Meio Vintém de Afonso VI

Fale aqui sobre moedas falsas ou viciadas
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
palves
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2259
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Re: Meio Vintém de Afonso VI

#21 Mensagem por palves » quarta mar 26, 2014 3:23 pm

Muito poucos escrevem no fórum de forma tão fundamentada como o Rui. Os pontos que levanta são todos relevantes, muito.



RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Meio Vintém de Afonso VI

#22 Mensagem por RuiFB » quarta mar 26, 2014 4:10 pm

Em relação ao ultimo comentário do Celso, queria apenas referir que o AG por vezes não é a melhor opção, estas duas por exemplo são iguais ao AG, uma delas creio até que é uma ficha de uma das primeiras feiras medievais, mas é um perigo...
As imagens do AG96 são muito boas, costumo guiar-me por aí, para este processo AG posteriores a 96 creio que não vale a pena contar com eles.
O estilo é uma coisa abstracta, não sei se a melhor forma para lá chegar propriamente é através de comparações, não sei se chega. É também um encadeamento entre as emissões anteriores e posteriores, um pouco como na moeda romana...

Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

Re: Meio Vintém de Afonso VI

#23 Mensagem por tm1950 » quarta mar 26, 2014 4:26 pm

Sim, Rui, mas eu gostaria de ver imagens de mais moedas de Meio Vintém de Afonso VI, preferencialmente do grupo 3 do AG.
Para poder comparar com estes dois e tentar avaliar as diferenças, embora reconheça que terei muita dificuldade, por falta de prática, em lidar com este tipo de peças e este tipo de questões.
A propósito, lembrei-me do comentário de um amigo meu relativamente ao xadrez. Disse-me ele: "tu não jogas xadrez, tu empurras madeira. Tens falta de prática de tabuleiro". Ele jogava bem e chegou a disputar o nacional por equipas e eu nunca lhe ganhei.
Fazendo um paralelo, digamos que eu tenho falta de tabubeiro no que diz respeito às moedas batidas e não só.
Eu também gostaria de poder afirmar, com um grau elevado de convencimento e probabilidade: "o estilo é plástico".
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Meio Vintém de Afonso VI

#24 Mensagem por RuiFB » quarta mar 26, 2014 4:31 pm

Tem toda a razão :) Para efeitos de comparação com uma moeda vulgar, na minha opinião o estilo é muito idêntico ao vintém de Pedro P.R. , uma moeda que quase todos têm.

Imagem

Entretanto aqui fica mais uma que para mim é genuína: http://www.forum-numismatica.com/viewto ... =3&t=33999

RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Meio Vintém de Afonso VI

#25 Mensagem por RuiFB » quarta abr 02, 2014 4:34 pm

Imagem

Tal como previsto anteriormente, existem mais no mercado:
http://www.ebay.com/itm/1-2-VINTEM-D-AF ... 1440879810

De notar que este vendedor já tinha sido referenciado pelo confrade Sugarfree noutro tópico :thumbupleft:

Sem dúvida, um bom cardápio para os patos estrangeiros, tanto na prata como no ouro.

Avatar do Utilizador
pedroam
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 201
Registado: terça set 06, 2011 2:35 pm
Localização: Arcos de Valdevez

Re: Meio Vintém de Afonso VI

#26 Mensagem por pedroam » quinta abr 03, 2014 7:55 am

RuiFB Escreveu:Imagem

Tal como previsto anteriormente, existem mais no mercado:
http://www.ebay.com/itm/1-2-VINTEM-D-AF ... 1440879810

De notar que este vendedor já tinha sido referenciado pelo confrade Sugarfree noutro tópico :thumbupleft:

Sem dúvida, um bom cardápio para os patos estrangeiros, tanto na prata como no ouro.

Pois é Sr. Rui... e não á maneira de avisar quem está a licitar! Isto está a ficar complicado, está a entrar muita moeda falsa no mercado. Tempos de crise!
Cumprimentos
Pedro Martins


Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Meio Vintém de Afonso VI

#28 Mensagem por fernanrei » quinta mar 08, 2018 8:07 pm

Monge Escreveu:Que me dizem desta?
Será falsa?

Imagem
Não é minha e talvez a compre.
Amigo monge, eu não arriscava :think: tirando o disco tudo o resto é igual
"Quod erat demonstrandum"

paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Re: Meio Vintém de Afonso VI

#29 Mensagem por paulj » quinta mar 08, 2018 9:23 pm

No seguimento das opiniões anteriores( ainda bem que Monge repescou o tópico) apresento um Meio Vintém, ou o que resta dele, adquirido há uns anos; foi-me vendido como sendo de Afonso VI, mas a legenda está difícil! Gostaria de ouvir opiniões, obrigado
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Responder

Voltar para “Falsas ou Viciadas”