Identificando a cópia chinesa

Fale aqui sobre moedas falsas ou viciadas
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Identificando a cópia chinesa

#1 Mensagem por doliveirarod » segunda jul 24, 2006 4:52 pm

Atualmente, o colecionador que vai às compras na internet e feiras frequentemente se vê às voltas com ofertas duvidosas, moedas muitas vezes com aspectos até convincentes numa primeira análise, mas que ao ser recebidas, mostram-se dor de cabeça pura. Essas "moedas" são mesmo uma verdadeira praga, sendo a esmagadora maioria das falsificações numismáticas de procedência chinesa (é um fato), mas não só. Temos aí nesse mercado, por exemplo, espanhóis nas medievais, búlgaros nas clássicas e os libaneses na falsificação de moedas de ouro comerciais.
Aqui vamos nos ater aos métodos chineses, que são os que mais dão problemas no que toca à cunhagem mecânica (mas também não só). Os chineses as fabricam "fakes" aos montes e empurram no mercado, temos cópias de quase todos os tipos.

As cópias chinesas eu diria que têm 3 degraus de "evolução": as mais básicas, que podem ser identificadas imediatamente; as intermediárias, que podem ser identificadas com um pouco mais de atenção e cuidado; as "superfakes", que realmente trazem problemas maiores, necessitando de exames comparativos e muito mais complexos.

Imagem
Prensa utilizada da produção de falsificações em massa.

Imagem
Cunhos "fake", abertos geralmente através de moldes. A falsificação chinesa em geral é feita mesmo por cunhagem.

Vejamos ver alguns exemplares comprovadamente falsos, e estudar algumas de suas características principais.

As "FALSIFICAÇÕES PRIMÁRIAS OU BÁSICAS".

Diria que foram as falsificações de "primeira geração".

Imagem
23,7 gramas

Imagem
22,3 gramas

As observações imediatas que fazemos quando pegamos essas falsificações básicas:

1 - O peso da moeda. Se fossem verdadeiras, as moedas da foto possuiriam um peso teórico de 26,9 gramas o primeiro exemplar, e 25 gramas o segundo. Conforme se percebe, a primeira fake tem 23,7 gramas, e a segunda 22, 3 gramas. Assim, verificamos que nesses exemplares o desvio do peso teórico em relação ao peso real é brutal, isso se dá por conta do material utilizado, que não é prata, mas uma liga vagabunda.

2 - O metal. Essas réplicas são bem mais leves, pois a liga geralmente usada é composta de latão, ou alguma outra mistura que leve bronze e alumínio na composição. As moedas são banhada. As peça passaram por um banho de prata. Custaria caro ao falsário fazer todas as suas réplicas em prata de lei, então as moedas falsas feitas em massa são em geral apenas banhadas. Vejam que o banho já apresenta várias falhas, e o "bronze" embaixo já começa a aparecer nas extremidades e em parte do campo no reverso.

3 - O relevo e os detalhes da cunhagem. Observem que esses exemplares têm os detalhes um tanto esbatidos, são mais fracos, porosos e não tem grande profundidade, como costuma ocorrer nos exemplares falsos, que perdem qualidade de detalhes. Observem o sol no topo do reverso da moeda japonesa. As linhas dele vão se apagando gradualmente. O mesmo ocorre com os detalhes das folhas, que vão enfraquecendo e sumindo, são tênues. Isso não é desgaste, reparem que o banho prateado está presente nesses detalhes, o que indica que a moeda já foi feita assim. Ambos os exemplos acima foram cunhados. O falsário tira o moldes da moeda original e faz cunhos a partir deles, só que esses cunhos não ficam com uma boa qualidade, porque o molde não consegue pegar todos os detalhes da gravação autêntica.

4 - As orlas e a perolagem. Vejam os detalhes na orla. A perolagem das moedas autênticas é uniforme, não fica variando. Agora vejam o exemplar falso: A perolagem no reverso apresenta falhas, em pequenos trechos nem existe. Já no verso vemos que ela é toda irregular, apresentando diferenciações. Em alguns trechos as pérolas estão parecendo traços, em outros estão curtas. Isso se dá porque os cunhos são acoplados em uma máquina de cunhar medalhas, dessas de uso comercial em indústria. Evidente que não terão a mesma precisão e qualidade das autênticas, que saíram das casas da moeda, daí vemos perolagem imperfeitas e as bordas grossas e salientes demais.

exemplo:

Imagem

A perolagem é toda irregular. Em alguns trechos temos pérolas regulares, em outros as pérolas parece que "pegam fogo", e ainda em outros trechos desaparecem. Esse dado é bem esclarecedor nas fotos de internet. Reparem também a pátina artificial da peça. É química.

5 - Vejam as bordas da moeda. As bordas são mais grossas no exemplar 1, a gravação está mais afundada, o que destaca bem a borda, que fica um tanto saliente e grossa.

6 - A serrilha. As serrilhas das falsificações são irregulares, algo mal feitas e não são uniformes. A moeda autêntica terá a serrilha regular, ocupando todo o espaço a ela destinado. A máquina do falsário não consegue reproduzir as serrilhas com fidelidade.

AS FALSIFICAÇÕES DE "SEGUNDA GERAÇÃO", mais evoluídas.

Nesses tipos de exemplar, não encontramos uma facilidade tão grande na identificação, como nos de primeira geração. As moedas são mais bem feitas, possuem geralmente uma liga metálica idêntica ou ao menos parecida com as ligas autênticas. Os pesos variam pouco. Em suma: enganam, mas caem depois de um exame mais acurado.

Vamos a um exemplo. Faz um tempo fui enganado por compra na internet, comprei esse 1/6 de birr fake, percebi os maus detalhes, e depois adquiri um exemplar autêntico. Fica a comparação.

Ambas têm o mesmo diâmetro, neste caso, possuem rigorosamente o mesmo peso de 3,5 gramas, e a fake não é de prata baixa, mas de metal de boa liga,[/u][/b] de modo que essas semelhanças podem vir a dificultar um pouco a identificação.
Entretanto, pelo menos as fakes chinesas dessa geração, não escapam ao minucioso exame de uma lente forte. O que é dito para analisar esse tipo de peça serve também, evidentemente, para identificar as falsificações mais simples também.


A moeda falsa é a que se encontra com marcas feitas pelo paint brush, na intenção de mostrar melhor essas diferenças:

Imagem
Imagem

Ficará demonstrado aqui a importância de sempre comparar a moeda que se quer adquirir com a peça autêntica.
A moeda fake, como dito, é de procedência chinesa, e pode enganar bastante se o adquirente não tiver alguma experiência ou não fizer uma pesquisa fotográfica antes.

Vamos aos detalhes reveladores:

Imagem

A coroa (falsa à esquerda) foi o que primeiro começou a me chamar a atenção. Reparei que os adornos mais delicados estavam esbatidos denais, e em certas partes desvaneciam até sumir. Reparem na coroa da moeda verdadeira o detalhamento dentro dos relevos mais baixos, eles encontram-se um pouco gastos no exemplar, mas estão lá, o que não se observa no fake, apesar de não haver sinal de circulação, esse relevo mais baixo da coroa não tem marcas. Percebe-se empastamento nos detalhes mais refinados.

Imagem

A orelha (falsa à direita) foi o segundo ponto que eu detectei. O detalhamento da orelha na peça autêntica tem um grau compatível com as gravações francesas dessa época. Já a peça falsa apresenta clara perda de detalhes, a parte interna da orelha simplesmente tornou-se "um buraco liso".

Imagem]

O nome do gravador (falsa à direita) perdeu a precisão e a delicadeza. O molde não conseguiu pegar a perfeição da gravação de letras tão miúdas.

Imagem
Imagem

As marcas dos gravadores franceses (falsa à esquerda) nas falsificações perdem muito detalhe, ficam esbatidas e tênues. Reparem a concha e o fascio.

Imagem

Pequenos detalhes, como a juba do leão (fake à direita) perdem "massa do relevo", de maneira que por vezes verificam-se "pequenos buracos lisos" ou empastamento no detalhamento.

Imagem

Marcados em vermelho, percebe-se a presença de pequenos pontos, embolotamentos, defeitos típicos dessas moedas feitas com base em moldes. Mesmo nas superfakes americanas, foram detectadas muitas vezes esse tipo de pista.

Imagem

No campo esquerdo, percebe-se que a peça não é totalmente plana, normal, mas há aqui uma discreta "calosidade", o campo "levanta" um pouco, a moeda não tem campos perfeitos, como ocorre nas cunhagens francesas desse período.

Imagem

Rebordos bem reveladores. O da direita é o da peça autêntica. Percebe-se qualidade e simetria. O da moeda falsa tem uma variação perceptível nos traços e na distância entre eles.

Vamos a um outro exemplo de produção mais perigosa:

Imagem

Trata-se de um taler alemão de Nuremberg. Talers são constantemente falsificados por conta da boa procura no mercado.

O exemplar da esquerda é o autêntico, o da direita o fake.

-O peso do autêntico é de quase 28 gramas. O falso pesa 26,9 gramas. Ainda temos um peso abaixo do teórico, ainda de forma algo significativa, mas verifica-se que o desvio é bem menor que nas cópias comuns.

-O metal é prata de boa liga, ao menos aparentemente. Não se trata de banho ou liga vagabunda, mas sim de prata de bom aspecto

-Os círculos buscam evidenciar diferenças de relevo. A verdadeira tem um relevo vivo, a falsa possui esbatimentos evidentes. Reparando nas gravuras da cidade retratada, vemos que a falsa perde detalhes, é empastada nos relevos mais finos.

-Os rebordos são diferentes. A autêntica tem o rebordo em relevo, ressaltado. A falsa tem o rebordo em baixo relevo, "escavado", sendo que as "folhas" são todas iguais. Esse mesmo tipo de rebordo fake também foi utilizado em outros talers, de outros tipos e locais, o falsário aproveitou um trabalho feito, acabou "padronizando" os rebordos de suas falsificações.

Aqui um outro tipo, mas, como foi dito, com esse exato rebordo, igual, "padronizado":

Imagem

A FAKE DE TERCEIRA GERAÇÃO - A "SUPERFAKE".

Essas são verdadeira dor de cabeça, toda a atenção para elas é pouca. Os falsários aqui chegaram perto da perfeição, mas não a atingiram. Essas moedas são feitas por cunhagem. Os cunhos são abertos por moldagem dos tipos originais, por meio de uma massa especial, bem fina, que consegue pegar bem os detalhes, deixando pouco ou nenhum defeito (como "pontinhos" de bolhas, por exemplo). Esses cunhos são acomplados em máquinas de cunhagem com forças de toneladas de pressão, e os resultados as vezes são desastrosos para nós, colecionadores.

Vamos a uns exemplos:

Imagem

Imagem

Todos os exemplares aqui mostrados do "gothic" são falsos. São dos bem perigosos.

- Todos são de prata de lei, tal como os verdadeiros.

- O peso informado do falso é 10.8 gramas, sendo o peso teórico 11,3 gramas.

- É bem pouco perceptível, nesses casos, a perda de detalhes (embora exista, mas muito pouca).

Assim, percebemos que as diferenças são mesmo mínimas em relação aos autênticos. O peso é muito aproximado do teórico, ou mesmo igual em alguns casos. O metal possui a mesma liga ou ao menos sempre aparentemente. A perda de detalhamento não é expressiva, como nas falsificações anteriores. Percebeu-se que todos os exemplares falsos apresentavam o mesmo ponto (circulado nas imagens). Era um ponto de "borbulha", ficou na massa que moldou um exemplar autêntico para abertura do cunho de cópias.

Outro exemplo:

Imagem

Ela pesa exatas 27,9 gramas, na prática o peso da autêntica. Também é de boa prata, a serrilha tem pouca diferença. Comparando com a autêntica, com lentes fortes (eu fiz isso, tenho um exemplar bom), percebe-se leve perda de detalhe nos cabelos e bustos, mas que podem ser confundidos com cunhos gastos, numa análise apressada. A textura e as orlas também apresentam imperfeições em relação ao original. Mas a moeda engana muito, muito bem, ainda mais quem não conhecer um exemplar autêntico.

Portanto, a melhor arma contra essas peças é a comparação com as moedas autênticas, e um exame muito rigoroso.Pesquisas em fóruns e sites especializados, para verificar se determinados tipos já não estão rastreados, como o caso desse. Análise das serrilhas, rebordos e perolagens. As perolagens e orlas dessas fakes, quando comparadas com as autênticas, ainda apresentam imperfeições. Verificar se as moedas não possuem discretos abaulamentos nos discos.


Olho sempre aberto e pesquisa constante e exaustiva, para quem gosta da numismática e está disposto a adquirir exemplares mais raros.
Última edição por doliveirarod em sábado jun 23, 2007 11:34 pm, editado 2 vezes no total.


http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Avatar do Utilizador
Lunor
Reinado D.Afonso IV
Mensagens: 1487
Registado: terça fev 28, 2006 12:44 am
Localização: Vale de Milhaços - Corroios

#2 Mensagem por Lunor » segunda jul 24, 2006 5:25 pm

Belas dicas, ainda não tenho nenhuma dessas, exactamente com medo de comprar gato por lebre. :biggthumpup:
Luis Norte

"A vida é aquilo que está a acontecer, enquanto estás fazendo outros planos..."

Zapata
Reinado D.Carlos
Mensagens: 142
Registado: sexta jul 01, 2005 2:52 am
Localização: Rio de Janeiro

#3 Mensagem por Zapata » terça jul 25, 2006 1:40 am

Ótima aula. Mas tenho uma pergunta:
Normalmente, as moedas fu(n)didas apresentam uns buraquinhos, umas borbulhinhas, indicando o fundimento. Nessa moeda não vejo isso, e acredito que essas bolhinhas foram cobertas pelo banho de prata.
Estou certo?

Martins
Reinado D.Pedro II
Mensagens: 624
Registado: terça jul 05, 2005 4:03 pm
Localização: Portugal

#4 Mensagem por Martins » terça jul 25, 2006 3:54 pm

:( Tenho uma das falsas.
:P A minha primeira falsa . :biggthumpup:

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

#5 Mensagem por doliveirarod » terça jul 25, 2006 4:28 pm

as moedas fu(n)didas apresentam uns buraquinhos, umas borbulhinhas,

É verdade, é uma das características da fundição. Existem algumas mais bem feitas do que outras, mas geralmente ficam rastros.
Estava analisando melhor essa peça falsa, é interessante, tem traços de que foi realmente cunhada, então não será uma cópia por fundição (existem tbm réplicas destas fundidas), mas por cunhagem.

A coisa funciona assim: O falsário tira os moldes das moedas verdadeiras, e com eles cria os cunhos. Só que esses cunhos já ficam devendo em detalhes aos originais. Repare que a moeda falsa tem os detalhes um tanto apagados e leves, isso se dá pq o molde não consegue pegar toda a riqueza de detalhes da gravação, e essa se perde mais ainda qdo o cunho falso passa para o disco.

Esses cunhos falsos são acoplados em máquinas de cunhar medalhas, que evidentemente não terão a mesma capacidade de gravação que os cunhos das casas de moeda, daí que vemos essas imperfeições todas na perolagem e na serrilha.

Vou corrigir o tópico, essa não é uma moeda fundida, mas sim uma falsificação cunhada.
:biggthumpup:
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

josemartins
Reinado D.Luís
Mensagens: 190
Registado: sexta mar 18, 2005 5:22 pm
Localização: Lisboa

#6 Mensagem por josemartins » sábado ago 05, 2006 9:41 am

Já agora:

Imagem
Imagem

"Cópia" de uma moeda de 1/4 de Pence da Irlanda - 1941, diferenças muito ligeiras no desenho (só á lupa) e com peso a mais. A cor do metal tambem é diferente do original mas é igual ás moedas que hoje se fabricam de aço cobreado (servem para enganar o coleccionador novato que está mais habituado á cor das moedas recentes e nem questiona esta moeda).
Esta uma moeda da "nova geração" de cópias, penso que daqui a alguns anos uma percentagem significativa de todas as moedas que marquem mais de 5/10 US$ no catálogo e que tenham alguma procura por parte de collecionadores internacionais serão "Made in China"... :x
José Martins

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

#7 Mensagem por doliveirarod » sábado ago 05, 2006 2:07 pm

Exacto, mais uma made in china, mas felizmente tem um estilo totalmente diferente, esse cunho foi aberto pelo falsário, que certamente não vai conseguir reproduzir o estilo original.
Atenção: Eles copiam não só as moedas da própria China, mas tbm as de todo o mundo, mesmo peças mais comuns são copiadas tbm, já vi falsas de 1 peso das Filipinas de 1963 (seria de prata, mas é bem comum), e já vi de outras moedas padrão coroa de vários paises (Cuba, Hungria, Áustria).
Olho vivo nos leilões, estilos duvidosos e cunhagens com erros estranhos e imperfeições é bom estar atento.
:biggthumpup:
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

INTERNATIONALCOINS
Reinado D.Pedro II
Mensagens: 603
Registado: quinta mai 04, 2006 9:18 am
Localização: Leça Palmeira
Contacto:

Bolas?

#8 Mensagem por INTERNATIONALCOINS » domingo ago 06, 2006 8:05 pm

Já me tiraram quase a vontade de jantar, tanta pirataria.
Normalmente não compro os conhecidos Cashs chineses, já por via de dúvidas, mas aqui aprende-se algo.
Por via de duvidas quando vir como é meu hábito galinha gorda por pouca pasta, tenho de me por á tabela, e não arriscar como sempre faço, mas agora todos os olhos são poucos.E logo eu que gosto de moeda estrangeira.
:help:
Moedas e Notas

Avatar do Utilizador
Lunor
Reinado D.Afonso IV
Mensagens: 1487
Registado: terça fev 28, 2006 12:44 am
Localização: Vale de Milhaços - Corroios

#9 Mensagem por Lunor » terça ago 08, 2006 11:40 am

Luis Norte

"A vida é aquilo que está a acontecer, enquanto estás fazendo outros planos..."

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

#10 Mensagem por doliveirarod » terça ago 08, 2006 1:36 pm

Poi, tudo no melhor estilo "faça vc mesmo"...
Agora não precisa mais comprar, vcx faz em casa e aumenta sua colecção. :D

Interessante seria colocar essas fotos de maneira permanente aq nesse tópico, seria muito ilustrativo...
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Responder

Voltar para “Falsas ou Viciadas”