Identificando a cópia chinesa

Fale aqui sobre moedas falsas ou viciadas

Moderador: Moderador de Honra

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 14886
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Identificando a cópia chinesa

Mensagempor doliveirarod » segunda jul 24, 2006 4:52 pm

Aq o objetivo é ajudar a identificação imediata das réplicas chinesas que são frequentemente vendidas como verdadeiras em sites de internet. Essas moedas são mesmo uma verdadeira praga, os chineses as fabricam aos montes e empurram no mercado, temos cópias de quase todos os tipos, não só chinesas, mas tbm de várias coroas.

Entretanto, as cópias mais básicas podem ser identificadas imediatamente, o que pode evitar uma posterior dor de cabeça.

Vejamos aq um exemplar que comprei na internet, o vendedor a apresentou com uma imagem realmente muito ruim (evitem moedas suspeitas com imagens ruins), e um preço altamente convidativo. Desconfiei, mas como o preço era baixo peguei, mas não deu outra.

As dicas que estou dando aq servem para a generalidade das réplicas chinesas, e não só para esse tipo de dólar dragão ( Esse no caso é japonês, seria uma moeda comercial, feita para o comércio com a China)


Imagem


As observações imediatas que fazemos qdo pegamos algo assim é:

1 - Observem o peso da moeda. As autênticas terão algo entre 27/28 gramas, são de prata maciça. Essas réplicas são bem mais leves, pesarão algo entre 18/23 gramas. A liga usada deve ser latão, ou alguma outra liga que leve bronze e alumínio na composição.


2 - Vejam os detalhes da cunhagem. Observem que esse exemplar tem os detalhes um tanto esbatidos, são mais fracos, não tem grande profundidade, como costuma ocorrer nos exemplares falsos, que perdem qualidade de detalhes. Observem o sol no topo do reverso. As linhas dele vão se apagando gradualmente. O mesmo ocorre com os detalhes das folhas, que vão enfraquecendo e sumindo, são tênues. Isso não é desgaste, reparem que o banho prateado está presente nesses detalhes, o que indica que a moeda já foi feita assim.

A moeda foi cunhada. O falsário tira o molde da moeda original e faz cunhos, só que esses cunhos não ficam com uma boa qualidade, pq o molde não consegue pegar todos os detalhes da gravação autêntica. Ainda mais que qdo o cunho falso bate no disco, perderá mais detalhes ainda.

3 - A moeda é banhada. A peça passou por um banho de prata. Custaria caro ao falsário fazer todas as suas réplicas em prata de lei, então as moedas falsas feitas em massa são em geral apenas prateadas. Vejam que o banho já apresenta várias falhas, e o "bronze" embaixo já começa a aparecer nas extremidades e em parte do campo no reverso.

4 - Reparem a perolagem da moeda. Vejam os detalhes da perolagem na orla. A perolagem das moedas autÊnticas é uniforme, não fica variando. Agora vejam o exemplar falso: A perolagem no reverso apresenta falhas, em pequenos trechos nem existe. Já no verso vemos que ela é toda irregular, apresentando diferenciações. Em alguns trechos as pérolas estão parecendo traços, em outros estão curtas.

Isso se dá pq os cunhos são acoplados em uma máquina de cunhar medalhas, dessas de uso comercial em indústria. Evidente que não terão a mesma precisão e qualidade das que sairam das casas da moeda, daí vemos a perolagem toda imperfeita e as bordas grossas e salientes demais.

5 - Vejam as bordas da moeda. As bordas são mais grossas nesse exemplar, a gravação está mais afundada, o que destaca bem a borda, que fica um tanto saliente e grossa.

6 - Notem a serrilha. Vejam a serrilha desse exemplar, ela é toda irregular, é algo mal feita e não é toda uniforme. A moeda autêntica terá a serrilha regular, ocupando todo o espaço a ela destinado. A máquina do falsário não consegue reproduzir as serrilhas com fidelidade.

Observar tbm sempre os estilos das moedas, pátina, e procurar saber tbm as origens, se vier da China será uma péssima pista.

Existem além das cópias cunhadas, cópias fundidas.

Os chineses não copiam apenas as moedas de seu próprio país, mas também estão falsificando tudo o que possa ter valor no mercado em matéria de moedas. Algumas cópias estão enganando muita gente na internet. Vamos ver alguma coisa:

Imagem

Aqui temos um "autêntico" 5 francos suíços chinês.
A primeira vista a peça é bem vistosa, a cópia foi bem gravada. Mas reparem na perolagem da peça. Ela é toda irregular. Em alguns trechos temos pérolas regulares, em outros as pérolas parece que "pegam fogo", e ainda em otros trechos desaparecem. Esse dado é bem esclarecedor nas fotos de internet. Reparem também a pátina artificial da peça. É química.

Imagem

Agora um Thaler alemão da Bavária.
Essa moeda possui defeitos na gravação.
Vejamos no verso: A perolagem está também irregular. O nome do gravador embaixo do busto está falho, pois essas cópias não pegam bem os pequenos detalhes. Vejam dentro dos círculos as falhas no relevo, que está esbatido.
Vejamos o reverso: Reparem a cela do rei, há um buraco lá, não saiu, bem como o detalhamento da gravação dos enfeites do cavalo.

Imagem

Agora temos uma das cópias chinesas que mais tem aspecto de autêntica, e está dando muito aborrecimento no mercado. Trata-se do 4000 réis do Brasil, do 4º centenário do descobrimento. A moeda falsa pesa exatamente 51 gramas, o peso da verdadeira, e também é feita de prata 0,900. Mas a falsificação também é identificável.

Vemos que a dica da perolágem não costuma falhar. Lá está a perolagem irregular, no verso da peça vemos que a perolagem toca a borda no trecho que circulei em negrito. Outro detalhe é a perda da qualidade de gravação. Reparem a palavra "ESTADOS" no reverso, está esbatida, bem como a linha que circunda o brasão português. Embaixo do nome "REPUBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL" há uma linha bem fina nas moedas autênticas. As cópias chinesas não pegam essa linha, que fica muito tênue e quase não aparece. Outro detalhe são os raios das estrelas. Na moeda autêntica eles são retos, na falsa são curvos e mais longos. Como já foi dito, os detalhes pequenos via de regra saem errados nas falsificações chinesas!Se compararmos a serrilhas das autênticas com as falsas também veremos diferenças. Ver mais em: http://www.forum-numismatica.com/viewto ... 93#p217293

Imagem
(raio tocando na legenda - FALSA)

Andam aparecendo cópias algo mais perigosas que as "cópias padrão". Não estão sendo feitas em metal vagabundo, mas em prata que imita as ligas originais, tal como a moeda de 5.000 réis do Brasil. O peso dessas peças tenta ser aproximado ao das autênticas.
Ainda são identificáveis, vamos a exemplos de falsificações chinesas de moedas da Noruega, que costumam alcançar bons preços, daí serem escolhidas como alvo, essas peças são obtidas por fundição:Imagem

50 ore noruegueses falsificados. Esse exemplar é bem convincente a primeira vista, a gravação é algo superior à fundição comum. Entretanto, ela é identificável, embora tenha sido cunhada em prata de boa liga.
A perolagem da moeda ainda continua a ser irregular. Trechos com pérolas "pequenas" se alternam com maiores, algumas bem gravadas se alternam com pérolas quase apagadas.
Junto ao busto no verso, o sinal típico da fundição: Pequenas borbulhas.
O bordo é algo irregular, diferindo um pouco da autêntica.
O peso dessa "moeda" é de 4,7 gramas, a autêntica pesará 5,00 gramas. Nesse caso, o peso chegou a ser bem aproximado.

Imagem

Uma "peça" de 2 krone. Também nesse exemplo nós podemos ver a porosidade nos campos, o que a difere da qualidade de gravação da original. Tbm perdeu qualidade de nitidez, vide a coroa esbatida. Porosidades são bem visíveis no verso. A perolagem é ruim e irregular.
Ela pesa 12.2 gramas, a original pesa 15,0 gramas.

Agora algo ainda mais perigoso, falsificações de 8 reales com carimbos luso-brasileiros ou portugueses. Muito cuidado, alguns são bem convincentes, embora o estilo dos carimbos seja evidentemente falso.
As fotos abaixo me foram cedidas por um forista que as adquiriu e as teve em mãos algum tempo, daí que são autorizadas, e por serem evidentemente falsas (as imagens falam por si mesmas, pois não podem haver duas macuquinas dessas exatamente iguais, como mostram as fotos), não retirarei as imagens, mesmo se forem de encontro a interesse de alguém...

Imagem
Imagem

Acima um carimbo falso, moeda base "convincente", poucos sinais de fundição, mas o carimbo está num estilo bem errado.
Outra:

Imagem

Nessa vemos alguns traços de fundição, borbulhas. Não dá para ver os rebordos, mas provavelmente eles diriam muito, pois sem dúvida foram soldados. Exemplar sem carimbo. Na primeira, o cunho do carimbo é forjado e aplicado seobre essa peça falsa.Infelizmente tbm não sabemos o peso dessa "preciosidade".
Reparem: Elas têm o mesmo formado (corte), e os cunhos são exatamente iguais, até nas imperfeições, o que indica terem sido moldados.
Nessa última falsificação, vemos também uma aplicação de pátina química.
Cuidado, que elas estão aparecendo à venda até em instituições muito credíveis... Olho vivo.


Essas peças inspiram maiores cuidados, principalmente em aquisições via internet. A balança digital torna-se uma boa companheira nas compras.

Bom, com essas dicas as compras se tornam bem mais seguras. Atenção principalmente em compras na internet!
:shock:
Última edição por doliveirarod em sábado jun 23, 2007 11:34 pm, editado 2 vezes no total.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Avatar do Utilizador
Lunor
Reinado D.Dinis
Mensagens: 1584
Registado: terça fev 28, 2006 12:44 am
Localização: Vale de Milhaços - Corroios

Mensagempor Lunor » segunda jul 24, 2006 5:25 pm

Belas dicas, ainda não tenho nenhuma dessas, exactamente com medo de comprar gato por lebre. :biggthumpup:
Luis Norte

"A vida é aquilo que está a acontecer, enquanto estás fazendo outros planos..."

Zapata
Reinado D.Carlos
Mensagens: 147
Registado: sexta jul 01, 2005 2:52 am
Localização: Rio de Janeiro

Mensagempor Zapata » terça jul 25, 2006 1:40 am

Ótima aula. Mas tenho uma pergunta:
Normalmente, as moedas fu(n)didas apresentam uns buraquinhos, umas borbulhinhas, indicando o fundimento. Nessa moeda não vejo isso, e acredito que essas bolhinhas foram cobertas pelo banho de prata.
Estou certo?

Martins
Reinado D.Afonso VI
Mensagens: 697
Registado: terça jul 05, 2005 4:03 pm
Localização: Portugal

Mensagempor Martins » terça jul 25, 2006 3:54 pm

:( Tenho uma das falsas.
:P A minha primeira falsa . :biggthumpup:

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 14886
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Mensagempor doliveirarod » terça jul 25, 2006 4:28 pm

as moedas fu(n)didas apresentam uns buraquinhos, umas borbulhinhas,



É verdade, é uma das características da fundição. Existem algumas mais bem feitas do que outras, mas geralmente ficam rastros.
Estava analisando melhor essa peça falsa, é interessante, tem traços de que foi realmente cunhada, então não será uma cópia por fundição (existem tbm réplicas destas fundidas), mas por cunhagem.

A coisa funciona assim: O falsário tira os moldes das moedas verdadeiras, e com eles cria os cunhos. Só que esses cunhos já ficam devendo em detalhes aos originais. Repare que a moeda falsa tem os detalhes um tanto apagados e leves, isso se dá pq o molde não consegue pegar toda a riqueza de detalhes da gravação, e essa se perde mais ainda qdo o cunho falso passa para o disco.

Esses cunhos falsos são acoplados em máquinas de cunhar medalhas, que evidentemente não terão a mesma capacidade de gravação que os cunhos das casas de moeda, daí que vemos essas imperfeições todas na perolagem e na serrilha.

Vou corrigir o tópico, essa não é uma moeda fundida, mas sim uma falsificação cunhada.
:biggthumpup:
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

josemartins
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 202
Registado: sexta mar 18, 2005 5:22 pm
Localização: Lisboa

Mensagempor josemartins » sábado ago 05, 2006 9:41 am

Já agora:

Imagem
Imagem

"Cópia" de uma moeda de 1/4 de Pence da Irlanda - 1941, diferenças muito ligeiras no desenho (só á lupa) e com peso a mais. A cor do metal tambem é diferente do original mas é igual ás moedas que hoje se fabricam de aço cobreado (servem para enganar o coleccionador novato que está mais habituado á cor das moedas recentes e nem questiona esta moeda).
Esta uma moeda da "nova geração" de cópias, penso que daqui a alguns anos uma percentagem significativa de todas as moedas que marquem mais de 5/10 US$ no catálogo e que tenham alguma procura por parte de collecionadores internacionais serão "Made in China"... :x
José Martins

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 14886
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Mensagempor doliveirarod » sábado ago 05, 2006 2:07 pm

Exacto, mais uma made in china, mas felizmente tem um estilo totalmente diferente, esse cunho foi aberto pelo falsário, que certamente não vai conseguir reproduzir o estilo original.
Atenção: Eles copiam não só as moedas da própria China, mas tbm as de todo o mundo, mesmo peças mais comuns são copiadas tbm, já vi falsas de 1 peso das Filipinas de 1963 (seria de prata, mas é bem comum), e já vi de outras moedas padrão coroa de vários paises (Cuba, Hungria, Áustria).
Olho vivo nos leilões, estilos duvidosos e cunhagens com erros estranhos e imperfeições é bom estar atento.
:biggthumpup:
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

INTERNATIONALCOINS
Reinado D.Afonso VI
Mensagens: 677
Registado: quinta mai 04, 2006 9:18 am
Localização: Leça Palmeira
Contacto:

Bolas?

Mensagempor INTERNATIONALCOINS » domingo ago 06, 2006 8:05 pm

Já me tiraram quase a vontade de jantar, tanta pirataria.
Normalmente não compro os conhecidos Cashs chineses, já por via de dúvidas, mas aqui aprende-se algo.
Por via de duvidas quando vir como é meu hábito galinha gorda por pouca pasta, tenho de me por á tabela, e não arriscar como sempre faço, mas agora todos os olhos são poucos.E logo eu que gosto de moeda estrangeira.
:help:
Moedas e Notas

Avatar do Utilizador
Lunor
Reinado D.Dinis
Mensagens: 1584
Registado: terça fev 28, 2006 12:44 am
Localização: Vale de Milhaços - Corroios

Mensagempor Lunor » terça ago 08, 2006 11:40 am

Luis Norte



"A vida é aquilo que está a acontecer, enquanto estás fazendo outros planos..."

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 14886
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Mensagempor doliveirarod » terça ago 08, 2006 1:36 pm

Poi, tudo no melhor estilo "faça vc mesmo"...
Agora não precisa mais comprar, vcx faz em casa e aumenta sua colecção. :D

Interessante seria colocar essas fotos de maneira permanente aq nesse tópico, seria muito ilustrativo...
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso


Voltar para “Falsas ou Viciadas”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante