O ARGENTEUS e as reformas de Diocleciano

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

O ARGENTEUS e as reformas de Diocleciano

#1 Mensagem por doliveirarod » sábado ago 23, 2008 2:59 am

Aqui vamos falar de uma moeda que pouco aparece, é algo difícil de se ver, e esse é o primeiro exemplar que consegui! :)

Imagem

-Argenteus
-Prata
-Reverso: VICTORIA AVGG - Os tetrarcas Diocleciano, Maximiano, Constancio e Galerio fazem sacrifício em frente a uma fortaleza com 4 baluartes. Casa: *SIS - Siscia
-Verso: Busto laureado do Imperador Diocleciano, e a legenda "DIOCLETIANVS AVG".

O Imperador Diocleciano foi um grande reformador, e é lembrado como uma das grandes lideranças que o império romano teve. Ele foi o responsável por uma extensa reforma monetária, administrativa e fiscal, que visava fortalecer um sistema que há tempos andava decandente. Com seu Édito de 301, ele tentou estabelecer preços máximos a serem pagos pelos produtos em Roma, assim, tudo passava a ser tabelado, como os gêneros alimentícios, por exemplo. Era uma tentativa de dar freio a uma inflação galopante, que corroia cada vez mais a moeda e as finanças romanas. Evidentemente não deu certo, o tabelamento gerou o "câmbio negro" e o "ágio", que eram largamente utilizados pelo mercado, apesar da aplicação de duras penas aos infratores, estabelecidas no Édito(Curiosamente, algo assim foi feito no Brasil, em 1986, o "plano Cruzado", tabelamento de preços e criação de nova moeda... Fracassou dessa mesma maneira! O mercado comprovou que não pode ser regulado artificialmente, se o presidente à época tivesse estudado um pouco a história... :lol: )

A reforma atingiu o decadente sistema monetário romano, com a criação de novas unidades monetárias, que iriam substituir as de um sistema já podre. Entre os anos de 286 e 294, o peso do áureo (a moeda de ouro romana) foi fixado em 5,4 gramas.

Surgiu uma nova moeda de prata de boa liga, o Denarius Argenteus, assim denominada para indicar bem a sua composição, e era mais conhecida pelo nome de Argenteus apenas. Essa peça tinha o peso (cerca de 3,40 gramas) e a liga (0,800 aprox.) semelhantes aos denários do tempo de Nero. Valia o equivalente a 5 novos Follis de bolhão (dos que tinham apenas a cobertura de prata), ou 1/24 do áureo. Com o passar do tempo, o argenteo também vai perdendo a liga, em 301 (ano do desesperado Édito) poucos anos depois de sua criação, já estava bastante desvalorizado, até que com Constantino vai se tornar uma moeda de bolhão baixo, vindo a desaparecer de vez com Juliano.

A reforma de Diocleciano criou uma moeda maior que o antigo e desvalorizado antoniniano então vigente, também prateada, o Follis (como a maioria dos autores a denominam, como o RIC), que não tinha mais a velha característica da coroa radiada, mas sim da cabeça laureada.

O follis também foi, ao longo do tempo, perdendo seu peso, até que com Constantino surge o follis reduzido, que será extinto pouco tempo após.

Imagem
(Follis de Diocleciano, pouco mais de 10 gramas, com prateado visível)

Acima, um exemplar de Follis. Nesse exemplar, podemos ver ainda o prateado de 5% que essas peças levavam.

O velho antoniniano de bolhão baixo (prata a 5%) foi definitivamente extinto. Criado no governo de Caracalla, ainda no tempo da dinastia dos Severus, valia dois denários, e era cunhado a princípio num teor de prata razoável (cerca de 0,500 ou pouco mais), sendo sua característica principal a coroa radiada, sempre presente na cabeça dos imperadores (e a meia lua embaixo do busto, no caso das imperatrizes). A moeda chegou aos tempos de Diocleciano com apenas um "banho prateado", depois de ter sido "restaurada" no reinado de Aureliano, quando era já mero cobre.

Abaixo um dos últimos antoninianos prateados, cunhados sob Diocleciano. Nesse exemplar vemos também vestígios do referido metal precioso:

Imagem

Surgem, acompanhando o fim do antoniniano, os "pseudo-radiados", ou radiados pós-reforma, como os chamam os autores. Essas moedas, embora mantivessem a coroa radiada, característica que tão bem distinguia os velhos antonininaos prateados, não tinham nenhuma permilagem do metal precioso. Eram os pseudo-radiados cunhados em puro cobre, uma moeda pobre, portanto.

Abaixo, a imagem de um "pseudo-radiado", já cunhado em cobre e sem nenhuma prata:

Imagem
(imagem do site Wildwindcoins)

Não se sabe ao certo o valor que esse cobre teria, mas segundo alguns estudiosos, ele valeria um velho antoniniano.

Abaixo, a foto de um Aureus de Diocleciano, que então reformado, passou a ter 5,4 gramas de bom ouro:

Imagem
(imagem do site wildwindcoins)

Aqui uma pequena tabela com a reforma feita por Diocleciano, e o que seria a equivalência entre as moedas desse novo sistema:

Denominação - Metal - Valor
Aureus - Ouro - Valia o peso do metal de acordo sua flutuação de mercado
Argenteus - Prata (0,800) - 1/24 Aureus, ou 5 follis
Follis - Cobre prateado (5% de prata) - 1/5 Argenteus, 10 velhos antoninianos prateados
Radiado - Cobre puro - Possívelmente 1 velho Antoniniano prateado


http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

lucirlando
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 203
Registado: terça dez 19, 2006 8:41 pm
Localização: Cearea
Contacto:

Re: O ARGENTEUS

#2 Mensagem por lucirlando » sábado ago 23, 2008 11:27 am

Fico adimirado com o seu conhecimento, que dera um dia eu chegar a ter pelo menos 10% de seu conhecimento nesses assuntos, muito obrigado pela aula.

Agora ficarei a espera das proximas!!! :biggthumpup:

Avatar do Utilizador
jcmalheiro
Reinado D.João IV
Mensagens: 716
Registado: sábado mar 01, 2008 4:50 pm

Re: O ARGENTEUS

#3 Mensagem por jcmalheiro » sábado ago 23, 2008 12:07 pm

Caro Fabiano,

Parabéns pela aquisição é uma maravilha!
Obrigado pela aula é extremamente enriquecedora.


Saudações,
Malheiro

Avatar do Utilizador
jfialho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3071
Registado: domingo jun 15, 2008 8:53 pm
Localização: Viana do Alentejo

#4 Mensagem por jfialho » sábado ago 23, 2008 6:51 pm

Por sistema não gosto de comentar o que o senhor de la palice diria: que bela moeda,linda,mas não me consegui suster.Parabéns
..........................................................
jfialho
jfialho

Avatar do Utilizador
FBraz
Escudinho da II República
Mensagens: 19
Registado: quarta set 03, 2008 6:51 pm
Localização: Chaves

#5 Mensagem por FBraz » quinta set 11, 2008 4:46 pm

Parabens pela moeda, espero um dia tambem ter coisas bonitas assim :D

neto
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 97
Registado: segunda jan 30, 2006 10:34 am
Localização: Albufeira

#6 Mensagem por neto » domingo jan 18, 2009 1:56 am

realmente estas moedas são uma beleza para os olhos. que a sorte continue ...

Avatar do Utilizador
DanteD
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3309
Registado: quarta mar 04, 2009 7:23 pm
Localização: brasil
Contacto:

#7 Mensagem por DanteD » quinta abr 02, 2009 7:35 pm

o que eu acho de mais interssante em colecionar moedas antigas, é saber das historias q elas nos contam......,sempre q adquiro uma pç procuro pesquizar tudo relacionado a ela,aumenta muito o meu afeto a peça,alem de enriquecer mais a minha cultura, o amigo doliveira(fabiano?,sou novo aqui),alem de enriquecer nossos conhecimentos,nos incentiva, excelente historia!!!!!! :dance: :dance: :jumpgreen: :dance: :jumpgreen: :dance: :jumpgreen: :dance: :jumpgreen: :dance: :jumpgreen:

Avatar do Utilizador
antoniojulio
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 6701
Registado: quarta abr 02, 2008 12:11 am
Localização: Porto

Re:

#8 Mensagem por antoniojulio » quinta abr 02, 2009 9:02 pm

jfialho Escreveu:Por sistema não gosto de comentar o que o senhor de la palice diria: que bela moeda,linda,mas não me consegui suster.Parabéns
..........................................................
jfialho


Cada comenta a La Pallice, porque ao menos vê e aprecia o que os outros gostam de mostra, se o fazem e põe gostam que alguém gostou de ver e disse:-" QUE BELA MOEDA, LINDA" , pois eu não me consegui suster o enfiar da carapuça, por isso respondi, pois sou directo nas respostas quando são para dar valor, a quem põe as cá as imagens para alguma coisa é, mas as simbólicas palavras que se põe, quem as recebe fica a saber que alguém, gostou ou não das imagens.

Tenho dito.

Muito amavelmente me despeço, com os meus cumprimentos, António Júlio
COM OS MEUS CUMPRIMENTOS.
ANTÓNIO JÚLIO

Avatar do Utilizador
jcunha
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3997
Registado: domingo set 04, 2005 11:00 pm
Localização: S. Paio de Oleiros - Feira

Re: Re:

#9 Mensagem por jcunha » quinta abr 02, 2009 9:15 pm

antoniojulio Escreveu:
jfialho Escreveu:Por sistema não gosto de comentar o que o senhor de la palice diria: que bela moeda,linda,mas não me consegui suster.Parabéns
..........................................................
jfialho


Cada comenta a La Pallice, porque ao menos vê e aprecia o que os outros gostam de mostra, se o fazem e põe gostam que alguém gostou de ver e disse:-" QUE BELA MOEDA, LINDA" , pois eu não me consegui suster o enfiar da carapuça, por isso respondi, pois sou directo nas respostas quando são para dar valor, a quem põe as cá as imagens para alguma coisa é, mas as simbólicas palavras que se põe, quem as recebe fica a saber que alguém, gostou ou não das imagens.

Tenho dito.

Muito amavelmente me despeço, com os meus cumprimentos, António Júlio
Eu sei que isto não é um fórum de linguística, mas acreditem que tive alguma dificuldade em perceber os dois posts anteriores... :(
Os meus leilões no Mega:

https://megaleiloes.pt/JCunha/loja

Avatar do Utilizador
antoniojulio
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 6701
Registado: quarta abr 02, 2008 12:11 am
Localização: Porto

Re: Re:

#10 Mensagem por antoniojulio » quinta abr 02, 2009 9:31 pm

jcunha Escreveu:
antoniojulio Escreveu:
jfialho Escreveu:Por sistema não gosto de comentar o que o senhor de la palice diria: que bela moeda,linda,mas não me consegui suster.Parabéns
..........................................................
jfialho


Cada comenta a La Pallice, porque ao menos vê e aprecia o que os outros gostam de mostra, se o fazem e põe gostam que alguém gostou de ver e disse:-" QUE BELA MOEDA, LINDA" , pois eu não me consegui suster o enfiar da carapuça, por isso respondi, pois sou directo nas respostas quando são para dar valor, a quem põe as cá as imagens para alguma coisa é, mas as simbólicas palavras que se põe, quem as recebe fica a saber que alguém, gostou ou não das imagens.

Tenho dito.

Muito amavelmente me despeço, com os meus cumprimentos, António Júlio
Eu sei que isto não é um fórum de linguística, mas acreditem que tive alguma dificuldade em perceber os dois posts anteriores... :(
Sr:J. Cunha, esta história já vem de trás e o La Pallice era uma indirecta para mim e eu tive que responder.
Compreendido.

Com os meus cumprimentos

António Júlio
COM OS MEUS CUMPRIMENTOS.
ANTÓNIO JÚLIO

Responder

Voltar para “Romanas”