Afonso V 8.1.5

Moderadores: Jacinto Silva, Moderador de Honra

luisc
Reinado D.Manuel II
Registado: segunda jan 09, 2017 4:51 pm

Afonso V 8.1.5

Mensagempor luisc » terça set 12, 2017 8:39 am

Um A5 8.1.5 escudo só com os dois castelos superiores

Depois de uma luta para retirar argamassa incrustada recuperei este ceitil.

A primeira coisa que me chamou a atenção foi os claros indícios da cunhagem sobre um real preto como atestam os círculos em cima no anverso.. :)

Depois fiquei perplexo com a finura da moeda, é de longe o ceitil mais fino que tenho e com detalhes..!!...andará perto da espessura de uma folha de 80gr

Por curiosidade como é que eles faziam isto? ...Desbastavam o disco do real preto com uma lima e depois batiam o ceitil por cima?

abraço

Imagem
Imagem
Imagem

Jacinto Silva
Reinado D.Sancho I
Registado: quarta mai 23, 2007 3:01 pm

Re: Afonso V 8.1.5

Mensagempor Jacinto Silva » quinta set 21, 2017 3:43 pm

Olá Luís

Apesar de algum desgaste o ceitil está muito colecionável e tem o “plus” de ser recunhado.

Não sei como se fazia a preparação dos discos para recunhagens, mas imagino que não investiam demasiado tempo no processo.
Uma hipótese era recunhar diretamente sobre os reais, sem alisar (desbastar) as superfícies dos discos.
Nunca testei, mas imagino que devido à fina espessura dos discos e à menor dureza do cobre, a pressão da martelada exercida nos cunhos seria suficiente para apagar a maior parte dos relevos dos reais, por sobreposição dos relevos dos ceitis

As partes dos relevos dos reais que ficam visíveis nos recunhados, talvez se devam à distribuição desigual da pressão dos cunhos sobre os discos, devido a irregularidades das superfícies (espessuras irregulares) e a irregularidades das superfícies dos cunhos e à direção oblíqua da martelada, ou seja, pelas mesmas razões uma moeda normal (não recunhada) pode ficar com partes dos relevos mais vincados e outras partes mais ténues.

Um abraço.

Voltar para “D. Afonso V”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante