Teste do íman nas Romanas é eficaz?

Fale aqui sobre moedas falsas ou viciadas
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11031
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Teste do íman nas Romanas é eficaz?

#1 Mensagem por fernanrei » sábado jan 27, 2018 11:18 pm

Caros ilustres, existe a mínima possibilidade de algumas moedas romanas serem atraídas pelo íman? No meio das minhas supostas cópias bárbaras, encontrei um exemplar que padece de uma ligeira atracção ao íman, por isso pergunto, será eficaz o teste do íman nas romanas? Nessa época, a contaminação das ligas era quase certa, julgo que seria difícil não aparecer metais indesejados, principalmente o ferro, mas se calhar já estou a entrar no campo da especulação :D . Algum dos ilustres já passou pela mesma experiência ? :think:


"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Teste do íman nas Romanas é eficaz?

#2 Mensagem por numisiuris » domingo jan 28, 2018 12:01 pm

Fernando, não percebo nada de Romanas. Mas se falas de uma imitação bárbara, falas de uma "falsa da época", com circulação tolerada, é certo, mas ainda assim falsa. O que te posso dizer é que em algumas falsas da época medievais que tenho analisado tenho encontrado quantidades significativas de ferro, por vezes na ordem dos 5%. Não sei se isso será significativo para atrair o íman, nem sei que correlação existirá...

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11031
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Teste do íman nas Romanas é eficaz?

#3 Mensagem por fernanrei » domingo jan 28, 2018 2:53 pm

numisiuris Escreveu:Fernando, não percebo nada de Romanas. Mas se falas de uma imitação bárbara, falas de uma "falsa da época", com circulação tolerada, é certo, mas ainda assim falsa. O que te posso dizer é que em algumas falsas da época medievais que tenho analisado tenho encontrado quantidades significativas de ferro, por vezes na ordem dos 5%. Não sei se isso será significativo para atrair o íman, nem sei que correlação existirá...
Amigo Iuri era essa a resposta que eu estava à espera, tinha a suspeita mas certezas nenhumas. Acredito que mesmo em moedas de cunhagem oficial pudesse aparecer quantidades de ferro em quantidade inferior, dado os problemas que a fundição nessa época acarretava. A atracção é muito pouca e só mesmo com alguma atenção podemos reparar nesse pormenor. :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “Falsas ou Viciadas”