Ajuda a identificar!!!

Moderadores: Jacinto Silva, Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
Marco Alexandre
Escudinho da II República
Registado: quarta jan 22, 2020 1:17 am

Ajuda a identificar!!!

#1 Mensagem por Marco Alexandre » terça jun 30, 2020 4:05 pm

Boas ai vai um ceitil de Afonso V a minha duvida e mesmo na referência ou letra monetária ainda me é um pouco difícil isso estamos em aprendizagem 😉 mas será das primeiras referências de Afonso V escudo com castelos so não consigo decifrar em qual se enquadra, qualquer informação é bem vinda e fará parte da aprendizagem, já agora que estado de conservação atribuíram a moeda. :1zhelp:
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

AdrianoHS
Reinado D.Afonso VI
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

Re: Ajuda a identificar!!!

#2 Mensagem por AdrianoHS » quarta jul 01, 2020 6:59 pm

Olá, Marco.

Primeiro palpite meu em ceitis de outros. Então não me leve muito à sério, estou aprendendo também.
Arrisco o teu no grupo 1.2.10 no Magro.
Muralha comprida e baixa com extremos que tocam ou cortam as circunferências.
Sem letra monetária (não consigo divisar se o teu ceitil possui), escudo do primeiro tipo.*
Uma circunferência lisa em cada lado, mar de vários tipos.

*Se possuir letra seria o grupo 1.1.5.

Acho ser isso, aguarde o pessoal mais entendido dar uma olhada.

Abraço.

Monge
Reinado D.Afonso II
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: Ajuda a identificar!!!

#3 Mensagem por Monge » quarta jul 01, 2020 10:37 pm

Com este tipo de muralha confunde-se muito o grupo 1 com o 8. O grupo 1 tem Escudo tipo 1 ou 2, enquanto que o grupo 8 tem Escudo tipo 4.
Pelo meio aparecem por vezes Escudos tipo 3 e temos de os "chutar" para baixo ou para cima e aqui funciona mais o coração que a razão.

Depois é ver quantas circunferências tem em cada face, mar, torres junto ous afastadas.
Neste caso caimos no tipo mais vulgar que é, como já dito acima, o 1.2.10 (Aqui encaixa quase tudo)

Responder

Voltar para “D. Afonso V”