Página 1 de 1

5 Dinars - Iraque

Enviado: quarta jun 06, 2012 11:02 pm
por rui_medeiros
Boa noite!
Ando a iniciar me nas notas....
Esta sei que é do antigo regime iraquiano, adquirida aqui no fórum...
Já é histórica...

Imagem

Imagem

Re: 5 Dinars - Iraque

Enviado: quarta jun 06, 2012 11:06 pm
por Thomás
Também tenho uma desta :thumbupleft:
É uma cédula muito bonita

Re: 5 Dinars - Iraque

Enviado: quinta jul 12, 2012 12:32 am
por tavares
tenho uma de 25 dinars do sadam alguem me sabe dizer o valor

Re: 5 Dinars - Iraque

Enviado: quinta jul 12, 2012 2:45 pm
por Tiago6
Esta nota é de facto histórica.
É daquelas notas sem grande valor, mas com uma história engraçada. Aqui está um bom exemplo, em que podemos adquirir uma peça (nota ou moeda) com meia dúzia de cêntimos, dedicar-lhe algum tempo de estudo e obter resultados interessantes.
A nota apresentada, assim como muitas outras do tempo do regime de Sadam Hussein, tem como característica o facto de existirem mais exemplares falsos do que verdadeiros. É perfeitamente normal a nota do caro colega rui_medeiros ser falsa, mas existe uma razão para tal facto!
Nos últimos anos do regime, existia uma enorme carência de moeda entre a população, principalmente notas! Simplesmente, não existiam notas a circular e o regime também não mostrava qualquer interesse nesse facto.
A população rapidamente arranjou solução, já que o governo não imprimia papel-moeda, a população rapidamente assumiu esse papel estabelecendo várias tipografias espalhadas por Bagdad com o único propósito de imprimir notas, que não passavam de cópias das originais, podendo até variar nas suas cores (umas mais escuras, outras mais claras, etc...). Consta que a nota mais fotocopiada seria a de 250 Dinars!
Pelo que li ao longo dos tempos, o regime de Sadam tinha perfeito conhecimento desta prática, nunca se opondo a tal facto! Assim, a população tinha o seu dinheiro e o governo não tinha que se chatear...
Com a entrada dos americanos no Iraque, estas tipografias "ilegais" foram descobertas e desmanteladas, e o uso de material com a imagem de Sadam proibido. As notas com a cara do ditador foram recolhidas e destruídas num espaço de três meses, o que provocou nova falta de moeda entre a população! Os próprios americanos actuaram contra a sua proibição e foram os próprios a voltar a imprimir notas de 250 dinars com a cara de Sadam, era a única forma de satisfazer a população.
Li também algures que quando os americanos chegaram ao Iraque, a única nota "oficial" que circulava era a de 10.000 dinars. Tudo o resto eram notas fabricadas nas tipografias espalhadas pela cidade!
Outra curiosidade, nos primeiros anos após a invasão era frequente encontrarmos no ebay americano sacos com milhares destas notas (10.000 notas, creio eu) à venda por valores na ordem dos 1000 dólares, ou menos até. Aparentemente, eram notas trazidas por soldados americanos, provavelmente retiradas de bancos ou mesmo casas particulares no Iraque.

Re: 5 Dinars - Iraque

Enviado: quinta jul 12, 2012 3:40 pm
por numismo
Bem.., na altura ter uma tipografia no Iraque era mel :D o pior é que devia haver poucas coisas para comprar

Re: 5 Dinars - Iraque

Enviado: quinta jul 12, 2012 6:29 pm
por Thomás
Há como um leigo distinguir? Imagino que as cópias não tenham marca d'água, não?

Re: 5 Dinars - Iraque

Enviado: sexta jul 13, 2012 8:02 am
por Tiago6
Há como um leigo distinguir? Imagino que as cópias não tenham marca d'água, não?
É muito fácil distinguir, até porque algumas apresentam uma qualidade muito má! As que têm uma melhor qualidade, nota-se claramente que são falsas pela marca d'água, ou não tem ou a marca d'água está impressa directamente na nota e não nas fibras do seu papel.

Re: 5 Dinars - Iraque

Enviado: domingo mar 17, 2013 9:04 pm
por WolvT
também tenho uma.

como saber se é verdadeira?

tem relevo nos simbolos a preto, e ao que me parece filete de segurança.

mas a face onde está o Sadam está invertida horizontalmente.

será falsa?