Nota FLA Açores

Informação e discussão de temas relacionados com a notafilia portuguesa

Moderadores: VMNV, José Duarte, Moderador de Honra

Avatar do Utilizador
mb_collection
Reinado D.João VI
Mensagens: 422
Registado: terça mar 04, 2008 2:51 pm
Localização: Braga
Contacto:

Nota FLA Açores

Mensagempor mb_collection » segunda mar 12, 2018 11:09 am

Bom dia,

Não sei se a secção é esta ou em "Outros Papéis de Valor", contudo, gostava de saber mais opiniões (sendo possível) sobre esta nota e obviamente, uma possível estimativa de valor.

Imagem
Imagem
* número de série omitido por questões de futura venda

Cumprimentos.

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso V
Mensagens: 1218
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: Nota FLA Açores

Mensagempor silvio2 » segunda mar 12, 2018 11:43 am

Caro Amigo, veja aqui Imagem http://www.azorestoday.com/2015/06/20/o ... ro-da-fla/

Também aqui, no Fórum, há um Tópico sobre o assunto Imagem viewtopic.php?f=33&t=52497
Cumprimentos,
Sílvio Silva

RubenGMelo
Reinado D.Filipe II
Mensagens: 827
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Re: Nota FLA Açores

Mensagempor RubenGMelo » segunda mar 12, 2018 5:01 pm

Estas "notas" são difíceis de encontrar, recordo-me em criança de ouvir nos Açores da Frente de Libertação dos Açores.

Resumidamente foi fundada em 74, para combater o Partido Comunista e o receio da onda de nacionalizações que assolavam Portugal Continental. Ainda hoje existe uma pequena actividade da FLA.

Relativamente à nota que apresenta e tendo o estado de conservação que não é nada famoso, julgo que poderá valer no máximo 20/25 Euros, mais do que isto, pelo menos eu não dava.
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

José Duarte
Reinado D.Luís
Mensagens: 184
Registado: terça abr 28, 2009 12:45 am
Localização: Lisboa

Re: Nota FLA Açores

Mensagempor José Duarte » terça mar 13, 2018 4:16 pm

Não sendo uma nota, no sentido estrito do termo, por não ser oficial, é um documento 'notafílico' interessante para a História, que regista um dado real da política, da sociedade portuguesa e dos Açores em particular!
Sei que tenho um exemplar, mas anda 'perdido' algures no meu 'caos'... vou ter que o procurar e juntar na minha pasta de 'curiosidades' interessantes afins à Notafilia, cujo foco colecionista me arrebatou nos últimos 10 anos.

Em 1980 fui ator numa ação global de realização de Postais Máximos e de divulgação da Maximafilia que culminou com uma Exposição com algumas das melhores coleções portuguesas de que fui portador no edifício do Posto de Turismo, em Ponta Delgada. Foi um evento programado a nível nacional pela então vibrante APM (Associação Portuguesa de Maximafilia) dirigida pelo decano mundial da Maximafilia, Eng. António Furtado, aquando do lançamento da emissão filatélica alusiva à Conferência Mundial do Turismo, com selos temáticos do Continente, Açores e Madeira. O evento foi um sucesso, muito bem trabalhado/divulgado pelos associados e amigos locais, tendo merecido mesmo um direto para o noticiário da noite na RTP/Açores, com reportagem generosa em que fui entrevistado.
Permaneci vários dias em S. Miguel, na faina da realização dos PM com os vários motivos dos selos alusivos à ilha, numa primeira estadia marcante que me levaria a querer visitar a Região, o que felizmente aconteceu já algumas vezes, sempre com vontade lá voltar.

Permiti-me fazer este enquadramento, porque em jeito de 'provocação' amistosa fui obsequiado justamente com um exemplar do 'Açor', irmão do deste tópico, assinado pelo então líder do movimento 'independentista' açoriano (FLA), cuja vontade não teria acolhimento pelos açorianos, que queriam, sim, o direito à Autonomia.

Em aditamento, deixo uma nota/reflexão final: quando vejo a recente proliferação comercial de 'euros' souvenir 'zer0', alegadamente publicitados como 'autorizados' pelo BCE (há quem acredite, porque sim!), podemos concluir quão frágil é o desempenho cultural de muitos portugueses... e em terra de 'cegos', quem tem olho... e 'cromos' também são colecionáveis, claro!
Cumprimentos,
José Duarte

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2014
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Nota FLA Açores

Mensagempor fernanrei » terça mar 13, 2018 5:16 pm

Não é uma nota mas merece um lugar na história nacional, tanto pela representatividade como pela história associada. Lembro-me de à 27 anos atrás ter frequentado uma associação nos arrifes, penso que era o clube dos amigos, onde a FLA ainda estava bem viva. Belos tempos que passei na bela ilha de são Miguel. Não tenho a certeza, mas penso ter algures uma nota de fantasia com essa referência, vou procurar :thumbupleft:
:D FMMRei :D


Voltar para “Notafilia Portuguesa”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante