Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: terça set 25, 2018 6:41 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Nota FLA Açores
MensagemEnviado: segunda mar 12, 2018 11:09 am 
Desligado
Reinado D.João VI

Registado: terça mar 04, 2008 2:51 pm
Bom dia,

Não sei se a secção é esta ou em "Outros Papéis de Valor", contudo, gostava de saber mais opiniões (sendo possível) sobre esta nota e obviamente, uma possível estimativa de valor.

Imagem
Imagem
* número de série omitido por questões de futura venda

Cumprimentos.

Assunto da Mensagem: Re: Nota FLA Açores
MensagemEnviado: segunda mar 12, 2018 11:43 am 
Desligado
Reinado D.Afonso IV

Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Caro Amigo, veja aqui Imagem http://www.azorestoday.com/2015/06/20/o ... ro-da-fla/

Também aqui, no Fórum, há um Tópico sobre o assunto Imagem viewtopic.php?f=33&t=52497

MensagemEnviado: segunda mar 12, 2018 5:01 pm 
Desligado
Reinado D.António

Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm
Estas "notas" são difíceis de encontrar, recordo-me em criança de ouvir nos Açores da Frente de Libertação dos Açores.

Resumidamente foi fundada em 74, para combater o Partido Comunista e o receio da onda de nacionalizações que assolavam Portugal Continental. Ainda hoje existe uma pequena actividade da FLA.

Relativamente à nota que apresenta e tendo o estado de conservação que não é nada famoso, julgo que poderá valer no máximo 20/25 Euros, mais do que isto, pelo menos eu não dava.

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

MensagemEnviado: terça mar 13, 2018 4:16 pm 
Desligado
Reinado D.Luís

Registado: terça abr 28, 2009 12:45 am
Não sendo uma nota, no sentido estrito do termo, por não ser oficial, é um documento 'notafílico' interessante para a História, que regista um dado real da política, da sociedade portuguesa e dos Açores em particular!
Sei que tenho um exemplar, mas anda 'perdido' algures no meu 'caos'... vou ter que o procurar e juntar na minha pasta de 'curiosidades' interessantes afins à Notafilia, cujo foco colecionista me arrebatou nos últimos 10 anos.

Em 1980 fui ator numa ação global de realização de Postais Máximos e de divulgação da Maximafilia que culminou com uma Exposição com algumas das melhores coleções portuguesas de que fui portador no edifício do Posto de Turismo, em Ponta Delgada. Foi um evento programado a nível nacional pela então vibrante APM (Associação Portuguesa de Maximafilia) dirigida pelo decano mundial da Maximafilia, Eng. António Furtado, aquando do lançamento da emissão filatélica alusiva à Conferência Mundial do Turismo, com selos temáticos do Continente, Açores e Madeira. O evento foi um sucesso, muito bem trabalhado/divulgado pelos associados e amigos locais, tendo merecido mesmo um direto para o noticiário da noite na RTP/Açores, com reportagem generosa em que fui entrevistado.
Permaneci vários dias em S. Miguel, na faina da realização dos PM com os vários motivos dos selos alusivos à ilha, numa primeira estadia marcante que me levaria a querer visitar a Região, o que felizmente aconteceu já algumas vezes, sempre com vontade lá voltar.

Permiti-me fazer este enquadramento, porque em jeito de 'provocação' amistosa fui obsequiado justamente com um exemplar do 'Açor', irmão do deste tópico, assinado pelo então líder do movimento 'independentista' açoriano (FLA), cuja vontade não teria acolhimento pelos açorianos, que queriam, sim, o direito à Autonomia.

Em aditamento, deixo uma nota/reflexão final: quando vejo a recente proliferação comercial de 'euros' souvenir 'zer0', alegadamente publicitados como 'autorizados' pelo BCE (há quem acredite, porque sim!), podemos concluir quão frágil é o desempenho cultural de muitos portugueses... e em terra de 'cegos', quem tem olho... e 'cromos' também são colecionáveis, claro!

MensagemEnviado: terça mar 13, 2018 5:16 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
Não é uma nota mas merece um lugar na história nacional, tanto pela representatividade como pela história associada. Lembro-me de à 27 anos atrás ter frequentado uma associação nos arrifes, penso que era o clube dos amigos, onde a FLA ainda estava bem viva. Belos tempos que passei na bela ilha de são Miguel. Não tenho a certeza, mas penso ter algures uma nota de fantasia com essa referência, vou procurar :thumbupleft:

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited