Meio Vintém de Afonso VI

Fale aqui sobre moedas falsas ou viciadas
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Re: Meio Vintém de Afonso VI

#11 Mensagem por doliveirarod » segunda mar 18, 2013 1:27 am

Fundição restaria afastada, sem duvida não é.
A ser falsa, seria por abertura de cunho, tal como os reais, espadins e outras que andaram aparecendo.


http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Avatar do Utilizador
pedroam
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 201
Registado: terça set 06, 2011 2:35 pm
Localização: Arcos de Valdevez

Re: Meio Vintém de Afonso VI

#12 Mensagem por pedroam » segunda mar 18, 2013 9:27 am

Bom dia!

Não pode haver a possibilidade de serem verdadeiras, e do mesmo cunho!?
Devem ter sido cunhadas poucas, a provalidade é maior de aparecer do mesmo cunho.

Cumprimentos
Pedro
Cumprimentos
Pedro Martins

Monge
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2140
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: Meio Vintém de Afonso VI

#13 Mensagem por Monge » terça abr 09, 2013 1:28 am

Acabei mesmo por comprá-la e aqui vai ela com melhor imagem.
Imagem
Como foi dito atrás pelo Pedro Martins, se a moeda é rara, quer dizer que se cunharam poucas e que, por conseguinte, haverá poucos cunhos.
É porém uma das tais que me deixará sempre na dúvida.
Fica a tapar o "buraco" e, se houver oportunidade, será para substituir.
Última edição por Monge em quinta mar 08, 2018 7:59 pm, editado 1 vez no total.

Alfonsvs
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4357
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am
Localização: Barcelos - Portugal

Re: Meio Vintém de Afonso VI

#14 Mensagem por Alfonsvs » terça abr 09, 2013 7:16 pm

Perante estas imagens não encontro nada de anormal. Mas aceito qualquer opinião fundamentada.

ImagemImagem
Imagem
José Matos

RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Meio Vintém de Afonso VI

#15 Mensagem por RuiFB » quarta mai 08, 2013 9:21 pm

Por curiosidade, na última edição do VMA, vem um exemplar parecido com estes catalogado nas falsificações, ref. A6.MFI.05

Monge
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2140
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: Meio Vintém de Afonso VI

#16 Mensagem por Monge » quarta mai 08, 2013 9:50 pm

O que vem no VMA não é parecido, é exactamente o exemplar do José Matos: Os mesmos riscos, defeitos de bordo, etc.

Alfonsvs
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4357
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am
Localização: Barcelos - Portugal

Re: Meio Vintém de Afonso VI

#17 Mensagem por Alfonsvs » quarta mar 26, 2014 1:00 am

Devido a excesso de trabalho e alguma falta de saúde estive um pouco ausente na escrita. O tempo tem servido apenas para uma leitura rápida em alguns tópicos.
Não conheço esse novo catálogo do caro Vitor Almeida, mas gostava de conhecer. A imagem é a que apresento ou é outra anterior ?
Como disse acima este vintém já o apresentei e foi visto, tanto em Lisboa como no Porto, por muita gente com mais experiência que eu.
Foi com alguma surpresa que o vi na listagem dos "tesourinhos", daí ter repescado este tópico. Se for preciso posso enviar para ser visto em mão. Não tenho problema nenhum se os meus amigos me provarem que é falsa.
A fotografia aqui está em alta resolução para uma minúscula moeda com 14mm e pouco circulada.
Os "O" entupidos e os riscos de limagem de cunho também se encontram em moedas publicadas em catálogos de bons museus.
:)
José Matos

RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Meio Vintém de Afonso VI

#18 Mensagem por RuiFB » quarta mar 26, 2014 1:34 am

Alfonsvs Escreveu:Como disse acima este vintém já o apresentei e foi visto, tanto em Lisboa como no Porto, por muita gente com mais experiência que eu
Apesar de tudo o que se possa dizer, na verdade, não há ninguém que as consiga distinguir com precisão, nem eu, nem o tipo com mais anos disto, nem as leiloeiras, nem todos os membros do forum juntos, nem ninguém...exceptuando quem tem o know how da produção, na brincadeira costumamos dizer que são provenientes de Espanha, mas não é bem assim. Estas moedas acabam por ser peanuts, o que rende realmente ao falsário é a "ourina". Em Espanha tem sido um festival de ouro marado nos leilões, só agora se começa a entender a dimensão da coisa.
Talvez os que recebem o material da fonte, ou os que foram enganados pelas fantásticas heranças e que as conheceram logo quase todas de uma vez, consigam distinguir uma ou outra série...
Nem os próprios fabricantes distinguem o trabalho uns dos outros, em contactos com produtores estrangeiros para elucidarem as técnicas ficou claro isso mesmo...
O que se faz é apertar a malha, costuma-se dizer..."essa eu comprava", ou "essa eu não comprava".
Esta em particular, creio, é daquelas que não comprava, a moeda à primeira vista parece bem, mas depois não transmite sinais de velhice, não tem o mínimo BI que seja, as arestas são vivas, o cerceio ou acerto parecem atípicos, as letras, umas são dessa época outras nem por isso, o estilo é plástico...

Aqui uma que saiu no fórum, genuína na minha opinião, para comparação estilística:
Imagem
Imagem

A última palavra deverá ser sempre estilística, mas neste caso, até temos dois exemplares...
Como explicar (mais uma vez) os "resvalos" coincidentes e o mesmo nível de desgaste em dois exemplares distintos ? Já vimos por demais esta história nos últimos tempos e infelizmente, que me lembre nunca deu certo... :think:

Imaginemos um par de cunhos, com capacidade para bater em média 10000 moedas (Carter), destas, algumas serão batidas duas vezes, outras 3, outras 4. Nada de extraordinário até aqui, seguidamente teremos a temperatura do disco, o desgaste do cunho, as componentes vectoriais associadas a cada uma das batidas, a força aplicada, sendo assim é mais improvável uma moeda ter múltiplas batidas coincidentes com outra do que sair o euromilhões.

A única explicação para o caso anterior será uma emenda no cunho, se no escudete ainda se compreende, o problema é que o N não era um punção "por si", mas sim uma composição de dois I ou L com uma barra, daí ser improável que um N tenha sido batido em cima de outro no mesmo cunho.

Mesmo que tudo isto acontecesse...ambos os exemplares possuem desgaste igual nos escudetes, o que não acontece nos casos mais normais, como por exemplo nos ceitis. Poderia novamente contra argumentar-se que são moedas novas, tal e qual como saíram do cunho, se assim for é mais uma coincidência...

Ainda relativamente as estrias presentes no cunho, como dá a entender o mestre e amigo Matos, nada de importante nos informa, uma vez que o reaproveitamento fez com que muitos fossem limados.

Imagem
Imagem
Imagem

A minha convicção é de que há mais exemplares iguais a estes, não sei se chegaram ou não ao mercado... :(

Se alguém conseguir explicar o estilo, as coincidências e as incongruências, como prometido removo a moeda de lá :beer:

Bastará algo igual que esteja fotografado até ao ano 2000 para se verificar que não é coincidência mas sim várias emendas no cunho (já fiz essa pesquisa há tempo e não encontrei, mas pode ter escapado), se este cunho se confirmar, retiro com um pedido de desculpas :( Mais cedo ou mais tarde tal irá acontecer, estes processos a olhómetro têm esse problema, um enorme erro associado, não há maneira de fazer isto matematicamente.
Estimo que em cada 25 exemplares, um possa ser dado erradamente como réplica, mas este é um risco que infelizmente temos que correr...

Todas as imagens colocadas nos tesourinhos foram devidamente pesquisadas e "estudadas", tenho cerca de 15000 moedas da monarquia a martelo digitalizadas desde ceitis a portugueses e por entre elas, centenas de imagens e coincidências incríveis. Uma coisa que aprendi entretanto é que as coincidências na realidade são altamente improváveis, para não dizer inéditas...
Não será pertinente aquele tópico ser exaustivo, pelo menos para já, sempre que se note uma inundação de réplicas no mercado, o tópico irá crescer mais um pouco...

A arma dos burlões é precisamente fazer as pessoas acreditarem em coincidências que na vida real não existem... :(
Se tudo isto não for plausível a imagem será retirada na mesma. :thumbs:

O meu conselho é apostar-se nas garantias, se as moedas voltarem para trás não compensa. Se eu quisesse ser vendedor a sério de moeda batida acho que informatizava tudo e criava um sistema para cada moeda. Se tivesse paciência era o que faria.

Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

Re: Meio Vintém de Afonso VI

#19 Mensagem por tm1950 » quarta mar 26, 2014 11:50 am

Seria interessante e construtivo termos boas imagens de um outro exemplar do grupo 3, do AG. A comparação de estilos seria mais fácil para os menos avisados como eu.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Avatar do Utilizador
Jacinto Silva
Reinado D.Sancho II
Mensagens: 1883
Registado: quarta mai 23, 2007 3:01 pm

Re: Meio Vintém de Afonso VI

#20 Mensagem por Jacinto Silva » quarta mar 26, 2014 3:04 pm

Caríssimos,

Admiro a coragem e dedicação do amigo Rui... Este tipo de trabalho voluntário normalmente paga-se com juros bem altos.

Com ceitis, aconteceram-me situações deste tipo algumas vezes, felizmente na maior parte dos casos os vendedores foram correctíssimos em relação à devolução... Resta-me saber se concordaram verdadeiramente com a opinião que fundamentei...
RuiFB Escreveu: …não há ninguém que as consiga distinguir com precisão, nem eu, nem o tipo com mais anos disto, nem as leiloeiras, nem todos os membros do fórum juntos, nem ninguém...
O que se faz é apertar a malha, costuma-se dizer..."essa eu comprava", ou "essa eu não

Esta em particular, creio, é daquelas que não comprava, a moeda à primeira vista parece bem, mas depois não transmite sinais de velhice, não tem o mínimo BI que seja, as arestas são vivas, o cerceio ou acerto parecem atípicos, as letras, umas são dessa época outras nem por isso, o estilo é plástico...

A última palavra deverá ser sempre estilística, mas neste caso, até temos dois exemplares...
Como explicar (mais uma vez) os "resvalos" coincidentes e o mesmo nível de desgaste em dois exemplares distintos ? ...

… improvável que um N tenha sido batido em cima de outro no mesmo cunho.

...ambos os exemplares possuem desgaste igual nos escudetes, o que não acontece nos casos mais normais...

…estes processos a olhómetro têm esse problema, um enorme erro associado, não há maneira de fazer isto matematicamente.
….
Concordo com esta apreciação do Rui..

Um abraço a todos!

Responder

Voltar para “Falsas ou Viciadas”