D. Afonso V 6.4.12

Moderador: Jacinto Silva

Caetobriga
Reinado D.João IV
Registado: segunda nov 15, 2010 10:06 am

D. Afonso V 6.4.12

Mensagempor Caetobriga » sexta mai 19, 2017 9:32 am

Parece-me mais uma 6.4.12 com castelos inclinados e tudo, mas nesta o mar parece-me ondas contínuas. O que acham?

ImagemImagem
Última edição por Caetobriga em sábado mai 27, 2017 6:15 pm, editado 1 vez no total.

Jacinto Silva
Reinado D.Sancho I
Registado: quarta mai 23, 2007 3:01 pm

Re: D. Afonso V 6.4.12 mais uma?

Mensagempor Jacinto Silva » sexta mai 26, 2017 4:36 pm

Viva Luís

Este não é fácil.

Uma coisa é classificarmos o que vemos sem atender a mais nada… E não encontrando referência que se aplique à moeda, “inventa-se” uma nova. Outra coisa é tentarmos perceber o “problema” e os seus efeitos, procurando chegar ao que seria o cunho.

No anverso, parece ter havido “ressalto do cunho” ou “dupla batida” ... Note-se a duplicação de parte dos elementos: nas ameias da muralha; nos pilares da torre à direita e no torreão central.

E este “problema” terá alterado o padrão das ondas? Existem ligeiras duplicações, mas não as consigo perceber totalmente!

Com todas as dúvidas que as ondas possam levantar, repare-se também no exemplar (desenho) do catálogo, em que as ondas são mais parecidas às deste exemplar do que ao padrão gráfico das “ondas trapezoidais” (pág. 20 do catálogo).

Quanto ao reverso, à exceção das legendas, não me parece existirem dúvidas na classificação.

Concluindo, também “arrumaria” a moeda na referência 6.4.12… Apesar de todos os desvios que se notam.

Cumprimentos

Caetobriga
Reinado D.João IV
Registado: segunda nov 15, 2010 10:06 am

Re: D. Afonso V 6.4.12 mais uma?

Mensagempor Caetobriga » sábado mai 27, 2017 6:14 pm

Obrigado Jacinto ainda não refinei o olho para estes pequeno spormenores que fazem toda a diferença. Apenas olho para a descrição no catálogo e para a moeda e tento encaixar.....mas estou a melhorar.

Voltar para “D. Afonso V”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante