Ceitil D. Afonso V 2.1.5 Muito bom !!!

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
carrancho
Reinado D.Afonso VI
Mensagens: 687
Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: Ceitil D. Afonso V 2.1.5 Muito bom !!!

#11 Mensagem por carrancho » quinta abr 05, 2018 10:14 am

O que eu vejo aí que poderá necessitar de algum tipo de intervenção são pontos de verdete, nada mais.


Um abraço,
Carrancho

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Ceitil D. Afonso V 2.1.5 Muito bom !!!

#12 Mensagem por fernanrei » quinta abr 05, 2018 12:56 pm

carrancho Escreveu:O que eu vejo aí que poderá necessitar de algum tipo de intervenção são pontos de verdete, nada mais.
Não é verdete é cuprite ;)
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Ceitil D. Afonso V 2.1.5 Muito bom !!!

#13 Mensagem por numisiuris » quinta abr 05, 2018 2:40 pm

fernanrei Escreveu:
carrancho Escreveu:O que eu vejo aí que poderá necessitar de algum tipo de intervenção são pontos de verdete, nada mais.
Não é verdete é cuprite ;)
Eu não percebo nada de ceitis, mas nas outras moedas a cuprite costuma ser avermelhada. Nos ceitis é diferente? E que cor tem a malaquite nos ceitis? ;)

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Ceitil D. Afonso V 2.1.5 Muito bom !!!

#14 Mensagem por fernanrei » quinta abr 05, 2018 2:48 pm

numisiuris Escreveu:
fernanrei Escreveu:
carrancho Escreveu:O que eu vejo aí que poderá necessitar de algum tipo de intervenção são pontos de verdete, nada mais.
Não é verdete é cuprite ;)
Eu não percebo nada de ceitis, mas nas outras moedas a cuprite costuma ser avermelhada. Nos ceitis é diferente? E que cor tem a malaquite nos ceitis? ;)
Tens razão iuri é malaquita que aparece no meu ceitil :green: a cuprita tem geralmente tons à volta do avermelhado podendo por vezes apresentar um tom ligeiramente azulado, verde musgo ou vermelho telha. Depois de observar melhor é de facto o tom verde da malaquita apesar de á vista desarmada parecer o verde da cuprita :green:, mas já que fizeste essa observação repara melhor na parte inferior das imagens que partilhei ampliadas e em corte :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Ceitil D. Afonso V 2.1.5 Muito bom !!!

#15 Mensagem por numisiuris » quinta abr 05, 2018 2:54 pm

fernanrei Escreveu:
numisiuris Escreveu:
fernanrei Escreveu: Não é verdete é cuprite ;)
Eu não percebo nada de ceitis, mas nas outras moedas a cuprite costuma ser avermelhada. Nos ceitis é diferente? E que cor tem a malaquite nos ceitis? ;)
Tens razão iuri é malaquita que aparece no meu ceitil :green: a cuprita tem geralmente tons à volta do avermelhado podendo por vezes apresentar um tom ligeiramente azulado, verde musgo ou vermelho telha. Depois de observar melhor é de facto o tom verde da malaquita apesar de á vista desarmada parecer o verde da cuprita :green:
A ideia que tenho é a de que primeiro se forma a cuprite, de tom avermelhado e depois a malaquite ou a azurite, cuja diferença está na cor (verde/azul). De qualquer modo, por uma moeda apresentar cristalização, não quer dizer que não tenha sido limpa. Esta moeda não sei se o foi, se não, porque o tipo de iluminação da foto não permite percebê-lo. Mas se tivesse que arriscar uma opinião também me inclinaria para que tivesse sido limpa. Existe muito esse misticismo das limpezas. Mas, ou uma moeda medieval se apresenta totalmente encapada (falando de cobre), ou certamente já sofreu algum tipo de limpeza. Nas moedas mais recentes tudo é diferente.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Ceitil D. Afonso V 2.1.5 Muito bom !!!

#16 Mensagem por fernanrei » quinta abr 05, 2018 3:02 pm

Segue uma imagem da cuprita em tom verde :thumbupleft:
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Ceitil D. Afonso V 2.1.5 Muito bom !!!

#17 Mensagem por fernanrei » quinta abr 05, 2018 3:10 pm

iuri, a cuprita pode é associar-se à limonita e aos minerais de cobre secundários, como o cobre nativo, a Crisocola, a calcocita, a Malaquita e a Azurita. São estas associações que determinam a tonalidade do mineral apresentado em resultado da reação eletroquímica :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Ceitil D. Afonso V 2.1.5 Muito bom !!!

#18 Mensagem por numisiuris » quinta abr 05, 2018 3:11 pm

Isso pode ser cuprite revestida de malaquite, sim. :)

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Ceitil D. Afonso V 2.1.5 Muito bom !!!

#19 Mensagem por fernanrei » quinta abr 05, 2018 3:19 pm

numisiuris Escreveu:Isso pode ser cuprite revestida de malaquite, sim. :)
Depois da tua observação fiquei mais inclinada para concordar com o que disseste :think: e quanto à limpeza da moeda, vou anuir na possibilidade de ter sido lavada e até mesmo acreditar que lhe retiraram alguma da terra que tinha, mas se mexeram foi muito pouco :green:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Ceitil D. Afonso V 2.1.5 Muito bom !!!

#20 Mensagem por fernanrei » sexta abr 06, 2018 8:03 am

Só acrescento mais um pequeno pormenor. A cuprita é nada mais nada menos que óxido cuproso e geralmente apresenta alterações á superfície de várias tonalidades, podendo ser a azurita ou a malaquita. Todos os metais quando oxidados tendem a voltar à sua forma original, é quando surgem os óxidos que acabam por ficar como sais dissolvidos, caso os elementos incidam o suficiente para remover esses derivados :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “D. Afonso V”