Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: terça ago 21, 2018 9:43 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 22 mensagens ]  Ir para a página 1 2 3 Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: sábado out 22, 2011 5:33 pm 
Desligado
Escudinho da II República

Registado: sábado out 22, 2011 4:47 pm
Antes de mais quero saudar todos os participantes no fórum.
Este é o meu primeiro post e inscrevi-me precisamente para tentar desmistificar a origem de uma moeda que me chegou às mãos.

É uma moeda de 2,5 Escudos, cunhada em 1973 mas tem uma particularidade: o bordo é "ondulado" e tem o diâmetro maior que as outras de igual valor.

Em anexo segue uma imagem scanner com a dita moeda junto de uma "normal" para que possam ver as diferenças.

http://tavas-melhor-calado.blogspot.com ... moeda.html

Alguém me sabe esclarecer sobre este exemplar?

Obrigado

MensagemEnviado: sábado out 22, 2011 6:27 pm 
Desligado
Reinado D.Miguel

Registado: sábado mai 21, 2011 3:20 pm
Uma obra de algum habilidoso. Mas não deixa de ser curioso.

MensagemEnviado: sábado out 22, 2011 6:32 pm 
Desligado
Reinado D.Manuel II

Registado: quinta nov 25, 2010 10:20 am
Para mim deve tratar-se de um erro de cunhagem, pois se reparar o tamanho da zona cunhada é o mesmo de uma moeda normal.
Por isso diria que tratou-se de um disco defeituoso que foi cunhado.
O ondulado que refere na moeda é regular ?
Vamos esperar pelas digas dos mais experientes.
Um abraço
Fábio

MensagemEnviado: sábado out 22, 2011 6:38 pm 
Desligado

Desde já obrigado pela ajuda.
Sim, o ondulado é regular, eu diria mesmo que é perfeito!

Cmpts

MensagemEnviado: sábado out 22, 2011 6:50 pm 
Desligado
Reinado D.Miguel

Registado: sábado mai 21, 2011 3:20 pm
Fabio Ribeiro Escreveu:
Para mim deve tratar-se de um erro de cunhagem, pois se reparar o tamanho da zona cunhada é o mesmo de uma moeda normal.

Repare que existem vestigios de um outro metal (o metal usado para fazer um novo rebordo) no disco da moeda. Para alem disso é nitidamente visivel que o metal adicionado nas margens da moeda de 2.50 não é o mesmo da moeda.
Erros assim não existem. O máximo que poderia ocorrer era a conhagem num disco de uma outra moeda da época, nomeadamente as de 5 escudos - aliás existem por aí alguns assim. Não este.

MensagemEnviado: sábado out 22, 2011 7:10 pm 
Desligado
Reinado D.Manuel II

sferreira Escreveu:
Fabio Ribeiro Escreveu:

Repare que existem vestigios de um outro metal (o metal usado para fazer um novo rebordo) no disco da moeda. Para alem disso é nitidamente visivel que o metal adicionado nas margens da moeda de 2.50 não é o mesmo da moeda.
Erros assim não existem. O máximo que poderia ocorrer era a conhagem num disco de uma outra moeda da época, nomeadamente as de 5 escudos - aliás existem por aí alguns assim. Não este.

Não acredito que seja um rebordo soldado numa moeda normal. Com a imagem disponivel é dificíl disser que o material é diferente, apesar do bordo ser mais escuro pode tratar-se de sujidade.
É daqueles casos que é preciso apalpar o material :biglaugh: ou pelo menos ter melhores imagens.
Mais continuo com a minha opinião. Um disco errado no lugar errado na hora errada.
Fábio

MensagemEnviado: sábado out 22, 2011 7:23 pm 
Desligado
Reinado D.Luís

Registado: sexta jul 22, 2011 3:18 pm
uma pequena ajuda. :D :D :D
<script src='http://img42.imageshack.us/shareable/?i=cpiademoedas25escudos.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript>Imagem

MensagemEnviado: sábado out 22, 2011 7:31 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm
A moeda parece "enfiada" dentro de um "recipente", cujo conteúdo não parece homogéneo. E a moeda tem óbvios sinais de desgaste, portanto, circulou. Alguem acredita que se o problema estivesse na origem, i.e., na cunhagem, a moeda tivesse circulado a ponto de se desgastar?
Portanto, a minha conclusão é que alguem pegou numa moeda circulada e fez este "trabalho"...

MensagemEnviado: sábado out 22, 2011 7:39 pm 
Desligado

Obrigado Daniela, apouco não conseguir fazer esse post com as imagens (coisas de novato).

Sou mais da opinião do Fábio pois ao olhar para a moeda parece-me que a zona mais escura é apenas sujidade acumulada. Já olhei mais de 1000 vezes para a moeda e não sei o que pense :-D

MensagemEnviado: sábado out 22, 2011 8:40 pm 
Desligado
Reinado D.Manuel II

Acho que se fosse um trabalho artesanal teria que ser feito com aplicação de calor caso contrário o material não iria aderir a superficie da moeda de 2,5 escudos que apesar de ser serrilhada é pouco acentuada ainda mais com o desgaste apresentado pela moeda. E se assim fosse a moeda deveria ter adquirido uma outra tonalidade (penso que meio azulado) que só desapareceria se a moeda fosse polida o que ao meu ver não deve ter acontecido.
Também acho estranho um curiosidade dessas ter esse desgate pois os erros pouco ou nada circulam. Mas nunca se sabe pois pode ter ido parar as mãos de crianças e ter servido para brincadeiras por exemplo.
Mas o que eu acho é que independente daquilo que possa ter acontecido a essa peça no passado ela não deixa de ser uma curiosidade bastante interessante. E por isso se fosse minha era alveolo com ela e ia diretinho para a minha secção de curiosidades. Peças assim são atractivas pois geram sempre polémicas e discursões saudaveis.
Fábio

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 22 mensagens ]  Ir para a página 1 2 3 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal