carimbos

Fale aqui sobre moedas falsas ou viciadas

Moderador: Moderador de Honra

numisiuris
Reinado D.Manuel I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

carimbos

Mensagempor numisiuris » terça out 10, 2017 4:18 pm

Estas estão agora à venda. A primeira, que me parece ter um carimbo nitidamente falsificado, vai sair no leilão 22 da Daniel Frank Sedwick, a segunda sai no 298 da aureo y calicó e é um caso mais bicudo. Eu não gosto nem do perolado, nem das linhas...
Imagem
upload picture
Imagem
upload picture

numisiuris
Reinado D.Manuel I

Re: carimbos

Mensagempor numisiuris » terça out 10, 2017 9:47 pm

Mais outro. A Aureo y calicó recebeu "boas proveniências". Desta vez no 297. Tem lá dois bons (um deles tem um gp alado, de gp's não percebo nada).

Imagem
image upload

numisiuris
Reinado D.Manuel I

Mensagempor numisiuris » terça out 10, 2017 10:31 pm

Já agora, e como a visita ao sixbid foi frutífera, fica aqui um início de "catálogo" de carimbos de escudete falsificados. Para já 5 punções diferentes. Como estou sempre de olho nestas moedas, irei actualizando à medida que aparecerem.
Imagem

doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

Mensagempor doliveirarod » quarta out 11, 2017 2:16 pm

O sobre Zacatecas me parece bom. Os outros eu não pegaria, estão fora de estilo, assimétricos. Sobre cobre são sempre falsos.
Essas casas não entendem de carimbos portugueses, cansei de ver GPs e coroados falsos vendidos como autênticos por aí...
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

numisiuris
Reinado D.Manuel I

Mensagempor numisiuris » quarta out 11, 2017 5:06 pm

Olá Fabiano! Já ontem me tinham colocado a mesma dúvida. Eu registo a tua opinião, mas continuo a achar o zacatecas falsificado, a não ser que existam para aí cunhos que eu não conheça, o que desde já concedo.

Os três de cima são bons. O de baixo é o dito-cujo:
Imagem
img upload

Repara, a forma do carimbo, em cima, é completamente fora do normal. o contorno do carimbo, por cima dos arcos superiores, estende-se em linha recta, para os lados, ao passo que os originais abaulam, para baixo, na oblíqua. Depois os contornos do perolado. Largos. As pérolas não ficam à medida. A ornamentação do diadema. Parecem pequenas bolas individuais, aglomeradas, em vez de trifólios.As próprias linhas grosseiras do diadema. Os castelos, com aquelas reentrâncias laterais pronunciadas. O próprio campo do escudo, muito mais pequeno. Daí a minha observação. Sei que o padrão de desgaste é excelente. Mas o carimbo não é fundo, como costumam ser. O padrão de desgaste da peça é igual. Será que não foi induzido com um tambor? Ou há para aí cunhos mais toscos, que eu não conheço?

doliveirarod

Mensagempor doliveirarod » quinta out 12, 2017 12:36 am

Esse do Zacatecas tem quem ache bom, fiquei um tanto em dúvida na época, mas eu o considero, na verdade, bem duvidoso.
Quanto a essa matéria dos carimbos, eu sou bem ortodoxo, saiu do padrão do que é considerado autêntico, por indiscutivelmente rastreado e reconhecido, eu não pego. Os que eu tenho não fogem do padrão, nunca peguei nenhum que fugisse.
:thumbupleft:
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169

numisiuris
Reinado D.Manuel I

Mensagempor numisiuris » quinta out 12, 2017 11:28 am

Verdade Fabiano. Na dúvida, controlar os impulsos! :thumbs:

Eu desde que instalei um office novo, já consigo ter acesso ao catálogo VMA. Ontem fui descarregar o reinado de D. Maria II. E é incrível o número de carimbos falsificados que ele lá tem listados. Está um trabalho de excelência!

Curiosamente, encontrei um zacatecas com carimbo exactamente igual, classificado como falsificado.
A que eu tinha postado, em cima, a do VMA, em baixo:
Imagem

O comparativo de cima, com o carimbo indicado como falsificado pelo Mestre VMA, acrescentado no canto inferior direito:
Imagem

doliveirarod

Mensagempor doliveirarod » quinta out 12, 2017 11:03 pm

Pois, esses podem até ser falsificações de época, têm razoável qualidade quando comparados aos mais toscos, até meio circulados aparecem. Mas concordo que não vieram das oficinas reais.
Isso de carimbos é necessário um estudo em todos. Tenho alguns rastreados, ia escrever um post e tudo... Mas com a queda do meu alojamento de imagens, estou terminando de levantar todas as minhas fotos e tomando coragem para consertar o que está quebrado e voltar a postar como antes... Chego lá...

numisiuris
Reinado D.Manuel I

Mensagempor numisiuris » sexta out 13, 2017 7:51 am

:thumbs: força nesse post! Faz sentido que possam ser falsos de época. Talvez possa daí vir o desgaste.

Voltar para “Falsas ou Viciadas”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes