertinentes, tem também o seu ego...lição bem estudada e boa bibliografia, é essencial para que todos falemos uma língua unificada.

Há quem diga que existe uma guerra Norte vs Sul entre vendedores, dizem que os do Norte acusam os do Sul como sendo falsários e vice-versa, a verdade é que todos as paparam. :)
Todos são bairristas, é normal, mas em vez de encobrirem, simplesmente é deixarem-se de merdas e organizarem-se contra isto. O grande problema é que os intermediários de falsas também devem ter verdadeiras, e se dão a ganhar, toda a gente abana a cauda, até brigam para mamar :) É assim a lei do mercado numismático e do empresário Tuga, em 1 ano tem que multiplicar o investimento por 10, os outros 30 anos seguintes que se lixem, quando der leite em pó depois vão vender e leiloar chuchas à porta da Alfredo da Costa.

O estado das coisas é mais ou menos este, quase tudo igual desde que te afastaste um pouco, com a diferença de muita gente agora se interessar bem mais, dantes as moedas eram meros objectos, agora felizmente, todas são objecto de pequeno estudo, por este prisma, as "falsas" nem são uma coisa má de todo, obriga a uma reacção. Na verdade as contrafacções para mim são residuais, muito poucas mesmo, o problema é que são moedas caras, talhadas para enganar os Gravatinhas e isso dá mau aspecto, se o Gravatinha que até estudou leva ripada o que será do Chico dos Anzóis...Se vier quinquilharia a 10€, valha-nos são Elói :)

---------------
Por curiosidade:
Não temos qualquer fetiche em atribuir culpas ou fazer julgamentos na praça, o nosso pequeno fetiche é com os grandes artistas, uma espécie de arquinimigos, mas que no fundo para todos nós é uma relação de contemplação e respeito pelo trabalho desenvolvido. Isto sempre existirá, a luta é e será meramente estilística.

Quem tiver 1000€ à mão, pode contactar o amigo Mário Costa, pagando o devido honorário, concerteza ele descobre e produz relatório. :angel:
http://detectivemariocosta.com/

MensagemEnviado: sexta jan 23, 2015 7:38 am 
Desligado
Reinado D.Afonso IV

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
RuiFB Escreveu:
Quem tiver 1000€ à mão, pode contactar o amigo Mário Costa, pagando o devido honorário, concerteza ele descobre e produz relatório.
http://detectivemariocosta.com/

Muito bom! :grinsking: :erofl:

MensagemEnviado: sexta jan 23, 2015 4:00 pm 
Desligado
Reinado D.Filipe II

Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 pm
Pois é meu caro Rui, penso que não é necessário os 1000 euros para o Sr. Costa nem denunciar ninguém à Judiciaria, é tudo uma questão de tempo e bom censo, "o cântaro tantas vezes vai à fonte que um dia lá fica a asa!..."
O coleccionismo é uma área de negócio que tem andado desregulada e por trapalhadas muito idênticos, mas falando de botas, sapatos e calças, tudo material clandestino e contrafeito..., já vi a "ASAE" apreender e transtornar a vida de muita gente.
O pessoal deve ter bom censo, os que andam nesta vida com honestidade e gosto, compreender que o crime não compensa e fazer o natural expurgo.
cumprimentos, :beer:

MensagemEnviado: sábado jan 24, 2015 2:01 pm 
Desligado
Moderador

Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm
Deve de haver sempre sentido critico, e se se constatar e provar que a moeda ou moedas são de origem, então o vendedor sairá com a sua honestidade e seriedade reforçada, e a numismática só ganha com isso, sem ser preciso muitos adjectivos.

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

MensagemEnviado: quinta jan 29, 2015 8:10 pm 
Desligado
Escudinho da II República

Registado: quinta jan 15, 2015 1:21 am
Um pequeno reparo que todos já, devem saber, as moedas falsas de que quer saber , não é fácil detectá-las , nem o próprio Batalha Reis que foi perito em Numismática, de várias casas bancárías, conseguia ter a certeza, ainda pôs em dúvida a 01.01 e uma outra , porque essas corriam paralelamente às legais, e não há a certeza que eu saiba que alguma das que são apresentadas de que tenho 13 imagens diferentes, penso que todas são consideradas legais e nunca foram postas em causa , e as localidades onde elas apareceram, segundo Batalha Reis as que não punha em dúvida eram as do pentalfa. .

É mais fácil detectar as falsificadas . pela composição da liga , pelo tipo de letra , ou pelo adelgaçamento do disco ou ainda o modo de impressão , se fundidas ? que não consegui ter imagem de nenhuma , razão para não dizer que existem, mas se não tiverem 22 % de prata na liga, ou muito aproximado serão falsas. Falsificado foi o Morabino B de Braga, no séc. XIX, mas até esse foi descoberto pois que a moeda base em que foi gravado uma 1/2 coroa de 5.000 réis de D. Luís , não tinha a mesma pureza de ouro que os restantes morabitinos do seu filho, neto, e bisneto.

MensagemEnviado: domingo jul 15, 2018 2:51 pm 
Desligado
Reinado D.Fernando

Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Tópico muito interessante, neste caso abordando uma situação concreta, sobre um tema (falsas, viciadas, réplicas, etc ...) que estava "inactivo" há mais de 3 anos, mas que continua (e continuará, pelos vistos ...) sempre actual. ;)
:green: Para ler e ... reflectir. :chopwood:

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 73 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 ... 4 5 6 7 8 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal