Cópias do Balsemão, bom conhecer...

Fale aqui sobre moedas falsas ou viciadas

Moderador: Moderador de Honra

rodrigoleite
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça jul 21, 2009 12:55 am

Re: Cópias do Balsemão, bom conhecer...

Mensagempor rodrigoleite » quinta nov 18, 2010 2:48 pm

Paulo alex Escreveu:ate agora ainda nao consegui entender
se sao copias feitas por chineses todos sao contra
incluso alguns foristas tem como assinatura
mensagens contra as falsificacoes dos chineses
mas como este senhor nao e chines
ja vira artista
desculpem as minhas palavras
mas este senhor para mim e exactamente como os chineses
um falsificador de baixa categoria exactamente como os chineses
de artista nao tem nada pois se ele e artista os chineses seram algo muito superior
pois foram os primeiros a comecar este ciclo de falsificacoes
e agora ainda temos colegas que compram moedas a este falsificar
ONDE SERA QUE ISTO VAI PARAR

O Sr. Balsemão não costuma vender suas réplicas, ele as presenteia a amigos. Portanto não há lucro, diferentemente dos chineses. Acho que aí reside a diferença, não podemos chamar Prober de falsificador só porque mandou fazer 500 cópias de um XII Florins e colocou nos seus livros.
Rodrigo Leite

Scientia nvmismatica ad omnivm gentivm.

rodrigoleite

Mensagempor rodrigoleite » quinta nov 18, 2010 2:51 pm

DanteD Escreveu:artista por artista, o mundo anda cheio deles...prefiro os que tem criatividade de criar algo inédito, não os que copiam...quanto a coleção,cada um coleciona o que quer... eu tenho certeza que se um dia precisar vender minha coleção de moedas VERDADEIRAS, pego uns bons cobres nelas... estes que colecionam réplicas, se precisarem fazer o mesmo, com sorte pegam o peso do metal....., além do que, isto não tem valor nenhum, nem histórico, nem numismático. é coisa de gente desinformada, sem cultura e que se acha "experta"...com figurinhas , cromos, ou até tampas de garrafas, teriam mais retorno.

Eu não compraria as réplicas do Balsemão, embora, se tivesse oportunidade, compraria uma de suas medalhas, ele é excelente gravador.
Exatamente isso, se querter uma coleção completa que colecione figurinhas.
Rodrigo Leite

DanteD
Registado: quarta mar 04, 2009 7:23 pm
Contacto:

Mensagempor DanteD » quinta nov 18, 2010 3:04 pm

rodrigoleite Escreveu:
ja vira artista
de artista nao tem nada pois se ele e artista os chineses seram algo muito superior

O Sr. Balsemão não costuma vender suas réplicas, ele as presenteia a amigos. Portanto não há lucro, diferentemente dos chineses. Acho que aí reside a diferença, não podemos chamar Prober de falsificador só porque mandou fazer 500 cópias de um XII Florins e colocou nos seus livros.

bem rodrigo..mas aqui mesmo neste tópico tem um que disse que acabou de comprar umas pçs do balsemão....qual as possibilidades desta pç sair por aí no mercado numismático???....

xandilm
Reinado D.João VI
Registado: segunda mai 24, 2010 10:17 pm

Mensagempor xandilm » quinta nov 18, 2010 5:44 pm

Contribuindo:

cada um coleciona aquilo que quer... tenho minha coleção de autenticas (ontem mesmo postei uma maravilha que acabei por adquirir 960 reis 1827 sobre carimbo de minas), tenho minha coleção de réplicas de peças famosas e sou vendedor de peças autenticas e replicas (não dependo disso, mas mantenho o passatempo)...

O Sr Balsemão não vendia, "presenteva" conforme foi citado... porém alguns "presenteados" se desfizeram do presente. Caso das peças que adquiri... adquiri junto a um numismata do RJ, que diz ter elas há tempos, presente do Prober.

Falando em Prober, alguém tem imagem dos Florins que ele reproduziu? Adquiri uma peça a peso de ouro por esses dias, e queria saber se é uma delas.

doliveirarod
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

Mensagempor doliveirarod » quinta nov 18, 2010 6:04 pm

Falando em Prober, alguém tem imagem dos Florins que ele reproduziu? Adquiri uma peça a peso de ouro por esses dias, e queria saber se é uma delas.

Essas cópias do Prober são em alumínio, e de qualidade não muito boa, são cópias evidentes.

Sei que cada um coleciona o que quer e discutir isso é besteira, mas eu não entendo como alguém prefere gastar dinheiro com falsificações sem valor ao invés de comprar uma peça autêntica com esse $...

Bom, quem quiser que queime seu dinheiro, eu não faço.

Um recunho curioso que me foi oferecido, é um 960 reis 1816-M cunhado sobre um 500 reis de 1907:

Essa é evidentemente uma "medalha", pois terá um tamanho e peso tal que impossível enganar alguém, de maneira que não se trata de uma falsificação propriamente dita. O que não gosto é o fato dessas peças serem feitas encima de algumas moedas autênticas e com certo valor, bem colecionáveis. :(
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

rodrigoleite

Mensagempor rodrigoleite » quinta nov 18, 2010 6:29 pm

DanteD Escreveu:
rodrigoleite Escreveu:
ja vira artista

bem rodrigo..mas aqui mesmo neste tópico tem um que disse que acabou de comprar umas pçs do balsemão....qual as possibilidades desta pç sair por aí no mercado numismático???....

Esse é o mal das réplicas do Balsemão, qualquer um pode apagar aquele B, e vender como verdadeira...
Reforçando a minha opinião: acho um mal negócio investir nessas cópias do Balsemão, e sou contra às suas réplicas, mas não acho que ele deva ser comparado aos chineses, isso é uma injustiça!
Rodrigo Leite

DanteD
Registado: quarta mar 04, 2009 7:23 pm
Contacto:

Mensagempor DanteD » quinta nov 18, 2010 6:53 pm

Rodrigo, o balsemão não é igual aos chineses, mas o serviço que ele presta a numismática é similar.

SANCHO
Reinado D.Dinis
Registado: terça abr 29, 2008 12:12 am

Mensagempor SANCHO » quinta nov 18, 2010 11:20 pm

Eu só acho que o "B" é muito pequenino...........

Paul Gerritsen Plaggert
Registado: sexta fev 01, 2008 3:44 am

Mensagempor Paul Gerritsen Plaggert » sexta nov 19, 2010 10:27 am

Concordo com o Dante: ele "presenteia", depois alguém vai lá e vende como verdadeira, apagando o pequeno B. Sabemos que o mercado está cheio desse tipo de comerciante e que isso somente alimenta esse ciclo. E continuo a concordar: o mesmo vale para o mercado das réplicas. Sempre haverá um espertinho que depois irá vendê-las como verdadeiras...
PECVNiA NON OLET

palves
Reinado D.Afonso II
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Mensagempor palves » sexta nov 19, 2010 10:50 am

Não percebo esta discussão...

Se eu pintasse uns picassos de boa qualidade e colocasse um pequeno "P" no canto eu não seria considerado um artista, mas sim um copiador, um fazedor de réplicas, etc. E no caso de eu ser um artista conceituado, nunca o faria porque a minha reputação pura e simplesmente desaparecia. O copiar uma obra de arte não confere a classificação de artista, seja moedas, seja quadros seja o que for.

Há uma grande diferença entre o artista que desenhou o cruzado, ou o português ou qualquer outra moeda bonita e uma pessoa qualquer que as copia. Os primeiros têm mérito, os segundos são pessoas sem originalidade e sem qualquer capacidade criativa naquele campo, ainda que a tenham noutros campos.

Compreendo que pessoas conheçam o Balsemão e que ele seja boa pessoa, honesta, etc. mas não pode ter qualquer mérito por replicar moedas, que o tenha como desenhador de medalhas de autoria própria ou qualquer outra coisa, mas não como copiador onde apenas demonstra a sua incapacidade criativa. Em limite é um bom copiador, mas isso é o que dizemos das cópias de boa qualidade chinesas.

O que ele faz e o que os chinocas fazem é a mesma coisa, apenas umas são de fabrico artesanal e as outras de fabrico industrial.

Mais, desculpem mas nada de me garante que quem faz cópia com letras de réplica também não o faz sem letra. Chamem-me desconfiado, mas é um direito que eu tenho e quem copia ganha o direito de ser criticado, sem que com isso ganhe o mérito de ser reconhecido.

Nem sequer comento o trucidar de moedas genuínas centenárias com carimbos falsos.

Para terminar, por uma marca "B" não pode ser um livre trânsito para que se esqueça que não é uma obra original e para que copiar passe a ser arte.

PA

Voltar para “Falsas ou Viciadas”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante