A série dos 400 anos do descobrimento do Brasil!

Mensagem
Autor
Marcello
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 51
Registado: domingo jul 27, 2008 2:54 pm

#11 Mensagem por Marcello » quinta abr 02, 2009 6:48 pm

Excelente artigo do nosso amigo " Moedeiro" temos tantas vertentes historicas para analizar-mos, e assim colocar um pouco de luz, a historia , que muito das vezes é perdida ou "modificada"


Saudações

Marcello



Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

#12 Mensagem por doliveirarod » terça abr 07, 2009 3:14 am

austríaco chamado Ludwig Schwennhagen – conhecido por Chovenágua – percorreu milhares de quilômetros pelos sertões do norte e nordeste e, como resultado de suas pesquisas, escreveu um livro, hoje muito raro, intitulado “Antiga História do Brasil de 1100 a.C. a 1500 d.C.” (1928). Diz ele neste livro que é possível concluir que as Sete Cidades do Piauí foram um reduto de povos vindos do Oriente Médio a partir de 1100 a.C. até 332 a.C. Entre eles os fenícios e cários que, junto com os tupis que já habitavam a região, formaram uma poderosa confederação para explorar as riquezas da terra.
Ludwig partiu da idéia de que os fenícios, por serem ótimos navegantes conseguiram chegar às costas brasileiras antes que Cabral, hipótese esta defendida por vários arqueólogos. Esta imigração teria sido incrementada com a invasão dos núbios, sob o comando de Napata que, em 750 a.C. anarquizou todo o Egito. Os cartagineses, descendentes dos fenícios, teriam vindo depois, desde 700 a.C. até 147 a.C., época da destruição da capital Cartago pelas tropas romanas.
Obviamente Sete Cidades não foi um lugar construído por aqueles povos. Eles simplesmente aproveitaram as formações naturais para estabelecer um grande centro de culto religioso que estaria a cargo dos piagas. Os piagas eram sacerdotes da ordem de Car, procedentes da Cária, uma região da Ásia que mantinha estreitas relações com os fenícios. Com a destruição de Cartago os colonizadores perderam sua estrutura comercial e entraram em declínio. Alguns retornaram aos seus reinos e outros teriam ficado no Brasil, sendo absorvidos pelas culturas nativas.
Essa tese eu acho algo fantasiosa, pois de "concreto", nunca soube de nada achado no Piauí que não pinturas rupestres. Tbm não há o menor traço fenício nos índios aqui do nordeste, nem menção que teriam no passado.

Acredito mesmo que Pinzón veio antes de Cabral, mas acho que antes deles, esteve algum português aqui, pelo simples motivo de que Cabral desviou demais de sua rota original, de uma forma nunca feita até então, e foi uma esquadra inteira! Os navegadores dessa esquadra tinham conhecimentos suficientes para não entrarem num tal "desvio de rota" tão grande, se assim quisessem.

Quanto a Pacheco Pereira, as ilhas de que fala podem ter sido as Antilhas, bem acima do Brasil, outra hipótese é o Canadá, mas ele não fala de "ilhas geladas"...
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Avatar do Utilizador
DanteD
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3309
Registado: quarta mar 04, 2009 7:23 pm
Localização: brasil
Contacto:

#13 Mensagem por DanteD » terça abr 07, 2009 4:26 am

excelente,parabens,como sempre o fabiano foi magnifico!! :thumbs:

Avatar do Utilizador
Ítalo Rosal
Reinado D.Maria II
Mensagens: 281
Registado: sexta mar 13, 2009 11:41 pm

#14 Mensagem por Ítalo Rosal » sexta jun 12, 2009 11:25 pm

Fugindo um pouco do rumo que assumiu este tópico, retornemos às moedas ...
Um antigo e muito respeitado numismata da minha região disse-me que essa série (comemorativa dos 400 anos do Descobrimento) - e sobretudo a moeda de 4000 - réis é frequentemente encontrada em versão falsa. De fato, observei na Internet algumas dessas moedas DECLARADAMENTE FALSAS. É verdade que tais falsificações são tão comuns ? Como distinguir os exemplares verdadeiros ?

Avatar do Utilizador
EUROESCUDO
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4710
Registado: sábado mar 07, 2009 12:07 pm
Localização: Maia - Porto - Portugal
Contacto:

Re: A série dos 400 anos do descobrimento do Brasil!

#15 Mensagem por EUROESCUDO » sábado jun 13, 2009 12:35 am

Excelente topico :thumbupleft:
C/ Melhores cumprimentos:
M E N D E S
€uroe$cudo

Consulta Rápida do Fórum ---- Literatura On-line [PDF]

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

#16 Mensagem por doliveirarod » segunda abr 05, 2010 2:59 am

Aqui estou todo babado hoje, pois consegui completar a família, que aí aparece unida e feliz para a foto!
A de 4000 réis é fantástica! Quem tem uma dessa na mão entende a diferença da autÊntica para o lixo chinÊs!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

A grande pesa 51, 2 gramas.

:green:
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Avatar do Utilizador
Paul Gerritsen Plaggert
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4115
Registado: sexta fev 01, 2008 3:44 am
Localização: São Paulo -SP Brasil

#17 Mensagem por Paul Gerritsen Plaggert » terça abr 06, 2010 12:40 pm

Belas moedas, Fabiano! As suas passam muito longe do lixo chinês!
A de 4000 réis está estupenda, 16 raios, o local onde a chinesada mais se descuida (deixa os raios atingiren a orla).
Parabéns! :clap3: :clap3: :clap3:
PECVNiA NON OLET

rodrigoleite
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4949
Registado: terça jul 21, 2009 12:55 am
Localização: Rio de Janeiro, Brasil

#18 Mensagem por rodrigoleite » terça abr 06, 2010 12:45 pm

Parabéns! :clap3: :clap3: :clap3:
Essa é uma das séries que gostaria de ter. :thumbs:
Rodrigo Leite

Scientia nvmismatica ad omnivm gentivm.

Avatar do Utilizador
Brasileirinho
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 224
Registado: quinta dez 09, 2004 4:46 pm
Localização: Porto Alegre RS Brasil
Contacto:

Re:

#19 Mensagem por Brasileirinho » quinta mai 20, 2010 7:25 pm

Excelente a colocação histórica e contrapontos tanto do colega Jaled, como do Corso.

Também excelente material e parabéns por tua série Fabiano.

Agora:
Ítalo Rosal Escreveu:Um antigo e muito respeitado numismata da minha região disse-me que essa série (comemorativa dos 400 anos do Descobrimento) - e sobretudo a moeda de 4000 - réis é frequentemente encontrada em versão falsa. De fato, observei na Internet algumas dessas moedas DECLARADAMENTE FALSAS. É verdade que tais falsificações são tão comuns ? Como distinguir os exemplares verdadeiros ?


Afora a falsificação chinesa, que é fácil de reconhecer, até por fotos, pois um dos raios inferior do sol atinge o dístico "Pedr' Alvares Cabral". Até que eles consertem o cunho será fácil.

Relativo às falsificações mais antigas e elas existem aos montes, a melhor forma de reconhecer as verdadeiras é um "exercício pouco numismático".

Explico: não sei bem por qual razão, mas imagino por se tratar de uma moeda de grandes dimensões, o disco ficou abaulado, umas mais outras menos, mas todas ficaram.

Então pegue o 4.000 Reis, com Cabral para baixo, assim a parte côncava ficará para cima, coloque em uma superfície de vidro, e gire como um pião. Se a moeda girar é boa, mas se não girar...

O fato de não girar, é que o disco não está côncavo sendo uma falsificação. Nas moedas verdadeiras por menor que seja o abaulamento ela girará.

Perdoem-me pela ousadia e não me matem a chibatadas, mas é o meio mais fácil de detectar a falsificação, ainda que um método pouco numismático.
Francisco Partos
Visite nossa loja: E & P Numismática

http://eepnumismatica.com

:brasil: :pt:

Avatar do Utilizador
Mosar
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 98
Registado: terça fev 10, 2009 9:38 pm
Localização: Niterói - Brasil

#20 Mensagem por Mosar » sexta mai 21, 2010 2:33 pm

Prezados,
Quem iria imaginar uma coisa dessas?
A numismática é surpreendente!
Abração a todos.
“Não louvem o dia antes de a noite ter chegado;
uma mulher até ela ter sido cremada;
uma espada antes de ser experimentada;
uma donzela até se casar;
gelo antes de ser atravessado;
cerveja antes de ter sido bebida.”
(Provérbio Viking)

Responder

Voltar para “República (1889-Presente)”