Grave D. Fernando Miranda falsificações.

Fale aqui sobre moedas falsas ou viciadas
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11011
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Grave D. Fernando Miranda falsificações.

#1 Mensagem por fernanrei » sábado set 16, 2017 12:27 pm

Caros ilustres, fui à pouco tempo tentado por um exemplar de Miranda do Grave que apresentava um estado de conservação muito interessante. O vendedor depois de contactado por mim refere que está a pedir um valor entre 900 e 1000 euros pela moeda. Por este valor tive que efectuar uma análise possível pelas fotos muito exaustiva mas não fiquei nada convencido, porque considero que nestas moedas a qualidade de cunhagem deve ser muito alta e muito mais na simbologia de referência, como é o caso deste exemplar a lança e o estandarte, o que não confirmo neste exemplar que apresenta uma lança não linear com uma ponta assimétrica,estandarte estranho que não encaixa nos que conheço desta época e que traça toda a face da moeda. Combinei encontro para poder analisar a moeda em mão mas gostaria de ficar mais informado em relação às falsas conhecidas que tenham circulado por cá. Assim sendo, apelo aos ilustres conhecedores deste assunto para que partilhem fotos e informação referente. Cumprimentos

P.S. Peço desculpa por não colocar aqui as fotos mas não quero de forma alguma cometer incongruência que resvale para o ilícito...


"Quod erat demonstrandum"

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: Grave D. Fernando Miranda falsificações.

#2 Mensagem por MCarvalho » sábado set 16, 2017 1:52 pm

Compreendo as reservas e a questão das fotos.
Em mão, poderá ficar com outra ideia da moeda. É importante procurar, além dos traços estilísticos, características do metal que apontem para a sua idade. O bolhão dos graves é fraquito, deverá ter algum aspecto de cristalização à superfície e no bordo.
Objectivamente, nunca vi nenhum grave falso. Aliás, das moedas fernandinas falsificadas que me lembro de ver registadas são uma "espécie" de forte (que é fraquito em termos estilísticos) e um real de prata (letra F).

No real, por exemplo, o aspecto do metal não enganava. Apesar dos originais serem em prata boazita, o que vi parecia cunhado num disco brilhante que fazia lembrar um tostão do séc. XVII.

Posto isto, tudo pode estar certo e a letra (M) ser viciada. Aliás, o que tem sido registado, já há uns anos, são viciações de moeda fernandina, sobretudo quando se trata de casas raras, como Miranda ou Tui.
MCarvalho

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11011
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Grave D. Fernando Miranda falsificações.

#3 Mensagem por fernanrei » sábado set 16, 2017 3:58 pm

MCarvalho Escreveu:Compreendo as reservas e a questão das fotos.
Em mão, poderá ficar com outra ideia da moeda. É importante procurar, além dos traços estilísticos, características do metal que apontem para a sua idade. O bolhão dos graves é fraquito, deverá ter algum aspecto de cristalização à superfície e no bordo.
Objectivamente, nunca vi nenhum grave falso. Aliás, das moedas fernandinas falsificadas que me lembro de ver registadas são uma "espécie" de forte (que é fraquito em termos estilísticos) e um real de prata (letra F).

No real, por exemplo, o aspecto do metal não enganava. Apesar dos originais serem em prata boazita, o que vi parecia cunhado num disco brilhante que fazia lembrar um tostão do séc. XVII.

Posto isto, tudo pode estar certo e a letra (M) ser viciada. Aliás, o que tem sido registado, já há uns anos, são viciações de moeda fernandina, sobretudo quando se trata de casas raras, como Miranda ou Tui.
São também esses os aspectos que vou verificar em mão porque por foto não se consegue alcançar um nível de observação satisfatório. A moeda a meu ver está num MBC+ muito avantajado, o que acha do preço proposto pelo vendedor ??
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Grave D. Fernando Miranda falsificações.

#4 Mensagem por numisiuris » sábado set 16, 2017 9:29 pm

Apareceu esta moeda recentemente no facebook. Deixo a foto:

Imagem

Não sei se se referia a este exemplar, que considero excelente. Pode ver aqui certas características tipológicas existentes nos exemplares de miranda. Lança, castelos, letra monetária. O metal tem óptimo aspecto.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11011
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Grave D. Fernando Miranda falsificações.

#5 Mensagem por fernanrei » domingo set 17, 2017 12:41 am

Não é este exemplar, o que referi está em melhor estado de conservação mas ainda bem que partilhou estas fotos porque sempre dá para comparar alguns pormenores..
"Quod erat demonstrandum"

RubenGMelo
Reinado D.Dinis
Mensagens: 1613
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Re: Grave D. Fernando Miranda falsificações.

#6 Mensagem por RubenGMelo » domingo set 17, 2017 11:35 am

E qual era o preço da moeda iuri? Assim o fernan pode comparar preços!
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

José Almeida
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2275
Registado: quinta mar 13, 2008 1:02 am
Localização: Maia / Porto - Sócio ANP Nº 1976 & Sócio SPN Nº 3592

Re: Grave D. Fernando Miranda falsificações.

#7 Mensagem por José Almeida » domingo set 17, 2017 1:52 pm

Na minha opinião os valores de referência no AG são altos, quer em leilões quer em negócios entre particulares o Grave de Miranda atinge valores bem mais simpáticos.

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Grave D. Fernando Miranda falsificações.

#8 Mensagem por numisiuris » domingo set 17, 2017 2:33 pm

Não faço ideia do preço...

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11011
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Grave D. Fernando Miranda falsificações.

#9 Mensagem por fernanrei » domingo set 17, 2017 10:44 pm

caros ilustres, já verifiquei a moeda presencialmente e fiquei muito surpreendido com o que vi. A moeda de facto apresenta o estado de conservação muito bom mas foi mal limpa e o brilho que apresenta associado ao resto da pátine que não está uniforme, dá um ar de artificial que retira o charme todo. A juntar a isto tudo, é de salientar que se nota muito bem onde estariam as incrustações mais teimosas porque nesses locais apenas resistiu o metal que apresenta o tal brilho excessivo. O vendedor mostrou interesse em discutir o valor que inicialmente estava próximo dos 1000 euros, mas eu fiquei pouco motivado a comprar e acabei por não fazer qualquer tipo de oferta. Mesmo perante os aspectos que roubaram a atractividade da moeda, se o valor rondasse os 500 euros talvez comprasse pela raridade associada....
"Quod erat demonstrandum"

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: Grave D. Fernando Miranda falsificações.

#10 Mensagem por jdickson » domingo set 17, 2017 11:32 pm

José Almeida Escreveu:Na minha opinião os valores de referência no AG são altos, quer em leilões quer em negócios entre particulares o Grave de Miranda atinge valores bem mais simpáticos.
Penso que o AG caminha a largos passos para a irrelevância, no que aos valores das moedas diz respeito.
Tipicamente, os valores dos exemplares da monarquia mecânica em estados superiores, estão subvalorizados e os de moeda batida, estão sobrevalorizados. Enfim... :(

Responder

Voltar para “Falsas ou Viciadas”