Identificação Ceitil

Moderadores: Jacinto Silva, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
NVMVS
Reinado D.Pedro IV
Registado: segunda out 29, 2018 1:38 pm

Identificação Ceitil

#1 Mensagem por NVMVS » domingo nov 11, 2018 6:35 pm

Olá,
Alguém me conseguiria identificar a referêcia deste ceitil no livro do Eng. Magro?
Muito obrigado desde já,
Cumprimentos,
Diogo
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Cumprimentos
Diogo

NVMVS
Reinado D.Pedro IV

Re: Identificação Ceitil

#2 Mensagem por NVMVS » segunda nov 12, 2018 9:04 pm

Eu diria, à partida, que seria do grupo 8 de Afonso V devido ao escudo, mas o castelo deixa-me dúvidas. As ameias são formadas por elementos +/-
quadrados.
Cumprimentos
Diogo

NVMVS
Reinado D.Pedro IV

#3 Mensagem por NVMVS » quinta nov 15, 2018 6:49 pm

:think:
Cumprimentos
Diogo

Monge
Reinado D.Afonso III
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

#4 Mensagem por Monge » sexta nov 16, 2018 9:24 am

A muralha é aberta, o escudo do tipo 4. Isto aponta-nos para o Grupo 7.
Torres baixas, logo sub-grupo 7.2.
Circunferências lisas e ondas contínuas, logo magro 7.2.1

NVMVS
Reinado D.Pedro IV

#5 Mensagem por NVMVS » sexta nov 16, 2018 9:30 am

Monge Escreveu:A muralha é aberta, o escudo do tipo 4. Isto aponta-nos para o Grupo 7.
Torres baixas, logo sub-grupo 7.2.
Circunferências lisas e ondas contínuas, logo magro 7.2.1
Muito obrigado pela sua resposta!
Concordo e vou já mudar a referência nos meus apontamentos!
Cumprimentos,
Diogo
Cumprimentos
Diogo

Jacinto Silva
Reinado D.Sancho I
Registado: quarta mai 23, 2007 3:01 pm

#6 Mensagem por Jacinto Silva » sexta nov 16, 2018 10:59 pm

Viva

Tenho uma opinião diferente do amigo Monge.

Nas duas faces a moeda tem vestígios de dupla batida ou ressalto do cunho que alterou o aspeto dos elementos.

Em cada torreão do castelo não há dúvida que existem 3 ameias. Na muralha contam-se 9 ameias, mas a 2ª e 3ª, à nossa direita, são uma duplicação, nota-se que se sobrepõem, por isso creio que no cunho eram 8 ameias e não 9.

Vê-se também que todas as ameias da muralha estão tracejadas (cortadas), tal como as ameias dos torreões e muitas partes da circunferência do anverso.

Creio que se trata de um anverso do subgrupo 8.5 de D. Afonso V. Embora a muralha seja “aberta” e não “regular fechada” como indica a descrição do grupo … este pormenor é comprovadamente frequente nesta tipologia, inclusive nos exemplares do catálogo deste subgrupo 8.5…

As ondas não são bem visíveis, mas parece-me que no cunho eram côncavas, por isso inclino-me mais para a referência 8.5.2... (eventualmente irregulares 8.5.3…)

O reverso também tem vestígios de duplicação, em quase toda a parte visível da circunferência... E parece ser um reverso típico do grupo 8 de D. Afonso V.

Cumprimentos

NVMVS
Reinado D.Pedro IV

#7 Mensagem por NVMVS » sexta nov 16, 2018 11:47 pm

Jacinto Silva Escreveu:Viva

Tenho uma opinião diferente do amigo Monge.

Nas duas faces a moeda tem vestígios de dupla batida ou ressalto do cunho que alterou o aspeto dos elementos.

Em cada torreão do castelo não há dúvida que existem 3 ameias. Na muralha contam-se 9 ameias, mas a 2ª e 3ª, à nossa direita, são uma duplicação, nota-se que se sobrepõem, por isso creio que no cunho eram 8 ameias e não 9.

Vê-se também que todas as ameias da muralha estão tracejadas (cortadas), tal como as ameias dos torreões e muitas partes da circunferência do anverso.

Creio que se trata de um anverso do subgrupo 8.5 de D. Afonso V. Embora a muralha seja “aberta” e não “regular fechada” como indica a descrição do grupo … este pormenor é comprovadamente frequente nesta tipologia, inclusive nos exemplares do catálogo deste subgrupo 8.5…

As ondas não são bem visíveis, mas parece-me que no cunho eram côncavas, por isso inclino-me mais para a referência 8.5.2... (eventualmente irregulares 8.5.3…)

O reverso também tem vestígios de duplicação, em quase toda a parte visível da circunferência... E parece ser um reverso típico do grupo 8 de D. Afonso V.

Cumprimentos
Agradeço muito toda esta óptima explicação. É um enorme gosto aprender com quem percebe muito destes temas.
Efetivamente comprei-a por aparentar ser diferente do comum e já sabia que ia dar dores de cabeça a classificar dado o estado de conservação.
Vou guardar a sua explicação tal como a do sr. Monge. Anexarei tudo nos meus apontamentos.
Muito obrigado!
Cumprimentos
Diogo
Última edição por NVMVS em sexta nov 16, 2018 11:51 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos
Diogo

fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#8 Mensagem por fernanrei » sábado nov 17, 2018 11:50 am

Na minha opinião, a moeda tem o castelo com a muralha regular fechada e isso remete-a para o grupo 8. Quero acreditar que tem módulo pequeno e conto 10 ameias na muralha e de facto apresenta uma circunferência lisa em cada face e não há dúvida que o escudo é do 4º tipo, portanto, sub grupo 3. Não vejo outra opção para as ondas que não as contínuas :think: . Então para concluir fico pela classificação 8-3-1 :thumbupleft: mas dou sempre o benefício da dúvida aos mais experientes :thumbs:
:D FMMRei :D

Jacinto Silva
Reinado D.Sancho I
Registado: quarta mai 23, 2007 3:01 pm

#9 Mensagem por Jacinto Silva » sábado nov 17, 2018 12:54 pm

Viva

Permitam-me fazer uma correção em relação ao que eu tinha dito:

Em vez de "...creio que no cunho eram 8 ameias e não 9..." deve ler-se "...creio que no cunho eram 7 ameias e não 9..."

Cumprimentos

NVMVS
Reinado D.Pedro IV

#10 Mensagem por NVMVS » sábado nov 17, 2018 11:16 pm

fernanrei Escreveu:Na minha opinião, a moeda tem o castelo com a muralha regular fechada e isso remete-a para o grupo 8. Quero acreditar que tem módulo pequeno e conto 10 ameias na muralha e de facto apresenta uma circunferência lisa em cada face e não há dúvida que o escudo é do 4º tipo, portanto, sub grupo 3. Não vejo outra opção para as ondas que não as contínuas :think: . Então para concluir fico pela classificação 8-3-1 :thumbupleft: mas dou sempre o benefício da dúvida aos mais experientes :thumbs:
Agradeço a sua opinião! Muito obrigado :dance:
Cumprimentos
Diogo

Responder

Voltar para “D. Afonso V”