Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: segunda dez 17, 2018 3:09 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 20 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quinta abr 05, 2018 10:14 am 
Desligado
Reinado D.Afonso VI

Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
O que eu vejo aí que poderá necessitar de algum tipo de intervenção são pontos de verdete, nada mais.

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

MensagemEnviado: quinta abr 05, 2018 12:56 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
carrancho Escreveu:
O que eu vejo aí que poderá necessitar de algum tipo de intervenção são pontos de verdete, nada mais.

Não é verdete é cuprite ;)

MensagemEnviado: quinta abr 05, 2018 2:40 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
fernanrei Escreveu:
carrancho Escreveu:

Eu não percebo nada de ceitis, mas nas outras moedas a cuprite costuma ser avermelhada. Nos ceitis é diferente? E que cor tem a malaquite nos ceitis? ;)

MensagemEnviado: quinta abr 05, 2018 2:48 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

numisiuris Escreveu:
fernanrei Escreveu:
carrancho Escreveu:

Eu não percebo nada de ceitis, mas nas outras moedas a cuprite costuma ser avermelhada. Nos ceitis é diferente? E que cor tem a malaquite nos ceitis? ;)

Tens razão iuri é malaquita que aparece no meu ceitil :green: a cuprita tem geralmente tons à volta do avermelhado podendo por vezes apresentar um tom ligeiramente azulado, verde musgo ou vermelho telha. Depois de observar melhor é de facto o tom verde da malaquita apesar de á vista desarmada parecer o verde da cuprita :green:, mas já que fizeste essa observação repara melhor na parte inferior das imagens que partilhei ampliadas e em corte :thumbupleft:

MensagemEnviado: quinta abr 05, 2018 2:54 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso III

fernanrei Escreveu:
numisiuris Escreveu:
fernanrei Escreveu:

Tens razão iuri é malaquita que aparece no meu ceitil :green: a cuprita tem geralmente tons à volta do avermelhado podendo por vezes apresentar um tom ligeiramente azulado, verde musgo ou vermelho telha. Depois de observar melhor é de facto o tom verde da malaquita apesar de á vista desarmada parecer o verde da cuprita :green:

A ideia que tenho é a de que primeiro se forma a cuprite, de tom avermelhado e depois a malaquite ou a azurite, cuja diferença está na cor (verde/azul). De qualquer modo, por uma moeda apresentar cristalização, não quer dizer que não tenha sido limpa. Esta moeda não sei se o foi, se não, porque o tipo de iluminação da foto não permite percebê-lo. Mas se tivesse que arriscar uma opinião também me inclinaria para que tivesse sido limpa. Existe muito esse misticismo das limpezas. Mas, ou uma moeda medieval se apresenta totalmente encapada (falando de cobre), ou certamente já sofreu algum tipo de limpeza. Nas moedas mais recentes tudo é diferente.

MensagemEnviado: quinta abr 05, 2018 3:02 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Segue uma imagem da cuprita em tom verde :thumbupleft:

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

MensagemEnviado: quinta abr 05, 2018 3:10 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

iuri, a cuprita pode é associar-se à limonita e aos minerais de cobre secundários, como o cobre nativo, a Crisocola, a calcocita, a Malaquita e a Azurita. São estas associações que determinam a tonalidade do mineral apresentado em resultado da reação eletroquímica :thumbupleft:

MensagemEnviado: quinta abr 05, 2018 3:11 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Isso pode ser cuprite revestida de malaquite, sim. :)

MensagemEnviado: quinta abr 05, 2018 3:19 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

numisiuris Escreveu:
Isso pode ser cuprite revestida de malaquite, sim. :)

Depois da tua observação fiquei mais inclinada para concordar com o que disseste :think: e quanto à limpeza da moeda, vou anuir na possibilidade de ter sido lavada e até mesmo acreditar que lhe retiraram alguma da terra que tinha, mas se mexeram foi muito pouco :green:

MensagemEnviado: sexta abr 06, 2018 8:03 am 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Só acrescento mais um pequeno pormenor. A cuprita é nada mais nada menos que óxido cuproso e geralmente apresenta alterações á superfície de várias tonalidades, podendo ser a azurita ou a malaquita. Todos os metais quando oxidados tendem a voltar à sua forma original, é quando surgem os óxidos que acabam por ficar como sais dissolvidos, caso os elementos incidam o suficiente para remover esses derivados :thumbupleft:

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 20 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal