Cópias do Balsemão, bom conhecer...

Fale aqui sobre moedas falsas ou viciadas

Moderador: Moderador de Honra

Nascimento
Reinado D.Sancho I
Registado: domingo set 09, 2007 5:07 pm

Re: Cópias do Balsemão, bom conhecer...

Mensagempor Nascimento » sexta nov 19, 2010 3:21 pm

"...Em limite é um bom copiador, mas isso é o que dizemos das cópias de boa qualidade chinesas."
"....O que ele faz e o que os chinocas fazem é a mesma coisa, apenas umas são de fabrico artesanal e as outras de fabrico industrial"

.....inteiramente de acordo Paulo!... :claps: :claps: :claps:
Nascimento

xandilm
Reinado D.João VI
Registado: segunda mai 24, 2010 10:17 pm

Mensagempor xandilm » sexta nov 19, 2010 3:56 pm

Eu sou admirador e colecionador do trabalho do Sr. Balsemão... gosto não se discute, respeito a opinião de todos, e peço que respeitem meu gosto rsrsrs

A principal diferença em termos "artísticos" do Sr. Balsemão para os chineses, é que os chineses "de posse" de uma peça copiam o cunho, e replicam em cadeia industrial. O Sr. Balsemão "cria" de forma artesanal inclusive o cunho. Podem reparar que as peças do Sr. Balsemão não são replicas exatas, muitas diferem o tamanho, ou tem traços diferentes das autenticas, sendo facilmente identificadas, mesmo sem reparar o "B" que ele costumava empregar em suas peças.
Vejam esse 400 reis 1899 e comparem com uma autentica, é bem diferente:
Imagem
Imagem
Algumas tem empregado a escrita "balsemão", caso da replica da peça da coroação:
Imagem
Imagem

Paul Gerritsen Plaggert
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta fev 01, 2008 3:44 am

Mensagempor Paul Gerritsen Plaggert » sexta nov 19, 2010 5:40 pm

Feitas a mão ou em escala industrial, o resultado final é sempre o mesmo: uma cópia. Nada mais.
PECVNiA NON OLET

MCarvalho
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Mensagempor MCarvalho » sexta nov 19, 2010 5:48 pm

Sinceramente, continuo a não ver enquanto nenhum nessas peças. Nem me parecem assim tão delicadas ou artísticas... mas enfim, como se costuma dizer "gostos não se discutem", embora o meu lema seja "gostos educam-se", as preferências é que já não sei... e ainda assim, há malta na cadeia porque o juiz não foi na conversa de discutir os seus "gostos"...
MCarvalho

DanteD
Registado: quarta mar 04, 2009 7:23 pm
Contacto:

Mensagempor DanteD » sexta nov 19, 2010 6:10 pm

MCarvalho Escreveu:Sinceramente, continuo a não ver enquanto nenhum nessas peças. Nem me parecem assim tão delicadas ou artísticas... mas enfim, como se costuma dizer "gostos não se discutem", embora o meu lema seja "gostos educam-se", as preferências é que já não sei... e ainda assim, há malta na cadeia porque o juiz não foi na conversa de discutir os seus "gostos"...

disse tudo!

rodrigoleite
Registado: terça jul 21, 2009 12:55 am

Mensagempor rodrigoleite » sexta nov 19, 2010 7:02 pm

DanteD Escreveu:
MCarvalho Escreveu:Sinceramente, continuo a não ver enquanto nenhum nessas peças. Nem me parecem assim tão delicadas ou artísticas... mas enfim, como se costuma dizer "gostos não se discutem", embora o meu lema seja "gostos educam-se", as preferências é que já não sei... e ainda assim, há malta na cadeia porque o juiz não foi na conversa de discutir os seus "gostos"...

disse tudo!

Perfeito.
Como já disse, o Balsemão prestaria um melhor serviço à numismática se ficasse somente no campo da medalhas!

Esse tópico aqui sempre ressurge das cinzas!
Rodrigo Leite

Scientia nvmismatica ad omnivm gentivm.

Paul Gerritsen Plaggert
Registado: sexta fev 01, 2008 3:44 am

Mensagempor Paul Gerritsen Plaggert » sexta nov 19, 2010 9:02 pm

Ele nunca acaba....
PECVNiA NON OLET

Luiz Felipe B. Lobo
Reinado D.Carlos
Registado: domingo mar 25, 2012 11:22 pm

Mensagempor Luiz Felipe B. Lobo » quarta mai 09, 2012 2:08 am

Por mim o Balsemão tanto pode destruir qqr coisa que seja dele ( mesmo que tenha 2 mil anos ) quanto pode se atirar da Ponte Rio Niterói ou da 25 de Abril ( se nesta, de preferência no inverno ). O que penso ser uma grande sacanagem é colocar estas porcarias falsas no mercado com argumentinhos eufemísticos e marquinhas apostas de modo tal que com um bafo se vão. Mais cedo ou mais tarde estas coisas acabam por se desprender da origem e aí... Conheço pelo menos 3 pessoas que já se estreparam por conta das "artes" do Balsemão. Lembro aquí que nem todo artista é um falsificador, mas que todo bom falsificador é também um artista.

victor brasil
Reinado D.João II
Registado: quinta fev 02, 2012 2:43 pm

Mensagempor victor brasil » quarta mai 09, 2012 2:55 am

tenho algumas peças do balsemão. gosto muito do trabalho dele, existe ate um catalogo de suas peças de 2005 com os ensaios replicas e madalhas.
seguem alguns exemplos
1000 reis Maria I s/ disco proprio de bz/al e um III florins s/ 2 cruzeiros 1950 bz/al
omiti o telefone da moeda de 3 florins, uma vez que nao tenho autorização direta do gravador para publicar.
Imagem
Replica, se fosse boa, seria a peça original. Evite.

antoniodigigov
Sou só um euro caloiro
Registado: quinta jul 26, 2012 1:28 am

Mensagempor antoniodigigov » terça nov 11, 2014 10:25 pm

É MUITO FÁCIL FICAR AQUI DEFENDENDO UMA PESSOA PORQUE SEJA FAMOSO.
.
Explico...Eu faço FEIRAS DE NUMISMÁTICA nas escolas , e , dentre os jovens que tenho o prazer de dizer que os iniciei na numismática , já são vários , apo longo .
.
dos anos que lamentavelmente abandonaram a numismática POR CAUSA DE COMPRAS DE FALSIFICAÇÕES E RÉPLICAS !!!!!!!
.
Explico (2)....Para mim , ou mesmo para voce , que APRENDEMOS A NÃO CONFIAR SOMENTE NOS OLHOS OU MÃOS , fica muito fácil com a experiencia e tecnologia de testes à nossa disposição , de REALMENTE IDENTIFICAR UMA FALSIFICAÇÃO , por melhor que seja.....
.
E mesmo assim , lamento dizer , as vezes fico em dúvida..... QUE DIRÁ ENTÃO , UM JOVEM INEXPERIENTE QUE SACA SUA POUPANÇA PARA COMPRAR UMA PORCARIA DESSAS !!!!!!....e depois descobre que FOI ENGANADO , SIM !!!! .....ENGANADO , SIM !!!!imagine-se a si próprio nessa hora horrorosa , TODA A MAGIA E ENCANTO DA NUMISMÁTICA SE FOI , SE FOI !!!!!!
.
Fomos atráz do vendedor da FALSIFICAÇÃO , mas ele só tinha a metade do dinheiro , R$ 1800,00 , provenientes da venda de uma replica de 100 reis 1872!!!
.
Nos informou que comprou de quem comprou de quem comprou do Balsemão.....até aí , se é verdade ou não , não importa mais...O ESTRAGO ESTÁ FEITO !!
.
.....UM JOVEM NUMISMATA , APAIXONADO PELA HISTÓRIA DO BRASIL , DEIXOU A NUMISMÁTICA DEVIDO À ESSA ""ARTE DE BALSEMÃO"""
.
E isso numa réplica perfeita de 100 reis de 1872 , niquel (só descobri a sacanagem de 1871 para 1872 aplicando vários ácidos , quando o "1" apareceu por tráz do 2,
.
Quanto ao 960 reis 1809 b (de balsemão) acho que já seja o oitavo que já vi...nesse momento , está a venda um no site todaoferta
.
Abraços Numismáticos a todos.. antoniodigigov@hotmail.com

Voltar para “Falsas ou Viciadas”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes