Ajuda Ceitil D. Afonso V Grupo 2 ?????

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11009
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Ajuda Ceitil D. Afonso V Grupo 2 ?????

#1 Mensagem por fernanrei » segunda abr 02, 2018 5:27 pm

Caros ilustres, gostaria de poder contar com a vossa ajuda neste Ceitil. Parece-me ter 6 colunas interiores mas serão duplas? As torres têm quatro ameias e estão todas ao mesmo nível :think: e parece-me ter ponto por cima da central , estarei a ver bem? Quanto ao mar, parte mais complicada!!!
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.


"Quod erat demonstrandum"

Monge
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2140
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: Ajuda Ceitil D. Afonso V Grupo 2 ?????

#2 Mensagem por Monge » segunda abr 02, 2018 6:37 pm

São seis colunas não há dúvida.
A primeira e a 5ª são quase duplas. O desgaste limpou o resto mas, como Magro não considera nenhum sub grupo como seis colunas duplas, fiquemos pela 6 simples.
A ameias são 5 só que estão sobrepostas no intervalo entre torres.
O ponto a que se refere Magro é o do compasso, entre a torre e a muralha,não sob o torreão.
Vejo mal devido à má gravura mas considero serem duas ondas soltas.
Logo,
Magro 2.1.4

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11009
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Ajuda Ceitil D. Afonso V Grupo 2 ?????

#3 Mensagem por fernanrei » segunda abr 02, 2018 8:13 pm

Monge Escreveu:São seis colunas não há dúvida.
A primeira e a 5ª são quase duplas. O desgaste limpou o resto mas, como Magro não considera nenhum sub grupo como seis colunas duplas, fiquemos pela 6 simples.
A ameias são 5 só que estão sobrepostas no intervalo entre torres.
O ponto a que se refere Magro é o do compasso, entre a torre e a muralha,não sob o torreão.
Vejo mal devido à má gravura mas considero serem duas ondas soltas.
Logo,
Magro 2.1.4
Vou aceitar essa classificação porque também é única a que chego :think:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
carrancho
Reinado D.Afonso VI
Mensagens: 687
Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: Ajuda Ceitil D. Afonso V Grupo 2 ?????

#4 Mensagem por carrancho » terça abr 03, 2018 10:47 am

Também tenho dúvidas nas ondas mas parecem-me ser 3 soltas.

6 colunas interiores e sem dúvida são 5 ameias em cada torre. Marcava este como 2.1.5
Um abraço,
Carrancho

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11009
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Ajuda Ceitil D. Afonso V Grupo 2 ?????

#5 Mensagem por fernanrei » terça abr 03, 2018 10:57 am

carrancho Escreveu:Também tenho dúvidas nas ondas mas parecem-me ser 3 soltas.

6 colunas interiores e sem dúvida são 5 ameias em cada torre. Marcava este como 2.1.5
Eu aposto da 2.1.4 independentemente de ser ou não clara a existência de duas ou três ondas soltas. Uma coisa que a mim me faz sair da classificação 2.1.5 é o facto das torres terem todas a mesma altura, o que deveria ser mais considerado numa questão de classificação. O Magro deverá ter pensado nisso :think:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
carrancho
Reinado D.Afonso VI
Mensagens: 687
Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: Ajuda Ceitil D. Afonso V Grupo 2 ?????

#6 Mensagem por carrancho » terça abr 03, 2018 11:11 am

fernanrei Escreveu:
carrancho Escreveu:Também tenho dúvidas nas ondas mas parecem-me ser 3 soltas.

6 colunas interiores e sem dúvida são 5 ameias em cada torre. Marcava este como 2.1.5
Eu aposto da 2.1.4 independentemente de ser ou não clara a existência de duas ou três ondas soltas. Uma coisa que a mim me faz sair da classificação 2.1.5 é o facto das torres terem todas a mesma altura, o que deveria ser mais considerado numa questão de classificação. O Magro deverá ter pensado nisso :think:
Sim, mas esse pormenor não foi sequer considerado pelo Magro e ainda que fosse não é característica exclusiva dessa referência, apenas na moeda representada no catálogo. Aliás, se reparares na 2.1.5 do catálogo as torres também estão praticamente niveladas, mais até que a tua em que a torre direita está um pouco rebaixada em relação às restantes.
Um abraço,
Carrancho

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11009
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Ajuda Ceitil D. Afonso V Grupo 2 ?????

#7 Mensagem por fernanrei » terça abr 03, 2018 8:11 pm

Caro ilustre carrancho, não sei qual o catálogo que refere mas no meu o magro nessa referência (2.1.5) não colocou um exemplar com as torres todas ao mesmo nível e muito menos com as ameias sobrepostas. O meu exemplar tem as torres da mesma altura, ameias em sobreposição e o que está ligeiramente abaixo das outras são as ameias da torre da direita , a não ser que esteja a ver mal :think: . Na verdade, pode ser encaixado nas duas referências mas sem a certeza do tipo de ondas prefiro ficar pela 2.1.4, de qualquer forma agradeço o seu contributo :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11009
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Ajuda Ceitil D. Afonso V Grupo 2 ?????

#8 Mensagem por fernanrei » quarta abr 04, 2018 8:45 am

Um outro pormenor que deverá também ser observado é o facto das colunas serem duplas. Consegue-se ver perfeitamente que são duplas e o magro não considerou esse aspeto (6 colunas duplas interiores), ou por esquecimento ou então porque não tinha encontrado até à altura um exemplar com essa particularidade. Não me compete a mim por em causa o excelente trabalho que ele executou, apenas posso defender o que é meu baseado nas evidências possíveis de serem visualizadas. É importante ressalvar que só se conseguem bons resultados refutando determinados dogmas já com raízes e aceitar todas as opiniões, porque o máximo conhecimento só se consegue com a colaboração de todos, de forma a poder contar com todos os pontos de vista :green:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
carrancho
Reinado D.Afonso VI
Mensagens: 687
Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: Ajuda Ceitil D. Afonso V Grupo 2 ?????

#9 Mensagem por carrancho » quinta abr 05, 2018 10:08 am

fernanrei Escreveu:Caro ilustre carrancho, não sei qual o catálogo que refere mas no meu o magro nessa referência (2.1.5) não colocou um exemplar com as torres todas ao mesmo nível e muito menos com as ameias sobrepostas. O meu exemplar tem as torres da mesma altura, ameias em sobreposição e o que está ligeiramente abaixo das outras são as ameias da torre da direita , a não ser que esteja a ver mal :think: . Na verdade, pode ser encaixado nas duas referências mas sem a certeza do tipo de ondas prefiro ficar pela 2.1.4, de qualquer forma agradeço o seu contributo :thumbupleft:
O que difere a referência 2.1.4 da 2.1.5 é apenas uma característica, o mar, uma tem 2 ondas soltas e outra 3. A moeda deste tópico parece-me ter 3. Se as torres estão niveladas ou não não interessa para esta classificação, o Magro não o considerou, o que não nos impede de coleccionar essas diferenças, por exemplo, há referências com e sem janelas nos torreões, mares de vários tipos todos metidos na mesma referência, etc etc etc, e, em sentido contrário, também há muitos defeitos que o Magro classificou como feitio. Agora, segundo o catálogo não vamos considerar referências não catalogadas quando elas existem no catálogo. O Mar é uma característica importante em quase todas as referências, mas na 1.2.10 de A5 o Magro desvalorizou esse pormenor e meteu tudo no mesmo saco, podemos nós coleccionar os vários tipos de ondas dessa referência, mas não podemos dizer que por ter ondas X, Y ou Z que é uma referência não catalogada. ;)

Fica a imagem da 2.1.5 do catálogo
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Um abraço,
Carrancho

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11009
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Ajuda Ceitil D. Afonso V Grupo 2 ?????

#10 Mensagem por fernanrei » quinta abr 05, 2018 10:13 am

carrancho Escreveu:
fernanrei Escreveu:Caro ilustre carrancho, não sei qual o catálogo que refere mas no meu o magro nessa referência (2.1.5) não colocou um exemplar com as torres todas ao mesmo nível e muito menos com as ameias sobrepostas. O meu exemplar tem as torres da mesma altura, ameias em sobreposição e o que está ligeiramente abaixo das outras são as ameias da torre da direita , a não ser que esteja a ver mal :think: . Na verdade, pode ser encaixado nas duas referências mas sem a certeza do tipo de ondas prefiro ficar pela 2.1.4, de qualquer forma agradeço o seu contributo :thumbupleft:
O que difere a referência 2.1.4 da 2.1.5 é apenas uma característica, o mar, uma tem 2 ondas soltas e outra 3. A moeda deste tópico parece-me ter 3. Se as torres estão niveladas ou não não interessa para esta classificação, o Magro não o considerou, o que não nos impede de coleccionar essas diferenças, por exemplo, há referências com e sem janelas nos torreões, mares de vários tipos todos metidos na mesma referência, etc etc etc, e, em sentido contrário, também há muitos defeitos que o Magro classificou como feitio. Agora, segundo o catálogo não vamos considerar referências não catalogadas quando elas existem no catálogo. O Mar é uma característica importante em quase todas as referências, mas na 1.2.10 de A5 o Magro desvalorizou esse pormenor e meteu tudo no mesmo saco, podemos nós coleccionar os vários tipos de ondas dessa referência, mas não podemos dizer que por ter ondas X, Y ou Z que é uma referência não catalogada. ;)

Fica a imagem da 2.1.5 do catálogo
Concordo consigo a 100% caro ilustre, pessoalmente vou guardando todas aquelas que apesar de estarem na mesma referência apresentam diferenças. :green:
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “D. Afonso V”