fernanrei Escreveu:
numisiuris Escreveu:
fernanrei Escreveu:
Não é verdete é cuprite

Eu não percebo nada de ceitis, mas nas outras moedas a cuprite costuma ser avermelhada. Nos ceitis é diferente? E que cor tem a malaquite nos ceitis?

Tens razão iuri é malaquita que aparece no meu ceitil

a cuprita tem geralmente tons à volta do avermelhado podendo por vezes apresentar um tom ligeiramente azulado, verde musgo ou vermelho telha. Depois de observar melhor é de facto o tom verde da malaquita apesar de á vista desarmada parecer o verde da cuprita

A ideia que tenho é a de que primeiro se forma a cuprite, de tom avermelhado e depois a malaquite ou a azurite, cuja diferença está na cor (verde/azul). De qualquer modo, por uma moeda apresentar cristalização, não quer dizer que não tenha sido limpa. Esta moeda não sei se o foi, se não, porque o tipo de iluminação da foto não permite percebê-lo. Mas se tivesse que arriscar uma opinião também me inclinaria para que tivesse sido limpa. Existe muito esse misticismo das limpezas. Mas, ou uma moeda medieval se apresenta totalmente encapada (falando de cobre), ou certamente já sofreu algum tipo de limpeza. Nas moedas mais recentes tudo é diferente.