Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: terça dez 11, 2018 12:23 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: sábado set 23, 2017 3:46 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
Caros ilustres, gostaria de saber a vossa opinião em relação à catalogação que fiz a este Ceitil.

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

MensagemEnviado: sábado set 23, 2017 8:01 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: quarta mai 23, 2007 3:01 pm
Carissimo Fernando

O EC não me permite ter certezas de detalhes que interessam para a classificação.
Parece-me ver vestígios de “colunas duplas na 2ª, 3ª e 5ª interiores” e parece-me são em número de 8?
No local do “ponto central” parece existir uma “depressão” no metal, por isso não me parece que exista ponto central.
Aponto como hipótese a referência 2.6.6.

MensagemEnviado: domingo set 24, 2017 11:21 am 
Desligado
Reinado D.Sancho I

As minha dúvidas circulam em torno da dificuldade de ver pormenores e a classificação que aponta também já a tive mas estou ainda em dúvida.

MensagemEnviado: terça set 26, 2017 9:02 am 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: quarta mai 23, 2007 3:01 pm
fernanrei Escreveu:
As minha dúvidas circulam em torno da dificuldade de ver pormenores...

Caro Fernando, eu sinto a mesma dificuldade... :D

Os ceitis com todos os elementos classificativos bem visíveis são mais raros.
Quando posso escolher, prefiro exemplares cujos ECs permitam a classificação mais completa possível, pelo menos até ao su-subgrupo (ex. A5 7.2.1).

Algumas referências têm elementos finos (ex.s: colunas duplas, tipos de circunferências, torres afastadas, etc, etc) que se não forem perceptíveis comprometem a classificação. Com a experiência vamos conhecendo estas tipologias particulares.
As legendas são outro elemento classificativo difícil de encontrar completo, mas se se conseguir pelo menos ler o início e o fim, já facilita um pouco o seu enquadramento.

Por vezes, compro ceitis que não consigo classificar, porque apresentam algum(s) pormenor(s) que considero "raro(s)" ou que me interessam por outro motivo.
Nestes casos, por vezes, a sua classificação torna-se possível se encontrar outros do mesmo cunho.

MensagemEnviado: terça set 26, 2017 9:50 am 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Jacinto Silva Escreveu:
fernanrei Escreveu:
As minha dúvidas circulam em torno da dificuldade de ver pormenores...

Caro Fernando, eu sinto a mesma dificuldade... :D

Os ceitis com todos os elementos classificativos bem visíveis são mais raros.
Quando posso escolher, prefiro exemplares cujos ECs permitam a classificação mais completa possível, pelo menos até ao su-subgrupo (ex. A5 7.2.1).

Algumas referências têm elementos finos (ex.s: colunas duplas, tipos de circunferências, torres afastadas, etc, etc) que se não forem perceptíveis comprometem a classificação. Com a experiência vamos conhecendo estas tipologias particulares.
As legendas são outro elemento classificativo difícil de encontrar completo, mas se se conseguir pelo menos ler o início e o fim, já facilita um pouco o seu enquadramento.

Por vezes, compro ceitis que não consigo classificar, porque apresentam algum(s) pormenor(s) que considero "raro(s)" ou que me interessam por outro motivo.
Nestes casos, por vezes, a sua classificação torna-se possível se encontrar outros do mesmo cunho.

Meu caro ilustre, compreendo na totalidade o que refere e agradeço a sua consideração e o tempo que gasta a ajudar os outros. Os meus mais sinceros cumprimentos.....

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited