E teremos uma nova cédula de 200 Reais em 2020

Informação e discussão de temas relacionados com a notafilia brasileira

Moderadores: José Duarte, Moderador de Honra

Responder

Qual a cor que a nova cédula terá ? Antes de votarem por favor leiam o tópico para o contexto.

A votação será encerrada em segunda ago 24, 2020 1:04 pm

Cinza mais claro
0
Sem votos
Cinza mais escuro
0
Sem votos
Marrom
0
Sem votos
Marrom avermelhado
2
67%
Um tom de verde
0
Sem votos
Um tom de azul
0
Sem votos
Um tom de vermelho
1
33%
Um tom de roxo
0
Sem votos
Vão inovar com mais colorido
0
Sem votos
Nenhuma destas
0
Sem votos

Total de votos: 3

Mensagem
Autor
Rogbert
Reinado D.João V
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm

E teremos uma nova cédula de 200 Reais em 2020

#1 Mensagem por Rogbert » quinta jul 30, 2020 1:04 pm

Dia 29 de julho tivemos a notícia que em 2020 teremos uma cédula de 200 Reais. Sinceramente eu pensava que ela sairia em 2022 para comemorar os 200 anos da independência.

Imagem

Na entrevista do BC vimos que foi dito que era um projeto que estava em andamento. Sabemos por conversas com pessoal da Casa da Moeda em palestras e eventos, que eles não ficam parados lá. Os artistas criam artes de moedas e cédulas e ficam com elas prontas para uma necessidade.

O animal escolhido já estava na fila, em 2001 houve a pesquisa dos animas em extinção preferidos. A tartaruga marinha em primeiro foi na cédula de 2, mico-leão-dourado o segundo na de 20. O animal do terceiro lugar era mesmo o lobo guará. Curiosidade, o quarto lugar foi o tamanduá-bandeira e o quinto o jacaré-de-papo-amarelo, então na próxima cédula será vez do tamanduá-bandeira.

Quem viu a coletiva no youtube (link : https://www.youtube.com/watch?v=cq_UiEkBx-E ) percebeu um dos motivos da relutância de sair esta nota na minha opinião. Questionamentos do real sendo desvalorizado, de ir contra projetos de transações digitais, de ajudar a corrupção a esconder valores, etc.

Claro que uma nota de maior valor traria questionamentos assim, e ela só saiu mesmo por pressão de necessidade da pandemia, mas acho que em termos de meio circulante, ela demorou para aparecer. Este tema com certeza traria muita discussão, mas prefiro falar da cédula em si.

Este projeto era algo que esta sendo visto, desenvolvido como dito antes, mas uma nova cédula é mais que a arte que a Casa da Moeda possa ir desenhando. É preciso definir o papel a se imprimir, que deve ter dimensão diferente da de 100 em teoria, as cores demandam tintas especiais que não se encontram fácil, e claro, produzir as chapas ou no caso cilindros para impressão.

Aproveitando, sobre a cor da cédula, eu chuto que será semelhante a cor de fundo da imagem acima ou um tom da cor do logo guará. Se vermos o Mico Leão dourado é amarelo, a arara vermelha, a onça um tom do pelo dela, etc. Chuto então que a cor seria de um cinza até um marrom avermelhado. Vamos ver o que teremos em algumas semanas.

Mas então, papel moeda especial, tintas especiais e tudo isso em grandes quantidades. Prazo de entrega em teoria em um mês, é óbvio que não começou agora. Claro que hoje as empresas conseguem produzir algo novo em pouco tempo, mas mesmo assim chegar ao fim do projeto com segurança e entregar materiais em quantidades, requer um bom tempo de trabalho e contato com fornecedores.

Por enquanto nada de imagens de como seria a cédula, alegam segurança, até entendo. Melhor momento para colocar uma cédula falsa por ai é no seu lançamento, sem a conhecer as pessoas são enganadas mais fácilmente, mas acho que o lançamento acelerado também não permite mostrar com segurança muito ainda. Lembramos que em fim de agosto em teoria eles a lançarão, demora até chegar na mão das pessoas, distribuir, e claro, produzir em quantidade para suprir o mercado.

Mais uma curiosidade, lendo o anúncio do BC eles notaram que o lobo já foi tema de moeda. A de 100 Cruzeiros Reais em 1993/1994.

Imagem

E se olharmos, nesta série de 4 moedas já tivemos a arara e a onça promovidas de moedas para cédulas :

Imagem
Imagem

E por coincidência, ficaria faltando só a do tamanduá-bandeira, que seria o próximo da lista :

Imagem

Parece um pouco de falta de criatividade, eu sei, mas lembremos, quem bate o martelo de como devem ser as cédulas é o Banco Central, e animais não dão polêmica. Já ouví falar que a Casa da Moeda tem idéias mais criativas, mas ela só dá opções, não tem poder de decidir o que sai nas cédulas.

E como pesquisa e curiosidade, vou tomar a liberdade de fazer uma enquete, tipo um bolão.

Infelizmente a votação é complicada, teria que colocar a cor da cédula na lista, mas não há como ter certeza de qual será, mas acho que vale a tentativa. Vou colocar algumas, mesmo repetidas nas outras cédulas. Se alguem tiver uma opção diferente pode descrever no tópico.

Quem quiser opinar pode votar.

Abraços.

Rogbert
Reinado D.João V
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm

Re: E teremos uma nova cédula de 200 Reais em 2020

#2 Mensagem por Rogbert » terça ago 04, 2020 1:43 pm

Bem, apesar de pouco votada, a cor já foi definida ao que parece...

Será cinza com tons avermelhados, segundo circula na imprensa. Abaixo as novidades :

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2 ... -200.shtml

Responder

Voltar para “Notafilia Brasileira”