Bibliografia Numismática

Livros, revistas, folhetos e restantes artigos relacionados com a Numismática, Notafilia e outros tipos de coleccionismo
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
janeka94
Reinado D.António
Mensagens: 940
Registado: quinta ago 09, 2007 1:07 pm
Localização: Elvas
Contacto:

Re:

#41 Mensagem por janeka94 » sábado jul 26, 2008 2:20 pm

Bandadolopes Escreveu:Numa volta pela "concorrência" descobri este tópico, com atalhos para Livros / Documentos de Numismática, que poderam ser consultados / imprimidos / e feitos downloads.

Se os moderadores acharem, que por razões legais ou éticas, isto não seja correcto, então deverão apagar o post.

http://www.createforum.com/phpbb/viewto ... orum=moorg
Obrigadissimo!!! Espectacular!!! Obrigado por isso tudo!! Não tenho palavras. Bibliografia espectacular.



Avatar do Utilizador
sarmento
Escudinho da II República
Mensagens: 22
Registado: segunda mai 19, 2008 3:06 pm
Localização: Tarouca

#42 Mensagem por sarmento » quinta jul 31, 2008 10:22 pm

olá
gostava de saber se há algum livro disponivel para download.
obrigado
Cristiano Sarmento

Avatar do Utilizador
Augusto Mouta
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 862
Registado: quinta ago 07, 2008 9:54 pm

Re: Bibliografia Numismática

#43 Mensagem por Augusto Mouta » sábado set 06, 2008 4:48 am

Este tópico já tem uns tempos, mas gostaria de dar algumas achegas a este tema, que me é muitíssimo caro.

Caro Alfonsvs
Os meus parabéns pelo cuidado e critério que pôs na lista que elaborou. Tanto o seu guia como os seus "dez mais" de Numismática Portuguesa estão bem escolhidos.

Reparei que a lista na 1ª parte inclui alguns dos excelentes estudos publicados pela SPN acerca de temáticas de circulação monetária. Gostaria de propor a adição de alguns livros interessantes nessa área, perdoem a minha ousadia, mas considero estes também dignos de figurar numa lista deste tipo:
1 - O fabuloso estudo sobre as moedas achadas em Conímbriga: "Fouilles de Conimbriga III, Les Monnaies" por Isabel Pereira, Jean-Pierre Bost e Jean Hiennard, Paris 1974, que é indicado como uma das bases bibliográficas do RIC VIII ("Major sites", pág. xxiii).
2 - O estudo efectuado sobre o maior achado em território portugês de moeda romana (república): "Tesouro Monetário do Castro de Alvarelhos" Joaquim Torres, Santo Tirso, 1979
3 - O clássico "La Moneda Hispanica" do Antonio Vives y Escudero 1926/ 1980
4 - A "overview" "Historia Monetaria de Hispania Antigua" de Alfaro Asins, Pere Pau Ripollès, e outros, 1998. A ler acompanhado pela Recensão Bibliográfica do António José Marques de Faria, do nosso Instituto Português de Arqueologia, publicada no site do IPA, na sua página pessoal

Já fora da lista, por não essenciais, considero também muito úteis os catálogos de alguns Museus. Para quem aprecia as árabes (não é o meu caso), "Moedas Árabes" Casa da Moeda, Museu Numismático Português, Joaquim Figanier, I Vol. 1949, II Vol. 1959.
Para as Visigóticas o pequeno fascículo (julgo que é uma raridade): o "Catálogo das Moedas Visigóticas Existentes no Museu Soares dos Reis", Alexandre Ferreira de Barros Porto, 1944. Mais recente, o Catálogo de Moedas Romanas do Museu da Guarda, de João Parente, 2002.

Na 2ª e 3ª Partes
1 - As Actas do Simpósio "Problems of Medieval Coinage in the Iberian Area", Aviles 1986, que contém entre outras temáticas Portuguesas, dois interessantissimos estudos sobre dinheiros, um da autoria de Francisco A. Costa Magro, "Considerations for working hypotheses on the billon coins of the first four kings of Portugal", e "On the Metrology and Chemical Compositions Of Portuguese Dinheiros", de Mário Gomes Marques e Giles F. Carter. Estes estudos podem e devem ser lidos em conjunto com o texto de Paulo Ferreira de Lemos, "Moedas dos Primeiros Reis. Evolução dos Seus Tpos. Atribuição Aos Reinados e Oficinas Monetárias", apresentado no II Congresso de Numismática, 1982, citado na lista, que foi pioneiro na abordagem das atribuiçõers a oficinas monetárias (pioneiro... e único!).
2 - Paralelo ao de Batalha Reis, "Os Morabitinos à luz de uma nova investigação e de um novo achado", Ferraro Vaz, Lisboa 1951
3 - O único livro que conheço sobre o tema "Contos Para Contar" de Paulo Fereira de Lemos, Porto 1955

Fora da lista dos essenciais, há três publicações interessantes: o primeiro livro (suponho) pós- Teixeira de Aragão que tentou "deslindar" o problema dos dinheiros, "Dinheiros e Mealhas Portuguesas", de J. E. Porto, Lisboa 1949 (edição da Casa Molder! Quem se lembra da sua revista?); o belíssimo Catálogo da belíssima Exposição da "Numária Portuguesa I, a Moeda da Nacionalidade à Restauração", excelente publicação (o II também é bom) da autoria de António Maranhão Peixoto e António Cunha Leal, Viana do Castelo 2003, que tem apenas o defeito de apresentar as fotos (a cores e tamanho natural!) dos reversos das moedas incorrectamente orientados. Ainda: o "Catálogo de Moedas Portuguesas do Gabinete de Numismática da Biblioteca Nacional de Lisboa", Volume I, 1185 a 1383, de Maria José Pimenta Ferro, Lisboa 1978.

Quanto às Moedas da Índia Portuguesa, acrescentaria o "Catálogo das Moedas Indo- Portuguesas do Museu Municipal do Porto", de Damião Peres, Porto 1925 (já mencionado pelo forista António Diogo, concordo!).

Notei com agrado a inclusão na listagem inicial e também na do MCarvalho, também muito boa, quatro obras de autores Portugueses muito sui generis: a de Arnaldo Brazão relativa aos numismólogos, que não teve quem a continuasse, o Manual de Alexandre Ferreira de Barros, obra popular no seu tempo, o Dicionário de J. M. Folgosa, único na bibliografia Nacional, e o curiosíssimo "Numária da Lusitânia", de António Coelho, 1972, escrita nos EUA, apresentada por Damião Peres, onde se pretende fazer a compilação e descrição das moedas cunhadas e circuladas até à invasão árabe. São quatro livros imperfeitos, mas comovedores, esforços pessoais de autores que, cada um no seu momento, tentaram preencher lacunas na bibliografia Numismática. Ainda bem que não ficaram esquecidos!

Já agora, acrescentava mais uma "parte" à lista do Alfonsus: as Áfricas! O "Catálogo das Moedas de Moçambique", de Vasco Azevedo, edição do Autor, sendo depositária a Livraria Fernado Machado (sempre esta!) do Porto, 1969, e "Moedas de Angola" de L. Rebelo de Sousa, bonita edição cartonada do Banco de Angola, 1967. É nesta obra que vêm mencionadas as curiosas conchas designadas por Zimbos (não vem no Dicionário do Folgosa...), hoje raras, recolhidas na Baía de Luanda e de que tenho a MUITA sorte de ter três!
AM
Última edição por Augusto Mouta em domingo set 07, 2008 1:38 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Augusto Mouta
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 862
Registado: quinta ago 07, 2008 9:54 pm

Re: Bibliografia Numismática

#44 Mensagem por Augusto Mouta » sábado set 06, 2008 1:35 pm

A propósito do site colocado pelo Bandadolopes (Alberto Praça), gostaria de por os foristas de sobreaviso quanto a dois títulos:
1 - O "Chinese Cash - Identification and Price Guide" do David Jen, apesar de publicado pela Krause, está muito longe de constituir verdadeiramente uma obra de referência. A lista de errata é interminável (Ver em http://www.charm.ru/David-Jen-Errata.htm ), e a revisão do livro aponta para falhas graves (ver revisão em http://www.charm.ru/TMerson-review.shtml ). São de longe preferíveis o velhinho Ding Fubao (para referência de colecção qualquer boa edição de Hong Kong dos anos 90 serve ou então a versão ocidentalizada "Fisher's Ding", não é preciso ir ao Schjöth, mais antigo e mais difícil de encontrar) ou em alternativa consultar os excelentes sites
http://www.charm.ru/
http://chinesecoins.lyq.dk/
ou ainda
http://ykleungn.tripod.com/
que usam como referência a numeração do Ding ou a do Schjöth.
Mas por favor, não comprem o Jen, e se fizerem o download do ficheiro pdf usem-no apenas após terem ido à internet ver, aprender e deslumbrar-se com aqueles sites!
2 - A edição referenciada do Roman Silver Coins, do Seaby, é a de 1967, logo ESQUECER! Não vale a pena fazer o download, pois a edição (que eu até tenho e usei muito) está de tal forma desactualizada (no conteúdo, as imagens em desenhos até são boas) que é inútil. Preferível sem dúvida adquirir uma edição recente (conteúdo actualizado e fotos), o custo é investimento!

Há um terceiro título relativamente ao qual uma palavra positiva é necessária: o "Prontuário de la Moneda Arabigo Española" faz parte de uma colecção que toda ela é recomendável, e não somente este livro. Tenho os prontuários da moeda Bizantina e da moeda Hispânica, que são muito interessantes, e estão normalmente acessíveis no eBay espanhol.
AM

Avatar do Utilizador
manuelacv
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 203
Registado: segunda jan 01, 2007 4:44 pm
Localização: Mirandela - Portugal

#45 Mensagem por manuelacv » sexta dez 26, 2008 3:53 pm

Ao dar uma "volta" por este interessantíssimo tópico, não pude de deixar de partilhar as minhas últimas aquisições literárias.

Boas festas para todos os foristas.

Catálogo Descritivo das Moedas Portuguesas - Tomo I - (1977) Bilingue
C. M. Almeida do Amaral
ImagemImagemImagem

A Catalogue of The Calouste Gulbenkian Collection of Greek Coins - 1971
I, II Text/I, II Plates (Inglês)
ImagemImagemImagem
"Freio de ouro não melhora cavalo"

Manuel Moreira

zefer44
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3279
Registado: domingo jun 22, 2008 2:31 pm
Localização: Lisboa

Re: Bibliografia Numismática

#46 Mensagem por zefer44 » sexta dez 26, 2008 6:39 pm

Livros interessantíssimos, sem dúvida alguma! Há possibilidade de me dizer o preço, e onde se podem encomendar.
Obrigado pela atenção.

Horácio Ferreira
Horácio Ferreira


La cuna del hombre la mecen con cuentos

DIGA NÃO ÀS FALSIFICAÇÕES! DO NOT COOPERATE WITH JUNK TRADERS!

laram
Reinado D.Miguel
Mensagens: 315
Registado: segunda jun 30, 2008 6:29 pm

Re: Bibliografia Numismática

#47 Mensagem por laram » sexta dez 26, 2008 11:27 pm

Boa noite caros foristas.
Venho pelo presente partilhar os únicos livros que possuo, são eles:
PRONTUÁRIO DE MOEDA DE ANGOLA - VIRGÍLIO FERREIRA
PREÇÁRIO DAS MOEDAS PORTUGUESAS DE 1640 A 1940 - PEDRO BATALHA REIS
MOEDAS DE ANGOLA - L. REBELO DE SOUSA.
E sem dúvida excelentes bibliografias.
Obrigado.

Avatar do Utilizador
manuelacv
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 203
Registado: segunda jan 01, 2007 4:44 pm
Localização: Mirandela - Portugal

Re: Bibliografia Numismática

#48 Mensagem por manuelacv » domingo dez 28, 2008 11:03 am

zefer44 Escreveu:Livros interessantíssimos, sem dúvida alguma! Há possibilidade de me dizer o preço, e onde se podem encomendar.
Obrigado pela atenção.

Horácio Ferreira
Boas

O tomo I do Catálogo descritivo comprei-o este mês por 25.00€, mas penso ser o único exemplar que o vendedor tinha, foi adquirido apos uma pesquisa na net que acidentalmente me levou até ele. O contacto por mail é o seguinte: jf_artesgraficas@sapo.pt

Os outro quatro volumes, uma edição da Calouste Gulbenkian em Inglês foram-me oferecidos mas podem ser adquiridos na Livraria, virtual ou não, da Gulbenkian
http://www.montra.gulbenkian.pt/

Boas Festas
"Freio de ouro não melhora cavalo"

Manuel Moreira

zefer44
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3279
Registado: domingo jun 22, 2008 2:31 pm
Localização: Lisboa

Re: Bibliografia Numismática

#49 Mensagem por zefer44 » domingo dez 28, 2008 11:44 am

Boas

O tomo I do Catálogo descritivo comprei-o este mês por 25.00€, mas penso ser o único exemplar que o vendedor tinha, foi adquirido apos uma pesquisa na net que acidentalmente me levou até ele. O contacto por mail é o seguinte: jf_artesgraficas@sapo.pt

Os outro quatro volumes, uma edição da Calouste Gulbenkian em Inglês foram-me oferecidos mas podem ser adquiridos na Livraria, virtual ou não, da Gulbenkian
http://www.montra.gulbenkian.pt/

Boas Festas[/quote]

Bom dia,

Muito obrigado pela informação. Vou tentar.

:xmas: Um Bom Ano Novo! :xmas:

Horácio Ferreira
Horácio Ferreira


La cuna del hombre la mecen con cuentos

DIGA NÃO ÀS FALSIFICAÇÕES! DO NOT COOPERATE WITH JUNK TRADERS!

Luis Filipe
Sou só um euro caloiro
Mensagens: 3
Registado: domingo dez 28, 2008 7:43 pm

Re: Bibliografia Numismática

#50 Mensagem por Luis Filipe » segunda dez 29, 2008 1:43 pm

Adquiri a "grande colecção MOEDAS E NOTAS da nossa história" numa pareceria com o JN.

e junto com a "colecção moedas do mundo" um livro com grande conteúdo. com as moedas, localização do país, a moeda actual, e foto frente e versa da moeda. Muito bom!

Abraço

Responder

Voltar para “Bibliografia”