Identificando a cópia chinesa

Fale aqui sobre moedas falsas ou viciadas
Mensagem
Autor
MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: Identificando a cópia chinesa

#81 Mensagem por MCarvalho » sábado ago 27, 2011 4:41 pm

O táler é uma recunhagem moderna muito comum, não é obviamente original, mas também não é, tecnicamente, uma falsificação, é a tal recunhagem moderna. Têm sido feitas assim desde o final do século XVIII.

A pátina também não me parece assim tão estranha.

Aqui há mais informações sobre essas recunhagens.


MCarvalho

Avatar do Utilizador
Augusto Mouta
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 862
Registado: quinta ago 07, 2008 9:54 pm

Re: Identificando a cópia chinesa

#82 Mensagem por Augusto Mouta » quinta set 01, 2011 3:40 pm

alcaide Escreveu:Olá, comprei esta moeda há cerca de um ano, comprei como tendo 3000 anos.
Pelo que tenho lido aqui parece-me falsa, principalmente pelo rebordo interior.
Podem confirmar sff?

Imagem
Boa tarde
Esta moeda é aparentemente autêntica, mas nem é chinesa nem tão antiga como isso.
Essa sapeca é Japonesa. Trata-se de uma moeda muito comum, do tipo Kuan Ei Tsu Ho. Para determinatr o valor (1 ou 4 Mon, que era a antiga unidade monetária do Japão) teria de ser verificado o reverso. Para além disso, parece-me que a cor da oxidação não está fielmente reproduzida- pode dizer-nos se assim é?
Anverso: Kuan Ei Tsu Ho (rodar 180º)
Reverso: ??
As sapecas Kuan Ei foram inicialmente produzidas em pequenas quantidades em 1626 no domínio do senhor de Mito mas em 1636, o 13º ano da era Kuan Ei, o governo de Tokugawa ordenou que grandes quantidades fossem produzidas, e distribuiu moedas-modelo a entidades privadas subcontratadas em localidades por todo o Japão. Este fabrico, sempre por fundição, prolongou-se até à década de 1860.
Muito oxidada e sem beleza. Parece ser de fabrico provincial e tardio (séc. XVIII ou XIX). A oxidação e a irregularidade do buraco central não são pistas para eventual falsidade, que não parece existir.
Abraço
Augusto Mouta

Avatar do Utilizador
JuliusKaizer
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 35
Registado: sábado jul 09, 2011 7:13 pm
Localização: Portugal
Contacto:

Re: Identificando a cópia chinesa

#83 Mensagem por JuliusKaizer » quinta set 01, 2011 4:35 pm

MCarvalho Escreveu:O táler é uma recunhagem moderna muito comum, não é obviamente original, mas também não é, tecnicamente, uma falsificação, é a tal recunhagem moderna. Têm sido feitas assim desde o final do século XVIII.

A pátina também não me parece assim tão estranha.

Aqui há mais informações sobre essas recunhagens.
Sei perfeitamente que se trata de uma recunhagem recente mas a oxidação pareceu-me mais de ferro que de prata, como tenho encontrado réplicas de ferro ou outros metais que não prata (réplicas e não recunhagens de prata) perguntei ao vendedor se era uma réplica e ele disse que não mas não fiquei convencido, nesta moeda algo não bate certo.
... o coleccionismo é um traço genético, tempos primordiais aquele que maior capacidade de açambarque possuísse mais apto estava para superar os longos períodos de fome. Já o gosto por tal é uma qualidade só adquirida por alguns nos tempos modernos.

Avatar do Utilizador
ortizlx
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 58
Registado: terça jun 26, 2007 9:57 pm

Re: Identificando a cópia chinesa

#84 Mensagem por ortizlx » terça nov 20, 2012 10:31 am

mesmo com tanta informaçoa, é preciso muita pericia para detectar certas moedas, daqui alguns dias as moedas com maior desgaste começam a ter um valor maior que as soberbas!!!

Avatar do Utilizador
ortizlx
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 58
Registado: terça jun 26, 2007 9:57 pm

Re: Identificando a cópia chinesa

#85 Mensagem por ortizlx » segunda dez 03, 2012 4:03 pm

POIS É SO MESMO ACREDITO NAS MINHAS MOEDINHAS QUE SACO DO FUNDO DA TERRA , MESMO ASSIM!!! HEHE

Avatar do Utilizador
Belard
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 35
Registado: quarta fev 23, 2005 5:53 pm
Localização: Lisboa / Parede

Re: Identificando a cópia chinesa

#86 Mensagem por Belard » quarta ago 21, 2013 10:06 pm

Este tópico arrefeceu, mas não resisto a meter a minha colherada, só para pedir que se alguém souber de um espectrógrafo de massa portátil e barato ;) que avise o pessoal, porque caminhamos para uma situação em que só fazendo análises em tempo real à composição química da liga metálica poderemos ter alguma confiança nas moedas que queremops comprar...
Já diziam os romanos: "O tempora! o mores!"
A mim apetece-me dizer outra coisa, mas não sei insultos em chinês.

jacaré
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 33
Registado: segunda set 12, 2011 9:36 am

Re: Identificando a cópia chinesa

#87 Mensagem por jacaré » sábado ago 02, 2014 10:10 pm

Os chineses já dominam o mundo, para quê falsificar????

Belisário
Escudinho da II República
Mensagens: 21
Registado: sábado nov 09, 2013 10:31 pm
Localização: Portugal

Re: Identificando a cópia chinesa

#88 Mensagem por Belisário » quinta set 04, 2014 7:02 pm

Gostaria de saber o que acham destas moedas.

ImagemImagem
http://i.imgur.com/pLLUKfX.jpg
http://i.imgur.com/vS5MPXj.jpg
ImagemImagem

Foram adquiridas numa loja de velharias de Lisboa, segundo quem mas ofereceu. São exemplares bastante comuns, mas parece que até esses já vão aparecendo falsificados, então queria tirar a limpo. O que me deixou com suspeitas é a irregularidades dos bordos, sobretudo nos 2 centavos de 1918.

Em termos de peso e diâmetro está tudo nos conformes, excepto os 2 centavos de baixo que pesam 4,79 gramas (embora não seja uma diferença assim tão grande).

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: Identificando a cópia chinesa

#89 Mensagem por MCarvalho » sexta set 05, 2014 10:44 am

São genuínas.
MCarvalho

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9505
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: Identificando a cópia chinesa

#90 Mensagem por silvio2 » sexta mar 02, 2018 9:04 pm

Que pena, este interessante Tópico, ter "perdido" as imagens que ilustravam tão importante (e cada vez mais actual) tema. :(
Apelo aos intervenientes, que ainda "frequentam" o Fórum que, se possível, voltem a por as fotos ... ;)
Desde já, o meu obrigado. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Responder

Voltar para “Falsas ou Viciadas”