Identificação Ceitil

Moderadores: Jacinto Silva, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Monge
Reinado D.Afonso III
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: Identificação Ceitil

#11 Mensagem por Monge » domingo nov 18, 2018 3:37 pm

Esta discussão e a diferença de opiniões elucida mesmo o que é classificar Ceitis.

São na generalidade, moedas mal gravadas, mal cunhadas e muito gastas. Daí a dificultade em as "encaixar" na classificação "oficial".
Muitas vezes "topeço" logo na definição do grupo.

Encontro-me frequentemente com o Engº Magro e discutimos muito este tema. É notável o seu esforço de sistematização e o trabalho que fêz, antes ainda da era digital, e que contínua a ser a base para o estudo destas fascinantes moedinhas.

Jacinto Silva
Reinado D.Sancho I
Registado: quarta mai 23, 2007 3:01 pm

#12 Mensagem por Jacinto Silva » domingo nov 18, 2018 6:46 pm

Monge Escreveu:Esta discussão e a diferença de opiniões elucida mesmo o que é classificar Ceitis.

São na generalidade, moedas mal gravadas, mal cunhadas e muito gastas. Daí a dificultade em as "encaixar" na classificação "oficial".
Muitas vezes "topeço" logo na definição do grupo.

Encontro-me frequentemente com o Engº Magro e discutimos muito este tema. É notável o seu esforço de sistematização e o trabalho que fêz, antes ainda da era digital, e que contínua a ser a base para o estudo destas fascinantes moedinhas.
Assino por baixo.
Não conheço pessoalmente o Engº Magro, mas invejo o privilégio do amigo Monge poder falar com ele.

E aproveito para fazer mais uma correção ao meu 1º post:

- Em vez de,
“…Embora a muralha seja “aberta” e não “regular fechada”…”
Queria dizer,
“…Embora a muralha seja “incompleta” e não “regular fechada”…”

Deixo imagem de um exemplar (pena o EC) cuja tipologia me parece ser próxima do exemplar do amigo Diogo.
Comparativo A5 gr 8.jpg
É apenas uma opinião que vale como tal.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#13 Mensagem por fernanrei » domingo nov 18, 2018 6:59 pm

Como é fácil partilhar opiniões com pessoas cultas, experientes, flexíveis e acima de tudo honradas. Sinto-me um privilegiado por poder contar com a vossa forma de ler as moedas.
:D FMMRei :D

soga80
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm

#14 Mensagem por soga80 » domingo nov 18, 2018 9:35 pm

É estar sempre a aprender... Realmente...

NVMVS
Reinado D.Pedro IV
Registado: segunda out 29, 2018 1:38 pm

#15 Mensagem por NVMVS » segunda nov 19, 2018 9:27 am

Corroboro integralmente o que disse o sr. Monge. Classificar ceitis é sem dúvida um exercício ímpar: árduo mas muito interessante. Tive a oportunidade de recentemente conhecer o Eng. Magro, cujo o livro é um apoio essencial. O próprio indicou que continua a actualizar o livro.
Obrigado aos caros colegas foristas Monge, Jacinto Silva e fernanrei cujas opiniões responderam muito bem à questão que expus.
Cumprimentos,
Diogo
Cumprimentos
Diogo

Responder

Voltar para “D. Afonso V”