500$00 Chapa 2 - Alves dos Reis

Informação e discussão de temas relacionados com a notafilia portuguesa
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
mb_collection
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 387
Registado: terça mar 04, 2008 2:51 pm
Localização: Braga

500$00 Chapa 2 - Alves dos Reis

#1 Mensagem por mb_collection » segunda jul 10, 2017 11:19 am

Olá a todos,

Antes mais faço referência que optei propositadamente por omitir o nº da nota por questões de venda futura. Mas é um nº muito baixo entre 15001 e 20000. Se a moderação entender que o tópico deve ser removido atendendo a esse facto (o da omissão), deixo ao critério.


«Disclaimer» Criei este tópico, não pretendendo repetir o âmbito do mesmo anteriormente criado em outro fórum, mas o propósito é diferente.

Informei-me de quanto custaria certificar a mesma e de todo o processo em si (seguros vs risco de extravio) pelo que os valores ainda são um pouco altos, o que me faz pensar obviamente, se devo ou não certificar.

Nesse sentido, a minha questão incide no facto de saber, agradecendo todas as opiniões, sobre que valor é expectável pedir-se (sem soar a ridículo) por um nota destas sem a mesma estar certificada. Tenho a oportunidade de a colocar num leilão em Portugal, mas a oferta para licitação base foi muito abaixo do indicado em qualquer anuário recente.

* fotos de telemóvel
Imagem
Imagem

Os meus cumprimentos.



RubenGMelo
Reinado D.Dinis
Mensagens: 1613
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Re: 500$00 Chapa 2 - Alves dos Reis

#2 Mensagem por RubenGMelo » segunda jul 10, 2017 1:54 pm

julgo que esteja a referir-se a uma Leiloeira nacional!? A lógica da Leiloeira será sempre tentar um preço base baixo!
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

Avatar do Utilizador
mb_collection
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 387
Registado: terça mar 04, 2008 2:51 pm
Localização: Braga

Re: 500$00 Chapa 2 - Alves dos Reis

#3 Mensagem por mb_collection » segunda jul 10, 2017 2:28 pm

RubenGMelo Escreveu:julgo que esteja a referir-se a uma Leiloeira nacional!? A lógica da Leiloeira será sempre tentar um preço base baixo!
Sim, uma leiloeira nacional.

RubenGMelo
Reinado D.Dinis
Mensagens: 1613
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Re: 500$00 Chapa 2 - Alves dos Reis

#4 Mensagem por RubenGMelo » segunda jul 10, 2017 2:41 pm

Em Janeiro de 2015 a Numismática leilões, levou a leilão 3 exemplares (dois deles com furos de inutilização), com preços base a rondar os 450 / 500 Euros.

Só por curiosidade qual foi o preço base atribuído, pela leiloeira?
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

RubenGMelo
Reinado D.Dinis
Mensagens: 1613
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Re: 500$00 Chapa 2 - Alves dos Reis

#5 Mensagem por RubenGMelo » segunda jul 10, 2017 2:47 pm

Vi nos meus apontamentos este exemplar que foi a leilão em Maio de 2015!

Imagem
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

Avatar do Utilizador
mb_collection
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 387
Registado: terça mar 04, 2008 2:51 pm
Localização: Braga

Re: 500$00 Chapa 2 - Alves dos Reis

#6 Mensagem por mb_collection » segunda jul 10, 2017 9:29 pm

RubenGMelo Escreveu:Em Janeiro de 2015 a Numismática leilões, levou a leilão 3 exemplares (dois deles com furos de inutilização), com preços base a rondar os 450 / 500 Euros.

Só por curiosidade qual foi o preço base atribuído, pela leiloeira?
Foi de 900.

RubenGMelo
Reinado D.Dinis
Mensagens: 1613
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Re: 500$00 Chapa 2 - Alves dos Reis

#7 Mensagem por RubenGMelo » terça jul 11, 2017 7:59 pm

Não acho que seja um valor muito mau para os tempos que correm! Talvez poderia ser um pouco mais elevado mas tb o objectivo é atrair potenciais compradores! Provavelmente poderá negociar um preço que ache melhor para si ou colocar um preço de reserva (não sei se permite)!
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

SANCHO
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1730
Registado: terça abr 29, 2008 12:12 am

Re: 500$00 Chapa 2 - Alves dos Reis

#8 Mensagem por SANCHO » quarta jul 12, 2017 1:18 am

As levadas a esse leilão estavam muito fracotas.
Esta parece estar Nova (tenho uma com o mesmo tipo de furação) vende-se por muito mais, mesmo com base de 1500/2000 eur.

RubenGMelo
Reinado D.Dinis
Mensagens: 1613
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Re: 500$00 Chapa 2 - Alves dos Reis

#9 Mensagem por RubenGMelo » quarta jul 12, 2017 5:08 pm

SANCHO Escreveu:As levadas a esse leilão estavam muito fracotas.
Esta parece estar Nova (tenho uma com o mesmo tipo de furação) vende-se por muito mais, mesmo com base de 1500/2000 eur.
Sim, esqueci-me de referir que na descrição da Leiloeira que as notas estavam BC, a base de licitação da outra foi de 1750 Euros (e estava pior que a do tópico) mas não sei se saiu!
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

Re: 500$00 Chapa 2 - Alves dos Reis

#10 Mensagem por tm1950 » sexta jul 14, 2017 9:01 pm

Em relação à nota que foi à praça em Mai2015, a que o Ruben se refere, não saiu pelos 1750€ e foi referido na altura:
tm1950 Escreveu:No catálogo da Numismática Leilões, nº 14, no lote 371, vai à praça uma nota desta Chapa.
Este exemplar tem um pormenor muito curioso é que não foi posta a circular.
Juntamente com outras da mesma folha de impressão, teria servido para estudo da aposição do "texto complementar", nas oficinas da Waterlow.
Reparem nas anotações manuscritas.

Imagem


Tenho uma imagem da folha donde foi retirada ( imagem é fraca mas permite avaliar), a nota estava na terceira linha, segunda coluna:

Imagem
tm1950 Escreveu:O lote não teve licitações. :D
Ao contrário, o lote anterior, uma Vasco da Gama legítima - emissão BdP fez de martelo 1.500€, o que não é nada mau se atendermos ao estado demasiado recauchutado da pequena.
tm1950 Escreveu:Este exemplar é perfeitamente autêntico e pertenceu ao processo da nota da Waterlow. Portanto pode passar como sendo um exemplar emitido pelo BdP, o que não foi o caso. O BdP emitiu realmente uma nota com igual série e numeração, mas não foi esta. Na emissão Alves Reis também houve uma outra nota com igual série e numeração.
Para mim, teria muito interesse a folha completa que não consegui adquirir pelo elevado preço pretendido na época. Foi à praça no 1º leilão da NND, em Lisboa.
Estou convencido que uma das razões de o lote não ter saído são os demasiados furos de inutilização que apresenta. É possível que os exemplares da coluna da esquerda possam sair melhor.
O corte da nota podia ter sido feito com mais rigor, admito que tenha as medidas certas, mas não ficou direita. Eu seria capaz de fazer melhor.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Responder

Voltar para “Notafilia Portuguesa”