Moedas ou não, eis a questão.

Desde a primeira moeda da República até às últimas em 2001
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Laulo
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1739
Registado: sexta nov 05, 2004 10:49 pm
Localização: Caldas da Rainha

#81 Mensagem por Laulo » sexta nov 26, 2004 11:41 pm

Como os pontos de vista na análise dos $10 centavos em alumínio não são convergentes, também não somos os únicos, vejam como eles não se entendem em relação à linha férrea.

O assunto deve continuar porque não está esgotado , um pouco de humor faz bem.


Imagem


Laulo



numisgaia
Reinado D.Maria I
Mensagens: 493
Registado: domingo nov 07, 2004 6:56 pm
Localização: Vila Nova de Gaia
Contacto:

#82 Mensagem por numisgaia » sábado nov 27, 2004 11:13 am

Luis Nobrega Escreveu:Não nos podemos basear por isso... fui agora ver as minas moedas de 10 centavos em aluminio... e reparei que o 7 é diferente de ano para ano!
Nas minhas... comparando o de 71 com os de 74 e 79... é uma diferença impressionante! :lupe:

Enfim... as coisas que a gente descobre!
Luis repara bem...(eu nem preciso de :lupe:)

Nas moedas de 10 centavos aluminio o (inicio do 7) fica mais à direita do "bico" inferior do besante.
No caso dos 20 centavos bronze o (inicio do 7) fica junto ao "bico"

Alberto Santos :thumb:
A ignorância não é contagiosa, não é um mal, nem é um castigo.
Combate-se APRENDENDO
"Da discussão nasce a luz”

http://www.numisgaia.com

numisgaia
Reinado D.Maria I
Mensagens: 493
Registado: domingo nov 07, 2004 6:56 pm
Localização: Vila Nova de Gaia
Contacto:

#83 Mensagem por numisgaia » sábado nov 27, 2004 12:48 pm

MCarvalho Escreveu:Esse tostão de 1970 estava num leilão da Numisma, penso que oferece algumas garantias... uma empresa daquelas não iria colocar uns 2 tostões de 1970 e vender como sendo o ensaio do tostão.
Amigo Carvalho veja com os seus próprios olhos, nem sempre o que dizem é verdade.(eu tenho a experiência da vida)
Eu tenho a certeza ABSOLUTA que essa foto (desse lado) não corresponde aos 10 centavos de alumínio 1970, mas sim à moeda de 20 centavos de bronze de 1970.
Alberto Santos :thumb:
A ignorância não é contagiosa, não é um mal, nem é um castigo.
Combate-se APRENDENDO
"Da discussão nasce a luz”

http://www.numisgaia.com

numisgaia
Reinado D.Maria I
Mensagens: 493
Registado: domingo nov 07, 2004 6:56 pm
Localização: Vila Nova de Gaia
Contacto:

#84 Mensagem por numisgaia » sábado nov 27, 2004 1:07 pm

Laulo Escreveu:Como os pontos de vista na análise dos $10 centavos em alumínio não são convergentes, também não somos os únicos, vejam como eles não se entendem em relação à linha férrea.

O assunto deve continuar porque não está esgotado , um pouco de humor faz bem.


Imagem


Laulo
É verdade!....... :erofl
Essa veio mesmo a calhar; Já reparou que só os do "meio" debatem o problema.
Os “outros” pararam de trabalhar.

Alberto Santos :thumb:
A ignorância não é contagiosa, não é um mal, nem é um castigo.
Combate-se APRENDENDO
"Da discussão nasce a luz”

http://www.numisgaia.com

Avatar do Utilizador
Luis Nobrega
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3528
Registado: sábado nov 06, 2004 12:55 am
Localização: Funchal
Contacto:

#85 Mensagem por Luis Nobrega » sábado nov 27, 2004 1:24 pm

numisgaia Escreveu:
Luis Nobrega Escreveu:Não nos podemos basear por isso... fui agora ver as minas moedas de 10 centavos em aluminio... e reparei que o 7 é diferente de ano para ano!
Nas minhas... comparando o de 71 com os de 74 e 79... é uma diferença impressionante! :lupe:

Enfim... as coisas que a gente descobre!
Luis repara bem...(eu nem preciso de :lupe:)

Nas moedas de 10 centavos aluminio o (inicio do 7) fica mais à direita do "bico" inferior do besante.
No caso dos 20 centavos bronze o (inicio do 7) fica junto ao "bico"

Alberto Santos :thumb:
Exactamente... mas como eu não tenho nenhuma de 1970... não posso comparar! :)
:idea1:

AClemente
Reinado D.José
Mensagens: 504
Registado: sexta nov 05, 2004 9:47 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

#86 Mensagem por AClemente » sábado nov 27, 2004 2:30 pm

http://img45.exs.cx/img45/6786/tostao_70.jpg

mas por acaso alguém aqui tem um tostão de 70 para comparar seja o que fôr?
Se sim que se chegue à frente. Se não, estamos no campo das suposições. Certezas, certezas ...

Até porque, é necessário não perder de vista que aquela não foi a moeda emitida. Foi um ensaio feito há pressa, em 1970, para substituir o modelo do projecto inicial. Era capaz de apostar que usaram os mesmos modelos dos $20. Bastava fazer nova redução via pantógrafo, e de certeza que os técnicos da CM não estavam folgados de tempo para estarem com preciosismos.

Mas venha de lá outra foto, de uma verdadeira, pra gente comparar :bgdev:

Avatar do Utilizador
Laulo
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1739
Registado: sexta nov 05, 2004 10:49 pm
Localização: Caldas da Rainha

#87 Mensagem por Laulo » sábado nov 27, 2004 4:25 pm

Trocos de ontem, fortunas de amanhã
Jornal Notícias Data:28-02-2002

***************************

Moedas de 2001 são as mais procuradas
LUCÍLIA TIAGO

O desaparecimento do escudo fez subir em cerca de 30% o número de coleccionadores ou de simples "ajuntadores" de moeda. E, como os emitidos já em 2001 começaram a ser distribuídos mas não entraram efectivamente em circulação, são estes os mais procurados. Porque estão em bom estado e porque são mais raros. Entretanto, o fim do escudo será assinalado com a emissão de uma série comemorativa em ouro de 50 mil exemplares.
Para o presidente da Associação Numismática de Portugal, o "boom" de novos coleccionadores que recentemente se começou a verificar deverá arrefecer nos próximos tempos. A maior parte destas pessoas está a guardar os escudos mais como recordação do que na mira de um investimento. Isto apesar de algumas colecções das sete moedas de 2001 (200$00, 100$00, 50$00, 20$00, 10$00, 5$00 e 1$00) estarem a ser vendidas a um preço superior ao seu valor facial (que é de 386$00).

Subidas de preço
Uma especulação que só acontece, segundo os responsáveis da ANP, por a série de 2001 não ter entrado em circulação, mas ter começado a ser distribuída. A situação resultou em alguma escassez e subida dos preço.
Tal como as moedas, também as notas têm registado procura, especialmente os exemplares das últimas tiragens. Segundo Amaro Garcia, "as de dez mil escudos estão a ser guardadas como efectiva recordação". Para quem está a guardar os últimos escudos, a ANP deixa um conselho: ficar apenas com os que estão em excelente estado de conservação, de preferência sem qualquer uso.
A subida da procura de escudos fez também aumentar em cerca de 25% o preço de alguns exemplares mais antigos. Foram os casos do escudo de prata de 1914 que em estado "Bela" (sem uso) valia 20 mil escudos e passou a ser comprado por 25 contos ou do escudo de bronze-alumínio de 1924 e 1926 que aumentou de 60 para 75 contos.
Nas notas o aumento rondou os 50%, como a de 100$00 de D. Maria II (chapa 10) que passou de cinco contos para 7500$00 em "Nova" ou a nota de cinco contos de António Sérgio (chapa I) que passou de dez para 15 contos.


RARIDADES

Há, no entanto, exemplares, designadamente de moeda, que por serem raros ou escassos, atingem valores muito mais elevados. Tudo depende do seu estado de conservação que está dividido em "Bom", "Muito Bom" ou "Bela". É o caso da moeda de 50 centavos de 1925 que
chega a ser vendida por mil contos quando "Bela (ou a metade do preço em "Muito Bom" estado), tudo porque a maior parte desta série de moedas foi danificada ao ser-lhe gravada a sigla APT (Anglo Portuguese Telephone), restando muito poucas em estado "normal".
E, como referiu ao JN Nestor Fatia Vital, um dos sócios mais antigos da ANP, as moedas de 10 centavos de 1970 em alumínio nem têm sequer um valor atribuído. "Só foram cunhadas cinco mil e tornaram-se tão raras
que não têm valor de mercado".
Desde que foi criado, pelo decreto de 22 de Maio de 1911, o escudo sofreu uma grande transformação. Há 90 anos era uma moeda de prata que pesava 25 gramas. Hoje é em latão níquel e pesa uns escassos três gramas.
Uma evolução que, como refere Amaro Garcia, acabaria por ter de dar lugar a uma reforma monetária, situação que foi evitada com a mudança para o euro.
Se desta vez a mudança de moeda (de escudos para euros) aconteceu em dois meses, quando o escudo substituiu o real o processo não foi tão célere. De tal forma que até 1912/13 continuou a ser usada a moeda da monarquia, o que explica que alguns coleccionadores possuam notas de reais com o carimbo da República.

AClemente
Reinado D.José
Mensagens: 504
Registado: sexta nov 05, 2004 9:47 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

#88 Mensagem por AClemente » sábado nov 27, 2004 6:09 pm

Só um aparte, cuidado com noticias de jornal 'Numismáticas' (ou qq outras que exijam conhecimentos acima do superficial). Na generalidade são escritas por jornalistas não por entendidos. O jornalista médio não precebe coisa nenhuma do assunto mas tem uma capacidade infindável de inventar sobre qualquer tema que lhe surja à frente ...

numisgaia
Reinado D.Maria I
Mensagens: 493
Registado: domingo nov 07, 2004 6:56 pm
Localização: Vila Nova de Gaia
Contacto:

#89 Mensagem por numisgaia » sábado nov 27, 2004 8:34 pm

O ensaio de 1970 foi “o tipo de moeda adoptado” para as restantes moedas de 1971/2/3/4 etc. etc. etc.
Mais nenhuma moeda de 10 centavos tem os besantes iguais à da foto, as únicas que têm são os 20 centavos.
Mostre a outra face DESSA moeda. :eek:
Alberto Santos :thumb:
A ignorância não é contagiosa, não é um mal, nem é um castigo.
Combate-se APRENDENDO
"Da discussão nasce a luz”

http://www.numisgaia.com

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

#90 Mensagem por MCarvalho » sábado nov 27, 2004 9:39 pm

Estou convencido que é a mesma moeda que o AClemente viu no catálogo da Numisma, mas aqui vai a foto do tostão publicado por Javier Salgado, na sua História da Moeda em Portugal, 2001.

Está na pág. 146

Imagem

Não há assim tantas como isso, e o autor do livro é, como sabemos, responsável pela Numisma. Mesmo que não seja a mesma moeda (julgo que é até a mesma foto), vê-se que tem os besantes do tipo dos $20, mas é de facto um ensaio para o marcelinho de 1971 em diante. Não é exactamente igual, mas julgo que o que se procurou ao fazer o ensaio foi a redução de diâmetro e de peso em relação à prova de 1969.

Responder

Voltar para “República Portuguesa”