Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: terça jul 17, 2018 3:26 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 18 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2
Autor Mensagem
MensagemEnviado: sábado dez 09, 2017 12:37 pm 
Desligado
Sou só um euro caloiro

Registado: sábado dez 09, 2017 12:21 pm
Esta moeda, apesar de ser inédita, e apesar de ter diversas fotos como apresentou, é seguramente autêntica.
Estou absolutamente seguro e se não subir muito vou tentar comprar.
Pelo que se vê nas fotos a moeda não tem nada que indicie falsificação, antes pelo contrário, tem seguramente vestígios e características de antiguidade.
Quanto á leiloeira não conheço, mas pelas referências que tirei é uma das mais conceituadas em moeda antiga.
Ora os técnicos que estão preparados para detetar vestígios de autenticidade em moedas c mais de 2.000 anos, seguramente que terão facilidade em verificar quando os vestígios de 900 anos não se encontram na moeda.
Nós os interessados procuramos aprofundar o nosso conhecimento por métodos comparativos, analisando o estilo e outras vertentes, mas muita vês erramos na nossa análise pq não temos conhecimento de tudo o que foi cunhado na época. A única forma segura para garantir a autenticidade de uma moeda é pela análise técnica da moeda, o seu metal, os seus vestígios, as sua componentes. E neste capítulo certamente que esta leiloeira pelas informações que tirei, tem técnicos capazes de fazer essa análise técnica eficaz.

MensagemEnviado: sábado dez 09, 2017 4:49 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm
Cognoscere Escreveu:
Esta moeda, apesar de ser inédita, e apesar de ter diversas fotos como apresentou, é seguramente autêntica.
Estou absolutamente seguro e se não subir muito vou tentar comprar.
Pelo que se vê nas fotos a moeda não tem nada que indicie falsificação, antes pelo contrário, tem seguramente vestígios e características de antiguidade.
Quanto á leiloeira não conheço, mas pelas referências que tirei é uma das mais conceituadas em moeda antiga.
Ora os técnicos que estão preparados para detetar vestígios de autenticidade em moedas c mais de 2.000 anos, seguramente que terão facilidade em verificar quando os vestígios de 900 anos não se encontram na moeda.
Nós os interessados procuramos aprofundar o nosso conhecimento por métodos comparativos, analisando o estilo e outras vertentes, mas muita vês erramos na nossa análise pq não temos conhecimento de tudo o que foi cunhado na época. A única forma segura para garantir a autenticidade de uma moeda é pela análise técnica da moeda, o seu metal, os seus vestígios, as sua componentes. E neste capítulo certamente que esta leiloeira pelas informações que tirei, tem técnicos capazes de fazer essa análise técnica eficaz.

Caro amigo, o dinheiro é seu.
No entanto, independentemente das avaliações baseadas no estilo, que é o que tem sido discutido neste tópico, chamo-lhe a atenção para 2 aspectos:
1- Há inúmeros casos de moedas falsas vendidas por casas conceituadas e que, mais tarde, o reconhecem elas próprias ou esse facto acaba por ser evidenciado por outros meios, de forma in-dis-cu-tí-vel. Portanto, o argumento da leiloeira ser ou não conceituada cai por terra.
2- A análise técnica falha quando o metal usado é de época.
Cumprimentos

MensagemEnviado: sábado dez 09, 2017 6:02 pm 
Desligado
Sou só um euro caloiro

Registado: sábado dez 09, 2017 12:21 pm
Sr Dickson,
Com todo o respeito que tenho pelo seu conhecimento informo-o de o seguinte:
1- De facto muitas leiloeiras conceituadas cometem erros e vendem moedas falsas de vez em quando. Mas o que lhe posso garantir é que este tipo de leiloeiras especializadas em moeda antiga têm peritos que sabem analizar moedas com 2.000 anos, peritos esses que conseguem avaliar os níveis de cristalização e vestígios de chumbo atraidos pela moeda no longo período em que esteve enterrada. Quem está habituado a lidar c moeda antiga tem muito mais sensibilidade para este tipo de moedas, neste caso com cerca de 900 anos.
2- Mesmo que as moedas sejam recunhadas sobre metal da época perde muito das suas propriedades originais quando é sujeita a calor ou ao próprio trauma da pancada induzida na cunhagem recente. Quero com isto dizer que as propriedades de uma moeda autêntica são difrentes das propriedades de uma moeda cunhada nos dias de hoje sobre metal da época.
3- Esta leiloeira em questão tem dois sócios que fazem parte do comité de deteção de moedas falsas mundial. Ou seja sempre que há uma dúvida sobre uma moeda antiga este comité reúne , estudam e pronunciam-se, e a sua devisão tem efeito sobre 90 % dos comerciantes e entidades e associações numismáticas no mundo inteiro.
Pela análise que fiz das fotos a moeda é 100% autêntica.

MensagemEnviado: sábado dez 09, 2017 9:41 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso VI

Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am
Cognoscere Escreveu:
Sr Dickson,
Com todo o respeito que tenho pelo seu conhecimento informo-o de o seguinte:
1- De facto muitas leiloeiras conceituadas cometem erros e vendem moedas falsas de vez em quando. Mas o que lhe posso garantir é que este tipo de leiloeiras especializadas em moeda antiga têm peritos que sabem analizar moedas com 2.000 anos, peritos esses que conseguem avaliar os níveis de cristalização e vestígios de chumbo atraidos pela moeda no longo período em que esteve enterrada. Quem está habituado a lidar c moeda antiga tem muito mais sensibilidade para este tipo de moedas, neste caso com cerca de 900 anos.
2- Mesmo que as moedas sejam recunhadas sobre metal da época perde muito das suas propriedades originais quando é sujeita a calor ou ao próprio trauma da pancada induzida na cunhagem recente. Quero com isto dizer que as propriedades de uma moeda autêntica são difrentes das propriedades de uma moeda cunhada nos dias de hoje sobre metal da época.
3- Esta leiloeira em questão tem dois sócios que fazem parte do comité de deteção de moedas falsas mundial. Ou seja sempre que há uma dúvida sobre uma moeda antiga este comité reúne , estudam e pronunciam-se, e a sua devisão tem efeito sobre 90 % dos comerciantes e entidades e associações numismáticas no mundo inteiro.
Pela análise que fiz das fotos a moeda é 100% autêntica.

Só assim por acaso não será o dono da moeda?

MensagemEnviado: sábado dez 09, 2017 10:30 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso IV

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
Pedro, eu tinha visto o desenvolvimento há pouco, mas estava numa feira de minerais. Curiosamente, pelo que tinha lido, estava a pensar fazer uma abordagem semelhante, mas sempre mais confusa, que eu agora parece que falo de modo a que ninguém me entenda...

Caro cognoscere, antes de mais, bem vindo ao fórum. Apresente-se na secção respectiva, temos todo o gosto em acolhê-lo.

Quanto aos seus argumentos, posso-lhe dizer que até desconfio quem tenha dado côr à moeda. Sabe que os leiloeiros e as leiloeiras nem sempre são idóneos e, quando o são, também se enganam. Acredite que nenhuma leiloeira faz análises profundas ao metal de todas as moedas que apresenta a leilão. E acredite que é raro o leilão em que não existe pelo menos uma peça falsa ou falsificada, ainda que em leiloeiras de renome.

Quanto aos seus argumentos, porque é disso que se trata sempre quando se analisa a autenticidade de uma peça, retenho o seguinte:

*A análise técnica da moeda, por fotos, inspira-lhe confiança. E sobretudo inspira-lhe confiança a putativa análise levada a cabo pela leiloeira.

Quanto a isto, posso-lhe dizer, com certezas absolutas, que todos os vestígios no metal foram criados (patine do deserto> patine "à químico">foto leitosa). E, quanto ao aspecto do metal, o único que se retira, seja pelas rachas bem fendidas no bordo do disco, seja pela impressão vincada de certos relevos, é de que se trata de uma moeda batida. Mais, duvido que alguém possa adiantar. Acresce o argumento do Jdickson, que é perfeitamente válido e bem explanado. Estou convencidíssimo que se batem dinheiros falsificados sobre discos de época. Tenho um que, no xrf, foi o único a não evidenciar um componente que todos os outros dinheiros que analisei evidenciaram. Ainda assim, o espectro é de época, sim, e o aspecto do disco também. Depois há lá uma pedra (não um cristal) incrustada na superfície do metal e que só se vê ao microscópio. E as dendrites pouco provam. Há dúvidas e boatos e rumores, porque às vezes isto é mais uma questão de manter as aparências e convencer o público por via da demagogia do que outra coisa qualquer. Adiante se fará um estudo sério sobre ele...

*Retive também que este tipo monetário seria inédito.

Não é. Apareceu um outro, um ano antes, também com uma "estrelinha", oportunamente detectado pelo euoutravez. Segue foto dele caso não o conheça e até caso o pretenda adquirir para a sua colecção:
Imagem

É um facto que durante mil anos não apareceu nenhum e que apareceram dois nos últimos dois anos (com a estrelinha). Mas quanto ao dinheiro em causa no post, aconselho-o, a título meramente exemplificativo, a comparar o "S" com outros dinheiros de D.Afonso Henriques. Não compare com dinheiros do Conde Raimundo de Toulouse nem com moedas de D. Fernando batidas em Castela, porque pode ser induzido em erro caso não tenha o olho treinado.

No demais, se o quiser comprar ou se pretender estimular a sua compra, eu apenas não recomendo.

Cumprimentos

MensagemEnviado: domingo dez 10, 2017 7:27 am 
Desligado
Reinado D.Afonso IV

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
numisiuris Escreveu:
RuiFB Escreveu:
Também vi ontem no Sixbid, é uma das mesmas de sempre. Vá lá, esta pelo menos não tem caixão como a outra.

Esta apareceu no mercado há cerca de um ano Rui, mas nunca foi mostrada em fóruns. A outra, também com estrelinha, mas de cunho diferente, apareceu há dois. Aquela de que falas, que penso que terá uma estrela de seis pontas, é muito recente. Começa a ficar perigoso, sabes? É que começa a aparecer apenas um cunho. Já devem ter percebido que a introdução de várias do mesmo cunho não dá em nada. Ainda assim, os velhos pentalfas fundidos continuam a "passar-se". Esta é batida, o aspecto do disco não me deixa dúvidas disso.

Fazendo uma rectificação, o cunho é exactamente o mesmo. As "voltas" na imagem até a mim me confundiram. Não há é caixão em nenhuma, ao que sei.

Poder-se-á ir para a tese de que aparece a nova variante inédita saída na terra, se faz uma fundição, se lança no mercado essa fundição e, passado algum tempo, se lança no mercado a original. Muito francamente, não acredito na tese. E, sobretudo, nunca defenderia a tese para justificar que "sou eu que sei mais", nem me coibiria de ensinar quem quer que seja sob o pretexto de que, assim, essa pessoa ficaria a saber mais que eu. Acredito na exponenciação do conhecimento. Profundamente. E acredito que a circulação das ideias traz sempre algo melhor, conquanto se persiga cada vez mais "o santo graal", ainda que se saiba que ele nunca será alcançavel. E parece-me que é isso a ciência. E parece-me que foi daí que vieram todos os aperfeiçoamentos do conhecimento. No que toca a opiniões pessoais, já justificadas noutras sedes, para mim aqueles espadins são todos falsificados, sem excepção e os espadas retrógrados também (inclusive o do museu do dinheiro, que não é retrógrado mas tem o mesmo cunho de um dos lados) e os escudos clássicos de cruz fina e estrelas esquisitas também e os "Sanchos II's especiais" também e os báculos da Spink também e os hexalfas todos também e a maioria dos pentalfas também e os CO's também, etc.. Acho que todos por aqui vamos falhando de quando em vez, num ou noutro pormenor. Mas se por aqui andássemos todos juntos, com honestidade intelectual, dando o braço à palmatória quando é necessário e não caindo na tentação da demagogia para criar mitos, estávamos todos mais seguros. Porque todos nós trazemos valor acrescentado a este fórum. Acho que estamos relativamente seguros, ainda assim. Sempre que as fotos aparecem, elas vão-se detectando e vão ficando rastreadas para quem queira ter acesso à informação. Não acho que, para quem não estude profundamente, seja justo prémio o de comprar falsificações. Uma falsificação é só um crime. Ter dinheiro e comprar sem estudar, para mim, nunca o será. É uma circunstância da vida, tão só. Não fico chateado quando alguém compra uma moeda cara que eu não posso comprar. E há muitas, mesmo muitas, que eu não posso comprar e bem queria ter. Não sou eu que tenho que me assegurar de que o produto na prateleira do supermercado não está fora de prazo, pela análise exaustiva do rótulo da embalagem. É o supermercado que tem que me assegurar esse facto a priori. É o meu entendimento e continuarei a lutar por ele. Considerar outra ordem de valores, para mim, é só truncar a lógica da lealdade, da correcção e da integridade. Não existe nada perfeito no mundo, mas de cada vez que se compactua com o que é imperfeito, o mundo só fica pior. Pessoalmente, prefiro um mundo de hipermercados e mercearias reguladas a um mundo feito só de mercearias desreguladas. Os melhores exemplos do progresso apontam-nos esse primeiro mundo e não o segundo. Há espaço para mercearias e para hipermercados. O hipermercado tem que ter reguladores. A mercearia também. E este fórum tem sido o melhor regulador que pode existir. Agradeço, pois, a todos os que aqui partilharam desinteressadamente o seu conhecimento, estimularam o gosto pela numismática e fizeram com que todos nós soubessemos mais um pouco a cada dia que passa.

Imagem

MensagemEnviado: domingo dez 10, 2017 5:58 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
Eu não a comprava e mais não digo :think:

MensagemEnviado: domingo dez 10, 2017 7:24 pm 
Desligado
Reinado D.Filipe I

Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm
Se existe coisa que aprendi na numismática é que em caso de dúvida não compre! Esta máxima sigo apartir da primeira e única vez que fui enganado! Isso já me permitiu passar ao lado de alguns barretes mas tb é verdade que já perdi alguns bons negócios, por achar serem bons demais!

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 18 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal