Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: terça dez 11, 2018 12:53 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 73 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4 5 ... 8 Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: segunda jan 19, 2015 8:22 pm 
Desligado
Moderador

Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm
O que eu penso é que este embróglio deve ser tratado com o maior cuidado e da forma mais didática possivel por quem sabe e há muita gente que sabe, não convém melindrar os autores dos tópicos e esclarecer como deve de ser, para que se tenha uma noção do erro cometido e não voltar a escorregar, porque é muito doloroso se se constactar que a moeda não seja genuina, porque se não houver excessos nos comentários estou convencido que haverá mais "moedas" para opinar e o autor ou autores sentir-se-ão com mais há vontade a expôr aqui o seu espólio, estas situações podem acontecer a qualquer um, mas é a minha opinião.

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

MensagemEnviado: segunda jan 19, 2015 8:35 pm 
Desligado
Reinado D.Filipe III

Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am
Estas situações são sempre difíceis para o comprador, pois além da parte monetária está em causa algo pelo qual ansiámos e que nos deu um imenso prazer a adquirir! Eu pela minha parte prefiro saber, mas sou sincero quando assumo que na maioria das vezes que vejo uma moeda falsa aqui no forum prefiro não opinar, pois nem todas são como esta. As que são batidas são muito mais complicadas de garantir se são falsas ou não :(

Há mesmo referências de moedas que nunca poderiam estar no AG, mas é complicado dizer aos compradores frontalmente que a moeda é falsa e depois ter como argumentos que a coroa não pode ser assim, que as letras não têm o ritmo ou tamanho certo, que a legenda não pode ser aquela porque não tem sentido! São estilos que estão errados, mas que por casualidade até poderiam acontecer, mas que na prática sabemos que não são de época! Depois há aquelas que nos levantam os pelos dos braços porque até estão bem feitas, mas vêm com os riscos do costume e a brilhar de terem sido cunhadas ontem! Estas coisas não são taxativas e é difícil estar a levantar confusão quando a prova não é cabal!

O problema é que ou nos arriscamos a queimar tres ou quatro moedas por engano ou permitimos que existam referências no AG a validar moeda falsa! A segunda hipótese não ajuda a numismática, mas permite que os foruns não se tranformem num campo de batalha! É muito complicado.. Em todo o caso a segunda dinastia tem sido muito maltratada nos últimos tempos :(

MensagemEnviado: segunda jan 19, 2015 8:49 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso VI

Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Ao que parece o vendedor é conhecido dos colegas mais antigos aqui do fórum. Se fosse eu que a tivesse vendido inocentemente, primeiro contactava o comprador para lhe propor desfazer o negócio e depois exercia aqui o meu direito de resposta explicando o que se tinha passado.

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

MensagemEnviado: segunda jan 19, 2015 9:30 pm 
Desligado
Senhor Escudo da I República

Registado: quinta mar 22, 2012 9:08 pm
:hammer: Eu andei muitos anos no detectorismo, dei vida a milhares de moedas que fizeram felizes muitos numismatas, eu sei como as moedas saem da terra, sei olhando para o tipo de solo se as moedas estão em bom ou mau estado, desenterrei centenas de latas de conserva, pregos, caricas, latas de sumo e cerveja etc.Andar um dia a cavar, para depois encontrar uma moeda que é queimada num segundo, e acho que ninguem anda a falsificar moedas debaixo do chão. por isso não dou opiniões a não ser na mão, e com mais intervenientes, que poderiam ser muito bem os foristas deste tópico .Falaram em envelhecer uma moeda com acido, façam essa experiencia numa moeda que não tenha interesse para verem o resultado, experimentem a fundir uma moeda como um «dinheiro»e nunca na vida tem moeda.Ao Manuel1953 aguarde e não desanime que ainda vai correr muita agua por baixo das pontes.

MensagemEnviado: segunda jan 19, 2015 9:42 pm 
Desligado
Reinado D.Filipe III

Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am
JOTA DC Escreveu:
:hammer: Eu andei muitos anos no detectorismo, dei vida a milhares de moedas que fizeram felizes muitos numismatas, eu sei como as moedas saem da terra, sei olhando para o tipo de solo se as moedas estão em bom ou mau estado, desenterrei centenas de latas de conserva, pregos, caricas, latas de sumo e cerveja etc.Andar um dia a cavar, para depois encontrar uma moeda que é queimada num segundo, e acho que ninguem anda a falsificar moedas debaixo do chão. por isso não dou opiniões a não ser na mão, e com mais intervenientes, que poderiam ser muito bem os foristas deste tópico .Falaram em envelhecer uma moeda com acido, façam essa experiencia numa moeda que não tenha interesse para verem o resultado, experimentem a fundir uma moeda como um «dinheiro»e nunca na vida tem moeda.Ao Manuel1953 aguarde e não desanime que ainda vai correr muita agua por baixo das pontes.

Não me leve a mal, mas não percebo o que é que o detectorismo tem a ver com esta moeda!! Esta moeda não veio da terra!! Além de tudo o que já foi dito tem o estilo errado!!! Analise as letras e veja se é possível ter um dinheiro assim.. Não há defesa possível para esta.. Eu percebo que tenha sido vitima da inveja de terceiros e se bem me lembro já aqui contou a história. Não foi bonito e é´por isso que é difícil estar a queimar moedas sem certezas, mas esta não há a mínima hipótese de ser verdadeira dê por onde der!! O que resta ao dono dela é tentar devolvê-la ao vendedor..

MensagemEnviado: segunda jan 19, 2015 9:53 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Conjugando o tópico de 2012 com este, fiquei com a sensação de que quer o vendedor quer o comprador estão satisfeitos com o negócio. Até parece que o forista Manuel1953 terá conseguido outro exemplar da mesma fornada, embora em pior estado.
Não há nada como um final feliz. ;)

MensagemEnviado: segunda jan 19, 2015 10:17 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am
Jota DC: Os métodos aqui são puramente irrelevantes, ninguém entende disso e espero que não venham a entender.
Não conheço a sua história, provavelmente foi ao sítio errado. Talvez a Lisboa? O erro do pessoal é ir perguntar coisas às pessoas erradas, a culpa aí é inteiramente sua, opiniões são opiniões...
O detectorismo sempre foi e sempre será utilizado como alibi para passar falsas, como é o usado o alibi da herança, do baú da velhinha, etc, etc.

Pergunto-lhe: Quem faz as falsas que por aí apareceram? Sabe alguma coisa? Se me lembro quando o conheci na Ribeira, o caríssimo é da zona de Almeirim, onde é a oficina, é aí nessa zona, quem a opera? Por favor, ajude no que souber...

MensagemEnviado: segunda jan 19, 2015 11:05 pm 
Desligado
Reinado D.Manuel II

Registado: quinta nov 21, 2013 7:41 pm
Ainda não percebi a intervenção(ou até entendi) do amigo JOTA DC, afinal quem se devia prenunciar seria o vendedor, quererá dizer com isso que a moeda veio de si (outra vez tentar defender as suas obras de arte)?

Quanto ao processo de envelhecimento das moedas. Deixem-se de acidos :D Aquilo é inserido em estrume e regadas em leite, mais as esfregade-las em terra batida e (a maioria bem feitas) passam como verdadeiras, para não falar no metal que é da epoca. Uma jogada de mestre de tirar o chapeu.

MensagemEnviado: terça jan 20, 2015 10:23 am 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am
Neste caso a proveniência da moeda é o sinal vermelho. O Rui esteve na mouche...

MensagemEnviado: terça jan 20, 2015 12:31 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm
Além da felicidade das partes, que haja também felicidade do advogado. A partir daí tudo bem.
Aos restantes, e por estas coisas acabam por regressar ao mercado: muita atenção! Esta moeda (na verdade duas) é falsa.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 73 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4 5 ... 8 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal